Na atividade EcoExploradores: Missão Sustentabilidade, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental explorarão a biodiversidade de uma área verde ou unidade de conservação próxima, visando compreender os impactos ambientais resultantes da ação humana. Este estudo de campo permitirá que os estudantes, organizados em grupos e equipados com pranchetas, câmeras ou celulares, investiguem diretamente a flora, a fauna, as condições do solo e evidências de poluição. Esta experiência prática será essencial para fomentar a consciência ecológica e o pensamento crítico em relação à sustentabilidade ambiental. Ao retornar à sala de aula, cada grupo utilizará os dados coletados para desenvolver um projeto visando à minimização dos impactos ambientais observados. Esses projetos poderão incluir propostas como a implementação de lixeiras ecológicas, a criação de trilhas educativas e campanhas de conscientização. A atividade emprega metodologias ativas, como: Saída de Campo, Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate, Aprendizagem Baseada em Projetos e Sala de Aula Invertida, visando promover uma aprendizagem significativa e engajada.
Os objetivos desse plano de aula são promover a conscientização ambiental, fortalecer competências de pesquisa e investigação científica em campo, aprimorar habilidades de trabalho em equipe, fomentar a criatividade na resolução de problemas e incentivar a ação prática para a sustentabilidade. Pretende-se que, por meio da experiência direta e da aplicação da aprendizagem baseada em projetos, os alunos possam desenvolver uma compreensão profunda sobre a biodiversidade local e os impactos da ação humana no ambiente, assim como habilidades para propor e implementar soluções reais e sustentáveis.
O conteúdo programático desta atividade inclui o estudo da biodiversidade da área verde ou unidade de conservação visitada, com ênfase na flora e fauna locais, além das condições do solo e os sinais de poluição. Também abordará os conceitos de impacto ambiental, sustentabilidade e medidas de conservação. Os alunos serão incentivados a aplicar conceitos de ciências em cenários reais, utilizando metodologias ativas para uma aprendizagem profunda sobre ecologia e meio ambiente.
A metodologia deste plano de aula envolve uma combinação de técnicas de ensino ativas. Com início em uma saída de campo para observação e coleta de dados, seguida por atividades mão-na-massa para a análise desses dados. Posteriormente, em sala de aula, utilizaremos a abordagem da sala de aula invertida para discussão dos temas abordados e rodas de debate para o compartilhamento de ideias. Finalmente, os alunos aplicarão a aprendizagem baseada em projetos para desenvolver e apresentar soluções para minimizar os impactos ambientais observados durante a saída de campo.
A atividade tem carga horária total de 2 horas, organizadas em duas aulas de 60 minutos. Na primeira, realizaremos a saída de campo para observação e coleta de dados. Na segunda aula, os alunos trabalharão no desenvolvimento dos projetos de minimização de impactos ambientais, concluindo com uma roda de debates.
A avaliação dos alunos será baseada na participação ativa na saída de campo, na qualidade dos dados coletados, na criatividade e viabilidade das soluções propostas em seus projetos e na capacidade de trabalhar em equipe. Além disso, a apresentação dos projetos, considerando clareza, argumentação e fundamentação teórica, também será critério de avaliação. Será valorizado o engajamento dos alunos nas discussões durante a roda de debates, demonstrando compreensão crítica dos temas abordados e reflexão sobre as possíveis soluções para os problemas identificados.
Para a realização desta atividade, serão necessários pranchetas e materiais para anotação, câmeras fotográficas ou celulares para registro visual, acesso à área verde ou unidade de conservação para a saída de campo. Em sala, será necessário disponibilizar recursos para a pesquisa e elaboração dos projetos, como acesso à internet, materiais para criação de protótipos (caso aplicável) e espaço para a discussão e apresentação dos projetos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula