EcoDesign: Criando Soluções Sustentáveis

Desenvolvida por: Caroli… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Sustentabilidade

A atividade 'EcoDesign: Criando Soluções Sustentáveis' tem como objetivo engajar os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental na identificação e proposição de soluções inovadoras para os desafios ambientais urbanos por meio da reutilização de materiais recicláveis. Neste percurso pedagógico, os estudantes serão incentivados a pensar criticamente sobre os problemas ambientais que afetam sua comunidade ou cidade, como poluição, gestão de resíduos e conservação de áreas verdes, abordando esses desafios a partir de uma perspectiva de consumo consciente e sustentabilidade. Após uma introdução teórica que enfoca a importância de práticas sustentáveis, os alunos, trabalhando em grupos, porão em prática a metodologia ativa 'Mão-na-massa' para projetar e desenvolver protótipos de produtos ou soluções que utilizem apenas materiais recicláveis. Essa prática culminará na apresentação dos projetos, onde cada grupo discorrerá sobre como sua solução pode contribuir positivamente para o meio ambiente e promover uma mudança de comportamento na sociedade. A avaliação da atividade considerará critérios de criatividade, viabilidade, funcionalidade e impacto ambiental dos projetos.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito dessa atividade é fomentar nos alunos a compreensão da relevância do consumo consciente e das práticas sustentáveis para a resolução de problemas ambientais, estimulando a criatividade, o trabalho em equipe e a capacidade de inovação. Almeja-se que, ao final da atividade, os estudantes sejam capazes de analisar e entender os desafios ambientais urbanos de suas comunidades, propondo soluções viáveis e inovadoras que contribuam para a conservação do meio ambiente. Também é esperado que os alunos desenvolvam habilidades de pesquisa, planejamento e execução de projetos, assim como a habilidade de argumentação e persuasão ao apresentarem suas propostas, promovendo uma reflexão crítica sobre as suas escolhas e o impacto destas no mundo à sua volta.

  • Compreender a importância do consumo consciente e práticas sustentáveis.
  • Identificar e analisar problemas ambientais urbanos na comunidade ou cidade.
  • Desenvolver soluções criativas e inovadoras utilizando materiais recicláveis.
  • Fomentar a capacidade de trabalho em equipe e colaboração.
  • Promover habilidades de argumentação e comunicação efetiva.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09CI12: Justificar a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional, considerando os diferentes tipos de unidades (parques, reservas e florestas nacionais), as populações humanas e as atividades a eles relacionados.
  • EF09CI13: Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas.

Conteúdo Programático

Este módulo explora temas fundamentais como sustentabilidade, consumo consciente, gestão de resíduos e conservação ambiental. Através de uma abordagem interdisciplinar, os alunos serão incentivados a refletir sobre sua relação com o meio ambiente e o impacto de suas ações. Serão introduzidos conceitos-chave como unidades de conservação, biodiversidade e práticas sustentáveis, proporcionando aos estudantes o conhecimento necessários para compreender e atuar sobre os desafios ambientais de suas comunidades.

  • Conceitos de sustentabilidade e consumo consciente.
  • Identificação de problemas ambientais urbanos.
  • Importância das unidades de conservação para a biodiversidade.
  • Desenvolvimento de projetos sustentáveis com materiais recicláveis.

Metodologia

Utilizando-se das metodologias ativas, como 'Atividade Mão-na-massa', 'Aprendizagem Baseada em Projetos' e 'Aprendizagem Baseada em Jogos', os alunos serão protagonistas de seu aprendizado. Essas abordagens pedagógicas incentivam a exploração criativa e a solução de problemas de maneira colaborativa, promovendo uma experiência de aprendizagem ativa, interativa e significativa. Os estudantes serão desafiados a pensar fora da caixa e a aplicar conhecimentos teóricos na criação de soluções práticas para problemas reais de sua comunidade, fomentando o desenvolvimento de habilidades essenciais no século XXI.

  • Exposição dialogada sobre sustentabilidade e consumo consciente.
  • Dinâmica em grupos para o levantamento de problemas ambientais urbanos.
  • Desenvolvimento de projetos utilizando materiais recicláveis.
  • Apresentação e discussão dos protótipos criados pelos grupos.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será de 2 horas, organizadas em 3 aulas de 40 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a exposição teórica e o início da dinâmica em grupos. Na segunda, os alunos trabalharão na elaboração de seus projetos. Por fim, na terceira aula, ocorrerão as apresentações dos protótipos e a reflexão coletiva sobre os aprendizados.

  • Aula 1: Introdução aos temas e formação dos grupos.
  • Aula 2: Desenvolvimento dos projetos.
  • Aula 3: Apresentação dos protótipos e discussão.

Avaliação

A avaliação considerará a criatividade, funcionalidade e impacto ambiental das soluções propostas pelos alunos. Será atribuída uma pontuação com base nos critérios de inovação do projeto, aplicação prática dos conceitos de sustentabilidade, qualidade e coerência na argumentação durante a apresentação, bem como a efetiva utilização de materiais recicláveis. Essa estratégia visa não apenas avaliar o resultado final, mas também o processo de aprendizagem, a colaboração entre os membros do grupo e o desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico e criativo.

Materiais e ferramentas:

A atividade requer materiais recicláveis diversos, como plásticos, papéis, metais e tecidos, além de ferramentas básicas para o manuseio e montagem dos protótipos, tais como tesouras, colas e fitas adesivas. Serão utilizados recursos audiovisuais para a exposição introdutória sobre os temas de sustentabilidade e consumo consciente, incluindo vídeos, slides e documentos de apoio. Acesso à internet será necessário para a pesquisa de ideias e soluções sustentáveis.

  • Materiais recicláveis (plásticos, papéis, metais, tecidos).
  • Ferramentas para montagem (tesouras, colas, fitas).
  • Recursos audiovisuais para apresentações (datashow, computador).
  • Acesso à internet para pesquisa.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo