EcoExploradores: Missão Sustentabilidade

Desenvolvida por: Debora… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Biodiversidade e Impactos Ambientais

Na atividade EcoExploradores: Missão Sustentabilidade, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental explorarão a biodiversidade de uma área verde ou unidade de conservação próxima, visando compreender os impactos ambientais resultantes da ação humana. Este estudo de campo permitirá que os estudantes, organizados em grupos e equipados com pranchetas, câmeras ou celulares, investiguem diretamente a flora, a fauna, as condições do solo e evidências de poluição. Esta experiência prática será essencial para fomentar a consciência ecológica e o pensamento crítico em relação à sustentabilidade ambiental. Ao retornar à sala de aula, cada grupo utilizará os dados coletados para desenvolver um projeto visando à minimização dos impactos ambientais observados. Esses projetos poderão incluir propostas como a implementação de lixeiras ecológicas, a criação de trilhas educativas e campanhas de conscientização. A atividade emprega metodologias ativas, como: Saída de Campo, Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate, Aprendizagem Baseada em Projetos e Sala de Aula Invertida, visando promover uma aprendizagem significativa e engajada.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desse plano de aula são promover a conscientização ambiental, fortalecer competências de pesquisa e investigação científica em campo, aprimorar habilidades de trabalho em equipe, fomentar a criatividade na resolução de problemas e incentivar a ação prática para a sustentabilidade. Pretende-se que, por meio da experiência direta e da aplicação da aprendizagem baseada em projetos, os alunos possam desenvolver uma compreensão profunda sobre a biodiversidade local e os impactos da ação humana no ambiente, assim como habilidades para propor e implementar soluções reais e sustentáveis.

  • Explorar e compreender a biodiversidade local
  • Identificar e analisar os impactos ambientais causados pela ação humana
  • Desenvolver soluções práticas para a minimização dos impactos ambientais
  • Promover a conscientização ambiental por meio de projetos
  • Fortalecer a cooperação e o trabalho em equipe durante a atividade prática

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade inclui o estudo da biodiversidade da área verde ou unidade de conservação visitada, com ênfase na flora e fauna locais, além das condições do solo e os sinais de poluição. Também abordará os conceitos de impacto ambiental, sustentabilidade e medidas de conservação. Os alunos serão incentivados a aplicar conceitos de ciências em cenários reais, utilizando metodologias ativas para uma aprendizagem profunda sobre ecologia e meio ambiente.

  • Estudo de biodiversidade local (flora e fauna)
  • Análise de condições do solo e sinais de poluição
  • Conceptualização de impacto ambiental e sustentabilidade
  • Desenvolvimento de projetos de conservação ambiental

Metodologia

A metodologia deste plano de aula envolve uma combinação de técnicas de ensino ativas. Com início em uma saída de campo para observação e coleta de dados, seguida por atividades mão-na-massa para a análise desses dados. Posteriormente, em sala de aula, utilizaremos a abordagem da sala de aula invertida para discussão dos temas abordados e rodas de debate para o compartilhamento de ideias. Finalmente, os alunos aplicarão a aprendizagem baseada em projetos para desenvolver e apresentar soluções para minimizar os impactos ambientais observados durante a saída de campo.

  • Saída de campo para coleta de dados
  • Análise prática dos dados coletados (Mão-na-massa)
  • Sala de aula invertida para revisão do conteúdo teórico
  • Roda de debate para discussão e troca de ideias
  • Aprendizagem baseada em projetos para desenvolvimento de soluções

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade tem carga horária total de 2 horas, organizadas em duas aulas de 60 minutos. Na primeira, realizaremos a saída de campo para observação e coleta de dados. Na segunda aula, os alunos trabalharão no desenvolvimento dos projetos de minimização de impactos ambientais, concluindo com uma roda de debates.

  • Aula 1: Saída de campo para observação e coleta de dados
  • Aula 2: Desenvolvimento dos projetos e roda de debates

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada na participação ativa na saída de campo, na qualidade dos dados coletados, na criatividade e viabilidade das soluções propostas em seus projetos e na capacidade de trabalhar em equipe. Além disso, a apresentação dos projetos, considerando clareza, argumentação e fundamentação teórica, também será critério de avaliação. Será valorizado o engajamento dos alunos nas discussões durante a roda de debates, demonstrando compreensão crítica dos temas abordados e reflexão sobre as possíveis soluções para os problemas identificados.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários pranchetas e materiais para anotação, câmeras fotográficas ou celulares para registro visual, acesso à área verde ou unidade de conservação para a saída de campo. Em sala, será necessário disponibilizar recursos para a pesquisa e elaboração dos projetos, como acesso à internet, materiais para criação de protótipos (caso aplicável) e espaço para a discussão e apresentação dos projetos.

  • Pranchetas e materiais de anotação
  • Câmeras fotográficas ou celulares
  • Acesso a área verde ou unidade de conservação
  • Recursos para pesquisa e elaboração de projetos
  • Materiais para criação de protótipos

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