Nesta atividade prática, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental serão introduzidos ao fascinante mundo da astronomia de uma forma dinâmica e interativa. Utilizando materiais recicláveis e de baixo custo, eles serão desafiados a criar um modelo físico do Sistema Solar, precisando pesquisar e respeitar a escala de tamanhos dos planetas e suas distâncias em relação ao Sol. Esta atividade não só irá consolidar o conhecimento a respeito dos componentes do Sistema Solar como também promoverá o desenvolvimento de habilidades essenciais, como trabalho em equipe, capacidade de planejamento e execução de projetos. Além disso, servirá como uma ferramenta visual para a compreensão da estrutura e da vastidão do nosso Sistema Solar. Em sintonia com a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos, os alunos serão guiados a explorar, planejar, executar e apresentar seus modelos, fomentando um ambiente de aprendizado ativo e participativo.
O objetivo desta atividade é levar os alunos a aprofundarem seus conhecimentos sobre o Sistema Solar, englobando conceitos sobre o Sol, os planetas rochosos, os gigantes gasosos e outros corpos menores, bem como a localização do nosso sistema dentro da Via Láctea e desta no Universo. Pretende-se, por meio de uma abordagem prática, estimular a capacidade investigativa dos alunos, incentivando-os a realizar pesquisas e a aplicar o conhecimento teórico na construção de um modelo físico. Adicionalmente, visa-se fomentar habilidades de trabalho em equipe, planejamento e execução de projetos, essenciais para o desenvolvimento integral dos estudantes.
A atividade proposta integra os conhecimentos sobre o Sistema Solar, abordando aspectos relacionados à composição, estrutura e posição dos planetas, incluindo conceitos sobre o Sol e corpos celestes menores. Esta abordagem permitirá aos alunos uma visão holística e realista do nosso sistema, destacando a importância da escala e proporção entre os diferentes elementos que compõem o universo próximo. Além disso, a atividade enfatiza a importância da utilização de materiais recicláveis e sustentáveis, alinhando conhecimento científico com conscientização ambiental.
Adotando a Aprendizagem Baseada em Projetos, esta atividade inicia com uma fase de pesquisa, onde os alunos são encorajados a buscar informações sobre os componentes do Sistema Solar. Seguidamente, entram na fase de planejamento, decidindo como irão representar as escalas de tamanho e distância utilizando materiais de baixo custo e recicláveis. A construção do modelo irá requerer trabalho em equipe, dividindo tarefas e responsabilidades. Por fim, cada grupo apresentará seu modelo, explicando as escolhas feitas e o que aprenderam durante o processo.
A atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos cada, totalizando uma carga horária de 2 horas. Na primeira aula, será dedicada à pesquisa e ao planejamento do projeto. A segunda aula será utilizada para a construção dos modelos e preparação das apresentações.
A avaliação será baseada na participação e envolvimento dos alunos em todas as etapas do projeto, na qualidade e precisão científica do modelo produzido, bem como na criatividade na utilização dos materiais recicláveis. Também será avaliada a capacidade de trabalhar em equipe e a apresentação final. Os critérios e rubricas específicos serão compartilhados com os alunos no início do projeto para garantir transparência e compreensão das expectativas.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples e recicláveis, como bolas de isopor de diferentes tamanhos, papelão, tintas, colas, entre outros. Também serão utilizados recursos online para a pesquisa, incluindo sites educacionais sobre astronomia e artigos científicos. Aproveitando a criatividade dos alunos, outros materiais alternativos podem ser incorporados, desde que se mantenham dentro do preceito da sustentabilidade e baixo custo.
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