Mitologia e Astronomia: Um Jogo de Culturas

Desenvolvida por: Carina… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Astronomia e Culturas Antigas

Nesta atividade pedagógica, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar como diferentes culturas interpretam o céu noturno, por meio de um jogo de tabuleiro criado por eles mesmos. O jogo incorporará elementos astronômicos, mitos e realidades, permitindo que os estudantes investiguem a relação de civilizações antigas - como egípcios, maias, gregos, entre outras - com o céu. Eles trabalharão em grupos para desenvolver perguntas e desafios que abordem os mitos de criação do Sol e do Sistema Solar, bem como o uso da astronomia para fins práticos, como agricultura e navegação. Esta atividade não apenas aprofundará o conhecimento dos alunos sobre as várias interpretações do céu noturno, mas também fomentará habilidades essenciais como pesquisa, comunicação e trabalho em equipe, além de promover uma abordagem multidisciplinar, unindo mitologia, história, ciências e artes.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos estudantes uma visão ampla e diversificada sobre o entendimento do céu noturno por diferentes culturas, por meio da criação e participação em um jogo de tabuleiro educativo. Os alunos irão desenvolver habilidades de pesquisa, ao buscar informações sobre a relação das civilizações antigas com a astronomia; de comunicação, ao elaborar perguntas e desafios claros e interessantes para o jogo; e de trabalho em equipe, ao colaborarem entre si para o desenvolvimento do projeto. Além disso, a atividade visa reforçar o conhecimento dos alunos sobre o Sistema Solar, diferentes leituras do céu e o ciclo evolutivo do Sol, promovendo uma aprendizagem ativa e significativa.

  • Explorar como diferentes culturas interpretam o céu noturno
  • Desenvolver perguntas e desafios sobre mitos e realidades astronômicas
  • Promover a pesquisa, comunicação e trabalho em equipe
  • Reforçar o entendimento sobre o Sistema Solar, leituras do céu e ciclo evolutivo do Sol

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09CI14: Descrever a composição e a estrutura do Sistema Solar (Sol, planetas rochosos, planetas gigantes gasosos e corpos menores), assim como a localização do Sistema Solar na nossa Galáxia (a Via Láctea) e dela no Universo (apenas uma galáxia dentre bilhões).
  • EF09CI15: Relacionar diferentes leituras do céu e explicações sobre a origem da Terra, do Sol ou do Sistema Solar às necessidades de distintas culturas (agricultura, caça, mito, orientação espacial e temporal etc.).
  • EF09CI17: Analisar o ciclo evolutivo do Sol (nascimento, vida e morte) baseado no conhecimento das etapas de evolução de estrelas de diferentes dimensões e os efeitos desse processo no nosso planeta.

Conteúdo Programático

A atividade abrange uma exploração multidisciplinar, articulando conceitos de ciências da natureza com história, mitologia e artes. Os estudantes investigarão a influência das observações astronômicas nas culturas antigas e como essas percepções moldaram diferentes aspectos de suas vidas, incluindo religião, agricultura e navegação. Além disso, será feita uma revisão dos conhecimentos sobre o Sistema Solar, incluindo os conceitos sobre a composição, estrutura e a localização deste na Via Láctea, e uma análise do ciclo evolutivo do Sol. Esta abordagem proporcionará uma visão holística e integrada da astronomia e sua relevância para diferentes culturas ao longo da história.

  • Interpretações culturais do céu noturno
  • Mitos de criação do Sol e do Sistema Solar
  • Uso da astronomia na agricultura e navegação das culturas antigas
  • Composição e estrutura do Sistema Solar
  • Ciclo evolutivo do Sol

Metodologia

Utilizaremos a metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa' e a 'Aprendizagem Baseada em Jogos' para promover uma experiência educacional interativa e engajadora. Os alunos serão divididos em grupos para pesquisar, criar questões e desafios para o jogo, e construir o tabuleiro, utilizando materiais reciclados e recursos digitais para ilustrar mitos e realidades astronômicas. A construção do conhecimento se dará de maneira colaborativa, incentivando a autonomia dos alunos no processo de aprendizagem. As discussões em grupo para tomada de decisões sobre o design do jogo e a seleção de informações significativas sobre a relação das culturas antigas com o céu promoverão habilidades sociais e cognitivas valiosas.

  • Divisão dos alunos em grupos para a criação do jogo
  • Pesquisa sobre mitos e realidades astronômicas das culturas antigas
  • Desenvolvimento de perguntas e desafios para o jogo
  • Construção do tabuleiro e peças do jogo com materiais recicláveis
  • Apresentação e jogabilidade em sala de aula

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em quatro sessões de 50 minutos, totalizando 4 aulas. Na primeira aula, haverá uma introdução aos conceitos astronômicos e às civilizações antigas. A segunda e terceira aulas serão dedicadas à pesquisa, criação das perguntas/desafios e montagem do jogo. A última aula será reservada para a apresentação e jogabilidade dos jogos criados pelos alunos, permitindo a interação entre os grupos e a troca de conhecimentos.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos astronômicos e culturas antigas
  • Aula 2 e 3: Pesquisa, criação do jogo e montagem
  • Aula 4: Apresentação e jogabilidade dos jogos

Avaliação

A avaliação da atividade será baseada na participação, colaboração e engajamento dos alunos durante todo o processo, incluindo a fase de pesquisa, desenvolvimento do jogo e jogabilidade. A qualidade das perguntas e desafios criados, a criatividade e funcionalidade do jogo, bem como a capacidade de trabalhar em equipe serão critérios avaliados. Os alunos também serão incentivados a refletir sobre o aprendizado adquirido, por meio de uma autoavaliação e discussões em grupo, onde poderão compartilhar as dificuldades encontradas e como superaram, enfatizando o processo de aprendizagem colaborativa.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, materiais recicláveis para confecção dos tabuleiros e peças do jogo (como papelão, tampas de garrafa, papel colorido, etc.), canetas, lápis de cor e/ou marcadores, cola, tesoura, computadores ou tablets, se disponíveis. Além disso, a utilização de softwares de design gráfico ou editores de texto pode auxiliar na criação das cartas do jogo e na documentação do processo criativo.

  • Materiais recicláveis (papelão, tampinhas, papel colorido)
  • Canetas, lápis de cor, marcadores
  • Computadores ou tablets com acesso à Internet
  • Softwares de design gráfico ou editores de texto
  • Cola, tesoura e outros materiais de artesanato

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo