Detetives da Tabela Periódica

Desenvolvida por: Silvan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Química - Tabela Periódica

Esta atividade prática 'Detetives da Tabela Periódica' visa transformar os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II em detetives químicos, incentivando-os a explorar e desvendar os mistérios da Tabela Periódica de maneira interativa e engajante. Divididos em grupos, os estudantes recebem a missão de solucionar enigmas que envolvem a identificação de elementos químicos e suas propriedades, utilizando pistas escondidas pela sala de aula. Estes desafios incluirão a interpretação de números atômicos, massas atômicas, e características específicas dos elementos, fomentando um aprendizado dinâmico acerca da composição de moléculas simples. Cada grupo de jovens detetives usará as informações coletadas para montar o quebra-cabeça relacionado à constituição de determinadas moléculas, apresentando ao final suas conclusões e o caminho lógico seguido para chegar a elas. Esta metodologia ativa, baseada na Aprendizagem Baseada em Jogos, visa promover um ambiente lúdico onde o raciocínio lógico e a aplicação prática do conhecimento teórico são fortemente encorajados.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é estimular o interesse dos alunos pela Química através de uma dinâmica lúdica que promove interação direta com a Tabela Periódica. Pretende-se com isso facilitar a compreensão sobre a constituição dos átomos, a formação de moléculas simples e a importância das propriedades químicas na determinação de comportamentos materiais. Desenvolver habilidades de pesquisa, trabalho em equipe, raciocínio lógico e comunicação são metas secundárias, mas igualmente significativas, visando um aprendizado integral e multidisciplinar dos estudantes.

  • Explorar a Tabela Periódica de forma interativa.
  • Identificar e comparar elementos químicos e suas propriedades.
  • Compreender a relação entre a estrutura atômica e a formação de moléculas.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, raciocínio lógico e trabalho em equipe.
  • Promover a articulação do conhecimento teórico com a prática.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09CI03: Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordará a estrutura da matéria, enfocando na constituição do átomo e na formação de moléculas simples. O uso da Tabela Periódica como ferramenta principal nesta atividade visa não apenas a fixação do conteúdo de forma teórica, mas sim sua aplicação em situações práticas e investigativas, culminando na compreensão de conceitos fundamentais da Química.

  • Compreensão da Tabela Periódica.
  • Estrutura atômica: números atômicos e massas atômicas.
  • Propriedades dos elementos químicos.
  • Formação de moléculas simples.

Metodologia

A metodologia aplicada será a Aprendizagem Baseada em Jogos, onde os alunos, divididos em grupos, assumirão o papel de detetives. Serão distribuídas pelo ambiente da sala pistas que os ajudarão a resolver os enigmas propostos. A interação com os elementos da Tabela Periódica e a necessidade de utilizar o raciocínio lógico para desvendar as pistas promoverão um aprendizado ativo e significativo, além de incentivar o trabalho colaborativo e a comunicação eficaz entre os membros dos grupos.

  • Divisão da turma em grupos de detetives.
  • Distribuição de pistas relacionadas à Tabela Periódica e elementos químicos.
  • Interpretação de enigmas para solucionar o mistério químico.
  • Apresentação das conclusões de cada grupo.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade total terá uma carga horária de 2 horas, sendo dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a introdução ao projeto e a distribuição das equipes e pistas. A segunda aula será dedicada à solução dos enigmas e à apresentação das conclusões pelos grupos.

  • Aula 1: Introdução e início da investigação.
  • Aula 2: Solução dos mistérios e apresentações.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa, colaboração entre os membros do grupo e na capacidade de solucionar os enigmas propostos. Será levada em consideração a qualidade da argumentação utilizada pelos grupos ao apresentarem suas conclusões, demonstrando como chegaram ao resultado e a compreensão dos conceitos químicos envolvidos. A originalidade nas soluções propostas e a habilidade de comunicação também serão critérios avaliativos importantes. Exemplos de participação e colaboração efetivas, bem como de resoluções criativas e tecnicamente corretas, serão valorizados.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem cópias da Tabela Periódica, enigmas impressos que servirão de pistas, materiais de escritório como canetas, papel e marcadores coloridos para anotações e criação de mapas conceituais. Além disso, o uso de quadro branco e marcadores será essencial para as apresentações finais das equipes.

  • Cópias da Tabela Periódica.
  • Enigmas impressos.
  • Materiais de escritório (canetas, papel, marcadores coloridos).
  • Quadro branco e marcadores.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo