Nesta atividade prática, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental embarcarão em uma missão investigativa para descobrir as fontes e aplicações das radiações eletromagnéticas presentes no dia a dia. Utilizando detectores de radiação simples ou aplicativos de smartphone que permitem avaliar diferentes tipos de ondas eletromagnéticas, eles explorarão o ambiente escolar em busca de fontes de radiação, desde micro-ondas até redes Wi-Fi. Após a coleta de dados, os grupos deverão analisar e apresentar suas descobertas, especificando o tipo de radiação, fonte e possíveis aplicações em um seminário para a turma. Esta exploração fornecerá uma base para discutir as implicações do uso dessas tecnologias, incluindo os benefícios do uso médico do raio X e os riscos da exposição excessiva a certos tipos de radiação. Este projeto não só promove o desenvolvimento do pensamento crítico e da consciência tecnológica entre os estudantes, mas também os engaja em aprendizado baseado na metodologia ativa 'Mão na Massa', proporcionando uma experiência educacional interativa e imersiva.
O objetivo desta atividade é promover a compreensão das radiações eletromagnéticas e suas aplicações no cotidiano, desenvolver habilidades analíticas e de pesquisa nos alunos, além de fomentar o pensamento crítico e a consciência sobre o uso responsável dessas tecnologias. Almeja-se também estimular a colaboração e a comunicação efetiva entre os alunos, enquanto eles trabalham em grupo para explorar o mundo ao seu redor e apresentar suas descobertas.
A atividade envolverá a exploração do espectro eletromagnético, com foco especial nas formas de radiação encontradas no ambiente escolar. Ao investigar as fontes, os alunos terão a oportunidade de aplicar conhecimentos sobre as características das ondas eletromagnéticas, entender como as diferentes tecnologias funcionam e como a radiação eletromagnética é aplicada em diversas áreas, como na medicina e na telecomunicação.
O projeto será desenvolvido através de uma metodologia ativa 'Mão na Massa', onde os alunos serão encorajados a explorar, investigar e descobrir de forma autônoma, com o professor atuando como um facilitador. Esta abordagem interativa e prática visa melhorar a aprendizagem, promover a autonomia dos alunos e aplicar o conhecimento teórico em situações reais.
A carga horária total da atividade será de 2 horas, divididas em 2.4 aulas de 50 minutos cada. Na primeira parte, será realizada a exploração e coleta de dados. Na segunda parte, os alunos irão preparar e apresentar suas descobertas.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante a execução da atividade, na qualidade da coleta de dados, na análise e apresentação das informações obtidas, e na contribuição para as discussões em grupo. Serão avaliados também a correção das informações apresentadas, a criatividade na exploração e na apresentação, e o trabalho em equipe. Cada aspecto da atividade contribuirá para a nota final, incentivando os alunos a se engajarem em todas as fases do projeto.
Para a execução desta atividade, será necessário o uso de detectores de radiação simples ou aplicativos de smartphone capazes de medir radiações eletromagnéticas, além de materiais para documentação e apresentação das descobertas, como papel, caneta, e dispositivos para apresentação visual (como projetor ou TV).
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula