Eco-Desafio: Soluções de Sustentabilidade do Cotidiano

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Sustentabilidade e Consumo Consciente

Nesta atividade, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental serão conduzidos através de uma exploração crítica dos problemas ambientais presentes em áreas urbanas, com foco especial no desmatamento. Através da apresentação de vídeos curtos, que servirão como material de partida para a reflexão, os estudantes serão estimulados a investigar, identificar e discutir ações de consumo consciente e sustentabilidade já em prática em suas comunidades. Este olhar investigativo abrirá caminho para o desafio maior: a proposição de novas iniciativas que possam contribuir significativamente para a mitigação desses problemas ambientais. Trabalhando em grupos, os alunos desenvolverão um 'Plano de Ação Eco-Amigável', elencando medidas práticas que possam ser adotadas por eles próprios, suas famílias e pela escola, com o objetivo de reduzir o impacto humano ao meio ambiente. A culminância do projeto se dará com uma roda de discussão, onde os planos de ação serão apresentados, analisados e debatidos entre os grupos, permitindo uma rica troca de ideias sobre a viabilidade e o potencial impacto dessas medidas.

Objetivos de Aprendizagem

Este projeto visa fomentar nos alunos não apenas uma compreensão dos problemas ambientais que afetam as áreas urbanas e a importância da biodiversidade e da sustentabilidade, mas também estimular a capacidade de pensar criticamente e de agir de forma proativa na busca por soluções. Visa-se desenvolver nos estudantes a habilidade de trabalhar em grupo, de fazer pesquisas e de apresentar ideias de forma coerente e fundamentada. Espera-se que, ao final desta atividade, os alunos estejam mais conscientes de seu papel enquanto agentes de mudança na sociedade, aptos a propor e a implementar ações de consumo consciente e sustentável em seu cotidiano.

  • Compreender os problemas ambientais que afetam as áreas urbanas
  • Identificar ações de consumo consciente e sustentabilidade nas suas comunidades
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, trabalho em equipe e comunicação eficaz
  • Propor e discutir iniciativas práticas de sustentabilidade aplicáveis no cotidiano
  • Refletir sobre o papel do indivíduo e da coletividade na preservação do meio ambiente

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09CI12: Justificar a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional, considerando os diferentes tipos de unidades (parques, reservas e florestas nacionais), as populações humanas e as atividades a eles relacionados.
  • EF09CI13: Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade é desenhado para engajar os alunos na exploração de temas importantes para a compreensão da sustentabilidade e do consumo consciente, articulando conhecimentos de ecologia, geografia e cidadania. Serão abordados conceitos fundamentais sobre os impactos ambientais do desmatamento, a importância das unidades de conservação e as diversas maneiras pelas quais indivíduos e comunidades podem contribuir para a preservação do meio ambiente. Através da análise crítica e da aplicação prática, os alunos serão encorajados a fazer conexões entre o conteúdo aprendido e suas próprias vidas.

  • Impactos ambientais em áreas urbanas
  • Conceitos de biodiversidade e unidades de conservação
  • Ações de consumo consciente e sustentabilidade
  • Desenvolvimento e discussão de Planos de Ação Eco-Amigáveis

Metodologia

Utilizando uma abordagem de metodologia ativa, esta atividade propõe engajar os alunos de forma direta no processo de aprendizagem. Iniciaremos com a visualização de vídeos curtos para estimular a reflexão sobre problemas ambientais específicos. Seguiremos com discussões em grupo, pesquisas sobre iniciativas existentes e a elaboração de planos de ação sustentáveis. Essa abordagem prática visa promover a participação ativa dos estudantes, permitindo que assumam papéis de liderança em suas aprendizagens e na proposta de soluções para problemas reais, fortalecendo suas habilidades de pesquisa, colaboração e comunicação.

  • Visualização e análise de vídeos
  • Trabalho em grupo para pesquisa e discussão
  • Desenvolvimento de Planos de Ação Eco-Amigáveis
  • Roda de discussão para apresentação dos planos

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total desta atividade será de 2 horas, distribuídas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será focada a sensibilização sobre os problemas ambientais e a identificação de ações sustentáveis já presentes na comunidade. A segunda aula será dedicada à elaboração e à discussão dos Planos de Ação Eco-Amigáveis pelos grupos.

  • Aula 1: Sensibilização e identificação de iniciativas existentes (60 minutos)
  • Aula 2: Desenvolvimento e discussão dos Planos de Ação (60 minutos)

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa, na qualidade da pesquisa realizada pelos grupos, na criatividade e viabilidade das iniciativas propostas nos Planos de Ação Eco-Amigáveis, e na eficácia da apresentação dos planos durante a roda de discussão. Serão avaliados também o entendimento dos conceitos de sustentabilidade e consumo consciente, a habilidade de trabalhar em equipe e a capacidade de articulação e defesa das ideias propostas. Feedbacks construtivos serão fornecidos para orientar o aprimoramento contínuo dos estudantes.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessária a utilização de uma sala de aula equipada com recursos audiovisuais para a exibição dos vídeos. Além disso, acesso à internet, dispositivos digitais para pesquisa e materiais de escrita serão essenciais para o desenvolvimento dos Planos de Ação. Recursos como quadros brancos ou cartolinas podem ser utilizados para apresentação dos planos durante a roda de discussão.

  • Recursos audiovisuais para exibição de vídeos
  • Acesso à internet e dispositivos digitais
  • Materiais de escrita
  • Quadros brancos ou cartolinas para apresentações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo