O Sistema Solar na Palma da Mão

Desenvolvida por: Turma (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureoza
Temática: Astronomia

Nesta atividade prática, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental serão introduzidos ao fascinante mundo da astronomia de uma forma dinâmica e interativa. Utilizando materiais recicláveis e de baixo custo, eles serão desafiados a criar um modelo físico do Sistema Solar, precisando pesquisar e respeitar a escala de tamanhos dos planetas e suas distâncias em relação ao Sol. Esta atividade não só irá consolidar o conhecimento a respeito dos componentes do Sistema Solar como também promoverá o desenvolvimento de habilidades essenciais, como trabalho em equipe, capacidade de planejamento e execução de projetos. Além disso, servirá como uma ferramenta visual para a compreensão da estrutura e da vastidão do nosso Sistema Solar. Em sintonia com a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos, os alunos serão guiados a explorar, planejar, executar e apresentar seus modelos, fomentando um ambiente de aprendizado ativo e participativo.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é levar os alunos a aprofundarem seus conhecimentos sobre o Sistema Solar, englobando conceitos sobre o Sol, os planetas rochosos, os gigantes gasosos e outros corpos menores, bem como a localização do nosso sistema dentro da Via Láctea e desta no Universo. Pretende-se, por meio de uma abordagem prática, estimular a capacidade investigativa dos alunos, incentivando-os a realizar pesquisas e a aplicar o conhecimento teórico na construção de um modelo físico. Adicionalmente, visa-se fomentar habilidades de trabalho em equipe, planejamento e execução de projetos, essenciais para o desenvolvimento integral dos estudantes.

  • Compreender a estrutura e os componentes do Sistema Solar.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e consolidação de informações.
  • Fomentar o trabalho em equipe e a colaboração.
  • Aprimorar habilidades de planejamento e execução de projetos.
  • Visualizar e compreender as escalas de distância e tamanho no Sistema Solar.

Conteúdo Programático

A atividade proposta integra os conhecimentos sobre o Sistema Solar, abordando aspectos relacionados à composição, estrutura e posição dos planetas, incluindo conceitos sobre o Sol e corpos celestes menores. Esta abordagem permitirá aos alunos uma visão holística e realista do nosso sistema, destacando a importância da escala e proporção entre os diferentes elementos que compõem o universo próximo. Além disso, a atividade enfatiza a importância da utilização de materiais recicláveis e sustentáveis, alinhando conhecimento científico com conscientização ambiental.

  • Composição e estrutura do Sistema Solar.
  • Escala de tamanhos e distâncias entre os planetas e o Sol.
  • Uso de materiais recicláveis para representações científicas.
  • Importância da sustentabilidade na ciência.

Metodologia

Adotando a Aprendizagem Baseada em Projetos, esta atividade inicia com uma fase de pesquisa, onde os alunos são encorajados a buscar informações sobre os componentes do Sistema Solar. Seguidamente, entram na fase de planejamento, decidindo como irão representar as escalas de tamanho e distância utilizando materiais de baixo custo e recicláveis. A construção do modelo irá requerer trabalho em equipe, dividindo tarefas e responsabilidades. Por fim, cada grupo apresentará seu modelo, explicando as escolhas feitas e o que aprenderam durante o processo.

  • Fase de pesquisa sobre o Sistema Solar.
  • Planejamento e design do modelo físico.
  • Construção do modelo com materiais recicláveis.
  • Apresentação e discussão dos modelos construídos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos cada, totalizando uma carga horária de 2 horas. Na primeira aula, será dedicada à pesquisa e ao planejamento do projeto. A segunda aula será utilizada para a construção dos modelos e preparação das apresentações.

  • Aula 1: Pesquisa e planejamento do modelo do Sistema Solar.
  • Aula 2: Construção e apresentação dos modelos.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação e envolvimento dos alunos em todas as etapas do projeto, na qualidade e precisão científica do modelo produzido, bem como na criatividade na utilização dos materiais recicláveis. Também será avaliada a capacidade de trabalhar em equipe e a apresentação final. Os critérios e rubricas específicos serão compartilhados com os alunos no início do projeto para garantir transparência e compreensão das expectativas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples e recicláveis, como bolas de isopor de diferentes tamanhos, papelão, tintas, colas, entre outros. Também serão utilizados recursos online para a pesquisa, incluindo sites educacionais sobre astronomia e artigos científicos. Aproveitando a criatividade dos alunos, outros materiais alternativos podem ser incorporados, desde que se mantenham dentro do preceito da sustentabilidade e baixo custo.

  • Materiais recicláveis (papelão, plástico, etc.)
  • Bolas de isopor em diversos tamanhos para representar os planetas
  • Tintas, pincéis e colas
  • Recursos online para pesquisa (sites, artigos, vídeos)

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