Nesta atividade pedagógica, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar como diferentes culturas interpretam o céu noturno, por meio de um jogo de tabuleiro criado por eles mesmos. O jogo incorporará elementos astronômicos, mitos e realidades, permitindo que os estudantes investiguem a relação de civilizações antigas - como egípcios, maias, gregos, entre outras - com o céu. Eles trabalharão em grupos para desenvolver perguntas e desafios que abordem os mitos de criação do Sol e do Sistema Solar, bem como o uso da astronomia para fins práticos, como agricultura e navegação. Esta atividade não apenas aprofundará o conhecimento dos alunos sobre as várias interpretações do céu noturno, mas também fomentará habilidades essenciais como pesquisa, comunicação e trabalho em equipe, além de promover uma abordagem multidisciplinar, unindo mitologia, história, ciências e artes.
O objetivo desta atividade é proporcionar aos estudantes uma visão ampla e diversificada sobre o entendimento do céu noturno por diferentes culturas, por meio da criação e participação em um jogo de tabuleiro educativo. Os alunos irão desenvolver habilidades de pesquisa, ao buscar informações sobre a relação das civilizações antigas com a astronomia; de comunicação, ao elaborar perguntas e desafios claros e interessantes para o jogo; e de trabalho em equipe, ao colaborarem entre si para o desenvolvimento do projeto. Além disso, a atividade visa reforçar o conhecimento dos alunos sobre o Sistema Solar, diferentes leituras do céu e o ciclo evolutivo do Sol, promovendo uma aprendizagem ativa e significativa.
A atividade abrange uma exploração multidisciplinar, articulando conceitos de ciências da natureza com história, mitologia e artes. Os estudantes investigarão a influência das observações astronômicas nas culturas antigas e como essas percepções moldaram diferentes aspectos de suas vidas, incluindo religião, agricultura e navegação. Além disso, será feita uma revisão dos conhecimentos sobre o Sistema Solar, incluindo os conceitos sobre a composição, estrutura e a localização deste na Via Láctea, e uma análise do ciclo evolutivo do Sol. Esta abordagem proporcionará uma visão holística e integrada da astronomia e sua relevância para diferentes culturas ao longo da história.
Utilizaremos a metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa' e a 'Aprendizagem Baseada em Jogos' para promover uma experiência educacional interativa e engajadora. Os alunos serão divididos em grupos para pesquisar, criar questões e desafios para o jogo, e construir o tabuleiro, utilizando materiais reciclados e recursos digitais para ilustrar mitos e realidades astronômicas. A construção do conhecimento se dará de maneira colaborativa, incentivando a autonomia dos alunos no processo de aprendizagem. As discussões em grupo para tomada de decisões sobre o design do jogo e a seleção de informações significativas sobre a relação das culturas antigas com o céu promoverão habilidades sociais e cognitivas valiosas.
A atividade será realizada em quatro sessões de 50 minutos, totalizando 4 aulas. Na primeira aula, haverá uma introdução aos conceitos astronômicos e às civilizações antigas. A segunda e terceira aulas serão dedicadas à pesquisa, criação das perguntas/desafios e montagem do jogo. A última aula será reservada para a apresentação e jogabilidade dos jogos criados pelos alunos, permitindo a interação entre os grupos e a troca de conhecimentos.
A avaliação da atividade será baseada na participação, colaboração e engajamento dos alunos durante todo o processo, incluindo a fase de pesquisa, desenvolvimento do jogo e jogabilidade. A qualidade das perguntas e desafios criados, a criatividade e funcionalidade do jogo, bem como a capacidade de trabalhar em equipe serão critérios avaliados. Os alunos também serão incentivados a refletir sobre o aprendizado adquirido, por meio de uma autoavaliação e discussões em grupo, onde poderão compartilhar as dificuldades encontradas e como superaram, enfatizando o processo de aprendizagem colaborativa.
Para a realização da atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, materiais recicláveis para confecção dos tabuleiros e peças do jogo (como papelão, tampas de garrafa, papel colorido, etc.), canetas, lápis de cor e/ou marcadores, cola, tesoura, computadores ou tablets, se disponíveis. Além disso, a utilização de softwares de design gráfico ou editores de texto pode auxiliar na criação das cartas do jogo e na documentação do processo criativo.
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