Esta atividade propõe uma abordagem investigativa e interativa para o estudo das mudanças de estado físico da matéria, utilizando o modelo submicroscópico para explicar esses fenômenos. Antes da aula, os alunos terão acesso a vídeos e artigos que introduzem e aprofundam o conceito de mudança de estados físico da matéria, com foco no modelo molecular. Com esses conhecimentos prévios, os alunos serão divididos em grupos na sala de aula, assumindo o papel de 'detetives da matéria'. A cada grupo será entregue um 'cenário de crime', uma situação hipotética que desafia os alunos a aplicarem seus conhecimentos científicos para solucioná-lo. Utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, esta atividade potencializa o aprendizado autônomo e coloca os alunos no centro do processo de aprendizagem, incentivando a investigação, o debate crítico e a construção conjunta do conhecimento.
O objetivo desta atividade é engajar os alunos na aplicação prática do modelo submicroscópico da matéria para explicar as mudanças de estado físico, desenvolvendo competências analíticas, críticas e de trabalho em equipe. Além disso, busca incentivá-los a utilizar a argumentação científica para solucionar problemas, promover a compreensão profunda dos conteúdos abordados e estimular o pensamento crítico mediante o debate e a troca de ideias entre os grupos.
O conteúdo programático para esta atividade abrange os estados físicos da matéria (solidificação, liquefação, evaporação, condensação, sublimação e ressublimação), sua representação nos modelos moleculares e a aplicação desses modelos para explicar tais mudanças. Estudaremos também a importância desses conceitos para a compreensão de fenômenos naturais e processos industriais.
Adotaremos a metodologia Sala de Aula Invertida, onde os alunos acessam o conteúdo previamente e, na sala, engajam-se em atividades práticas e debates. Grupos de 'detetives da matéria' serão formados para investigar os cenários de 'crime' propostos, usando argumentação científica e colaboração para construir soluções baseadas nos modelos moleculares da matéria.
Esta atividade será desenvolvida ao longo de 2 aulas de 50 minutos, totalizando 2 horas. Inicia-se com uma revisão dos conceitos prévios, seguida da formação dos grupos e distribuição dos cenários de crime. A maior parte do tempo será dedicada à investigação e preparação das apresentações, culminando no compartilhamento das conclusões com toda a turma.
A avaliação será baseada na qualidade da investigação realizada pelos grupos, considerando a aplicação correta dos conceitos científicos, a criatividade na resolução dos cenários e a eficácia da comunicação durante a apresentação. A habilidade de argumentar cientificamente, o trabalho em equipe e a participação nos debates serão também critérios importantes. Exemplos específicos dos cenários e das resoluções propostas pelos alunos poderão servir como base para uma avaliação detalhada de cada grupo.
Para realizar esta atividade, serão necessários acesso à internet para a pesquisa e visualização dos vídeos e artigos recomendados, materiais para registro das investigações (papel, canetas), projeção para as apresentações finais e, se possível, acesso a simuladores de modelos moleculares online, que possam auxiliar na visualização e compreensão dos conceitos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula