Seleção Natural e a Batalha pela Sobrevivência

Desenvolvida por: Leuzin… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Seleção Natural e Evolução

Esta atividade proporcionará aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental a oportunidade de entender o conceito de seleção natural e sua importância na diversidade das espécies através de uma metodologia ativa e participativa. Dividida em equipes, a classe representará diferentes espécies animais, cada uma com características variáveis, como cor da pelagem e resistência a doenças. Através de desafios propostos pelo professor, as espécies passarão por eventos de seleção. Os alunos poderão vivenciar na prática como as variações genéticas e ambientais influenciam na sobrevivência e reprodução das espécies. Discussões em Roda de Debate possibilitarão a reflexão sobre os processos de seleção natural, fomentando a compreensão de conceitos evolutivos e sua influência na biodiversidade. Este plano de aula busca ativar o pensamento crítico, promover a colaboração entre os alunos e oferecer um entendimento mais profundo sobre o funcionamento da seleção natural no mundo natural.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos dessa atividade se concentram em promover uma compreensão teórico-prática do conceito de seleção natural e sua influência na biodiversidade. Pretende-se que, ao final das atividades, os alunos consigam diferenciar os conceitos de adaptação e seleção natural, identificar e discutir diferentes fatores que influenciam a seleção natural e compreender como as variações genéticas contribuem para a sobrevivência e reprodução das espécies. Através da dinâmica de grupos e do debate, espera-se desenvolver habilidades de argumentação, escuta ativa e respeito às diferentes opiniões.

  • Compreender o conceito de seleção natural e sua importância na evolução das espécies.
  • Identificar as variações genéticas dentro de uma espécie e como elas podem afetar a sobrevivência e reprodução.
  • Desenvolver habilidades de argumentação e debate sobre temas científicos.
  • Estabelecer relações entre teorias evolutivas e a diversidade biológica.

Conteúdo Programático

Através desta proposta pedagógica, os alunos serão introduzidos aos conceitos fundamentais da seleção natural, conforme propostos por Charles Darwin, e sua aplicação no entendimento da biodiversidade. Compararemos as ideias de Darwin com as de outros cientistas como Lamarck, favorecendo a compreensão das diferentes perspectivas sobre evolução. Serão também abordadas as características hereditárias e sua transmissão, relacionando-as com a diversidade genética e a capacidade adaptativa das espécies ao ambiente.

  • Conceitos básicos de seleção natural e adaptação.
  • Variações genéticas e sua influência na sobrevivência das espécies.
  • Teorias evolutivas de Lamarck e Darwin: semelhanças e diferenças.
  • Transmissão de características hereditárias e sua relação com a evolução.

Metodologia

A metodologia proposta para essa atividade é a aprendizagem baseada em jogos e debates. Os alunos serão divididos em grupos e assumirão o papel de diferentes espécies, enfrentando desafios que simulam eventos de seleção natural. Após cada desafio, realizaremos Rodas de Debate para discutir os resultados e as implicações para as espécies envolvidas. Esta abordagem promove um aprendizado ativo, onde os alunos são os protagonistas do processo de ensino-aprendizagem.

  • Divisão da classe em grupos representando diferentes espécies.
  • Aplicação de desafios que simulem eventos de seleção natural.
  • Roda de Debate para discussão dos resultados dos desafios.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será executada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, o professor introduzirá os conceitos de seleção natural e evolução, e os alunos serão dividos em grupos. Os grupos receberão as características de suas 'espécies' e começarão o primeiro desafio. Na segunda aula, após a continuação e conclusão dos desafios, será realizada uma Roda de Debate para discussão dos resultados e reflexão sobre a seleção natural.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos e divisão de grupos (60 minutos).
  • Aula 2: Conclusão dos desafios e Roda de Debate (60 minutos).

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, baseando-se na participação dos alunos durante as atividades e nas contribuições individuais e do grupo durante os debates. Consideraremos a capacidade de argumentação, o entendimento dos conceitos de seleção natural e evolução, assim como a colaboração entre os colegas. Tarefas específicas, como a apresentação de estratégias adaptativas de sua 'espécie' e o desempenho nos desafios, também serão avaliadas. Exemplos de comportamentos desejáveis incluem a demonstração de pensamento crítico, uso adequado de vocabulário científico e habilidade para trabalhar em equipe.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples, como cartolinas, marcadores e fichas descritivas das características das 'espécies'. A sala de aula deve permitir a formação de pequenos grupos e um espaço para conduzir as Rodas de Debate. Recursos adicionais incluem acesso a artigos e vídeos sobre seleção natural e evolução, para suporte teórico e enriquecimento das discussões.

  • Cartolinas e marcadores.
  • Fichas descritivas das 'espécies'.
  • Acesso a material teórico sobre seleção natural e evolução.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo