Nesta atividade, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental serão conduzidos através de uma exploração crítica dos problemas ambientais presentes em áreas urbanas, com foco especial no desmatamento. Através da apresentação de vídeos curtos, que servirão como material de partida para a reflexão, os estudantes serão estimulados a investigar, identificar e discutir ações de consumo consciente e sustentabilidade já em prática em suas comunidades. Este olhar investigativo abrirá caminho para o desafio maior: a proposição de novas iniciativas que possam contribuir significativamente para a mitigação desses problemas ambientais. Trabalhando em grupos, os alunos desenvolverão um 'Plano de Ação Eco-Amigável', elencando medidas práticas que possam ser adotadas por eles próprios, suas famílias e pela escola, com o objetivo de reduzir o impacto humano ao meio ambiente. A culminância do projeto se dará com uma roda de discussão, onde os planos de ação serão apresentados, analisados e debatidos entre os grupos, permitindo uma rica troca de ideias sobre a viabilidade e o potencial impacto dessas medidas.
Este projeto visa fomentar nos alunos não apenas uma compreensão dos problemas ambientais que afetam as áreas urbanas e a importância da biodiversidade e da sustentabilidade, mas também estimular a capacidade de pensar criticamente e de agir de forma proativa na busca por soluções. Visa-se desenvolver nos estudantes a habilidade de trabalhar em grupo, de fazer pesquisas e de apresentar ideias de forma coerente e fundamentada. Espera-se que, ao final desta atividade, os alunos estejam mais conscientes de seu papel enquanto agentes de mudança na sociedade, aptos a propor e a implementar ações de consumo consciente e sustentável em seu cotidiano.
O conteúdo programático da atividade é desenhado para engajar os alunos na exploração de temas importantes para a compreensão da sustentabilidade e do consumo consciente, articulando conhecimentos de ecologia, geografia e cidadania. Serão abordados conceitos fundamentais sobre os impactos ambientais do desmatamento, a importância das unidades de conservação e as diversas maneiras pelas quais indivíduos e comunidades podem contribuir para a preservação do meio ambiente. Através da análise crítica e da aplicação prática, os alunos serão encorajados a fazer conexões entre o conteúdo aprendido e suas próprias vidas.
Utilizando uma abordagem de metodologia ativa, esta atividade propõe engajar os alunos de forma direta no processo de aprendizagem. Iniciaremos com a visualização de vídeos curtos para estimular a reflexão sobre problemas ambientais específicos. Seguiremos com discussões em grupo, pesquisas sobre iniciativas existentes e a elaboração de planos de ação sustentáveis. Essa abordagem prática visa promover a participação ativa dos estudantes, permitindo que assumam papéis de liderança em suas aprendizagens e na proposta de soluções para problemas reais, fortalecendo suas habilidades de pesquisa, colaboração e comunicação.
A carga horária total desta atividade será de 2 horas, distribuídas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será focada a sensibilização sobre os problemas ambientais e a identificação de ações sustentáveis já presentes na comunidade. A segunda aula será dedicada à elaboração e à discussão dos Planos de Ação Eco-Amigáveis pelos grupos.
A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa, na qualidade da pesquisa realizada pelos grupos, na criatividade e viabilidade das iniciativas propostas nos Planos de Ação Eco-Amigáveis, e na eficácia da apresentação dos planos durante a roda de discussão. Serão avaliados também o entendimento dos conceitos de sustentabilidade e consumo consciente, a habilidade de trabalhar em equipe e a capacidade de articulação e defesa das ideias propostas. Feedbacks construtivos serão fornecidos para orientar o aprimoramento contínuo dos estudantes.
Para a realização desta atividade, será necessária a utilização de uma sala de aula equipada com recursos audiovisuais para a exibição dos vídeos. Além disso, acesso à internet, dispositivos digitais para pesquisa e materiais de escrita serão essenciais para o desenvolvimento dos Planos de Ação. Recursos como quadros brancos ou cartolinas podem ser utilizados para apresentação dos planos durante a roda de discussão.
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