Exploradores da Biodiversidade

Desenvolvida por: Camill… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Unidades de Conservação e Biodiversidade

Nesta atividade prática intitulada 'Exploradores da Biodiversidade', os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de aplicar conhecimentos teóricos sobre a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade em uma saída de campo ao Parque Estadual do Rio Vermelho. Durante a visita, eles realizarão uma atividade de observação e identificação da flora e fauna local, com o apoio de guias de espécies fornecidos pelo professor. O incentivo ao registro fotográfico e às anotações de características marcantes dos seres vivos observados visa enriquecer sua experiência de aprendizado e o desenvolvimento de um olhar crítico sobre a importância da conservação ambiental. Ao final da atividade, espera-se que os alunos elaborem um relatório grupal, no qual destacarão suas observações e reflexões sobre a importância de conservar ecossistemas para a manutenção da biodiversidade, contribuindo para conscientização sobre ações sustentáveis e proteção do patrimônio natural.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade pedagógica é proporcionar aos alunos do 9º ano uma compreensão prática e crítica sobre a importância das unidades de conservação na preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional. Por intermédio da observação direta e da experiência de campo, espera-se que os estudantes desenvolvam habilidades de pesquisa, análise e síntese de informações. A atividade também visa fomentar o respeito pela natureza e a conscientização sobre a necessidade de ações individuais e coletivas voltadas para a sustentabilidade ambiental e a conservação da biodiversidade.

  • Compreender a função das unidades de conservação na preservação da biodiversidade.
  • Desenvolver habilidades de observação e identificação da fauna e flora locais.
  • Estimular a capacidade de trabalho em equipe através da elaboração de um relatório grupal.
  • Promover a conscientização sobre a importância da conservação ambiental.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09CI12: Justificar a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional, considerando os diferentes tipos de unidades (parques, reservas e florestas nacionais), as populações humanas e as atividades a eles relacionados.
  • EF09CI13: Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas.

Conteúdo Programático

Esta atividade abordará conceitos relacionados às unidades de conservação, suas categorias, importância para a conservação da biodiversidade e influências na qualidade de vida humana. Será dada ênfase na observação prática da fauna e flora dentro de uma unidade de conservação, permitindo aos alunos entenderem in loco a diversidade biológica e a necessidade de medidas de proteção ambiental.

  • Unidades de conservação e categorias
  • Importância da biodiversidade
  • Métodos de observação e registro de fauna e flora
  • Impactos humanos nos ecossistemas e conservação ambiental

Metodologia

A metodologia ativa 'Saída de Campo' será empregada, permitindo que os alunos vivenciem diretamente o objeto de estudo. Antes da visita, realizarão pesquisa e estudo teórico sobre unidades de conservação. No campo, aplicarão técnicas de observação e identificação de espécies utilizando guias fornecidos, complementando sua aprendizagem com registros fotográficos e anotações. A elaboração do relatório grupal ao final visa consolidar o conhecimento adquirido e incentivar a reflexão crítica sobre a conservação ambiental.

  • Estudo teórico sobre unidades de conservação.
  • Técnicas de observação e identificação de espécies.
  • Registro fotográfico e anotações.
  • Elaboração de relatório grupal.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, revisaremos conceitos teóricos e organizaremos o material necessário para a saída de campo. A segunda aula será destinada à visita ao Parque Estadual do Rio Vermelho, onde serão executadas as atividades práticas de observação, registro e coleta de dados para o relatório.

  • Aula 1: Preparação, revisão teórica e organização do material.
  • Aula 2: Saída de campo para observação e registro no Parque Estadual do Rio Vermelho.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa durante a saída de campo, na qualidade dos registros fotográficos e anotações feitas pelos alunos, além da elaboração do relatório grupal. Este último deve destacar as observações significativas sobre a fauna e flora, reflexões sobre a importância da conservação dos ecossistemas visitados e sugestões de ações para a preservação da biodiversidade. Será valorizado o esforço de colaboração e a capacidade de sintetizar as experiências de aprendizagem em um documento coerente e reflexivo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários guias de espécies de fauna e flora, cadernos de anotação, canetas, câmeras fotográficas ou smartphones com capacidade de fotografia e transporte para o local da saída de campo. Material adicional de suporte, como mapas do parque e equipamentos de proteção pessoal (por exemplo, chapéus, repelente, água), também serão providenciados para garantir a segurança e o bem-estar dos alunos durante a atividade.

  • Guias de espécies de fauna e flora
  • Cadernos de anotação e canetas
  • Câmeras fotográficas ou smartphones
  • Transporte para o local da atividade
  • Mapas e equipamentos de proteção pessoal

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