Detetives das Estrelas: Explorando Constelações

Desenvolvida por: Aureli… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Astronomia

Nesta atividade prática e interativa, intitulada 'Detetives das Estrelas: Explorando Constelações', os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental se transformarão em astrônomos por um dia, embarcando em uma jornada pelo universo para explorar constelações. Utilizando recursos tecnológicos, como aplicativos de astronomia ou mapas do céu disponíveis na internet, os estudantes realizarão uma busca pelas diversas constelações, mergulhando nas suas histórias e mitologias associadas. Além de identificar essas constelações, cada aluno escolherá uma para estudar mais a fundo, desvendando sua importância não apenas na ciência astronômica, mas também em diversas culturas ao redor do mundo. Esta atividade pedagógica busca integrar conhecimento científico, tecnologia e a arte da narrativa, oferecendo uma experiência de aprendizado rica e multifacetada sobre o universo que nos rodeia.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é despertar nos alunos a curiosidade e o interesse pela astronomia, desenvolvendo habilidades de pesquisa, análise crítica e apresentação. Os estudantes aprenderão sobre as constelações, sua importância na ciência astronômica e seu papel na história e cultura. Além disso, a atividade tem como meta aprimorar as habilidades dos alunos em trabalhar com tecnologia e em comunicação, possibilitando a prática de falar em público e a capacidade de sintetizar e compartilhar conhecimentos adquiridos.

  • Despertar interesse pela astronomia e ciência espacial
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica utilizando recursos tecnológicos
  • Fomentar o conhecimento sobre as constelações e suas histórias e mitologias associadas
  • Promover habilidades de comunicação, especialmente em apresentações em público
  • Integrar conhecimento científico, tecnologia e cultura através da arte de narrar histórias

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09CI10 - Compreender que os modelos explicativos das ciências, inclusive os da evolução da Terra e do Universo, resultam de investigações, observações diretas ou indiretas e de experimentos, ajustando-se à medida que novas evidências são incorporadas

Conteúdo Programático

Esta atividade foi cuidadosamente planejada para enriquecer o conhecimento dos alunos sobre astronomia, um componente essencial do currículo de Ciências. Exploraremos as constelações não apenas como agrupamentos de estrelas visíveis no céu noturno, mas como fenômenos culturais e científicos que oferecem insights sobre a história da ciência, a evolução das sociedades e a maneira como diferentes culturas veem e entendem o universo.

  • Introdução à astronomia e importância das constelações
  • Ferramentas e aplicativos de observação do céu
  • Histórias e mitologias das principais constelações
  • A importância das constelações em diferentes culturas e na ciência moderna

Metodologia

Utilizaremos uma metodologia ativa que enfatizará a participação direta dos alunos. Inicialmente, introduziremos os conceitos básicos de astronomia e constelações. Em seguida, os alunos utilizarão aplicativos de astronomia e mapas do céu para a busca e identificação de constelações. A pesquisa sobre a constelação escolhida e sua importância cultural e científica será guiada por um roteiro de perguntas. Por fim, cada aluno apresentará sua constelação escolhida para a classe, compartilhando descobertas e conhecimentos adquiridos.

  • Apresentação introdutória sobre astronomia e constelações
  • Uso de aplicativos de astronomia para identificação de constelações
  • Pesquisa guiada sobre a história e culturas associadas às constelações
  • Preparação e realização de apresentações individuais sobre constelações escolhidas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, após a introdução aos conceitos gerais de astronomia e constelações, os alunos iniciarão suas pesquisas. Na segunda aula, será dedicada às apresentações individuais, permitindo a troca de conhecimentos entre os alunos.

  • Aula 1: Introdução à Astronomia e início da pesquisa sobre constelações.
  • Aula 2: Apresentações das constelações escolhidas pelos alunos.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação, no engajamento e na entrega de um relatório de pesquisa sobre a constelação selecionada. Avaliaremos também a qualidade e a criatividade das apresentações, incluindo clareza, precisão das informações e habilidade de engajar a audiência. Será incentivado o uso de recursos visuais e tecnológicos nas apresentações, bem como a inclusão de elementos culturais e históricos que enriqueçam o entendimento sobre a constelação escolhida.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, utilizaremos aplicativos de astronomia, accessíveis tanto em dispositivos móveis quanto em computadores, bem como mapas do céu disponíveis online gratuitamente. Recomendamos também a utilização de livros e publicações digitais sobre constelações, astronomia cultural e mitologia para aprofundamento nas pesquisas. Quadro branco, projetor ou televisão para as apresentações finais são importantes para a visualização do conteúdo por todos os alunos.

  • Aplicativos de astronomia para dispositivos móveis e computadores
  • Mapas do céu online
  • Livros e publicações digitais sobre constelações, astronomia e mitologia
  • Quadro branco, projetor ou televisão para apresentações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo