Esta atividade tem como objetivo explorar e discutir o avanço tecnológico relacionado ao uso de radiações em diagnósticos e tratamentos médicos. Os alunos serão divididos em grupos e dedicar-se-ão à pesquisa sobre diferentes tecnologias, como raio X, ultrassom, ressonância magnética, radioterapia e laser, centrando-se no princípio físico que fundamenta cada tecnologia, assim como suas aplicações, benefícios e os riscos associados. Através de apresentações em seminário, os alunos poderão compartilhar seu conhecimento, propiciando um ambiente rico em trocas e aprendizados. O foco será entender o papel vital que a ciência e a tecnologia desempenham na medicina moderna, promovendo um debate sobre as inovações tecnológicas e a responsabilidade ética inerente ao uso das radiações.
O propósito desta atividade é engajar os alunos na compreensão das relações entre tecnologia, ciência e medicina, especialmente no que tange o uso das radiações. Visa promover uma percepção crítica sobre a importância dos avanços tecnológicos na melhoria dos diagnósticos e tratamentos médicos, bem como estimular a Discussão sobre as considerações éticas e de segurança na prática médica contemporânea. Desta forma, buscar-se-á desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica e apresentação, fundamentais para a construção do conhecimento científico.
Este plano de aula está estruturado de maneira a proporcionar aos alunos uma compreensão aprofundada sobre as diversas tecnologias médicas que utilizam radiações, enfatizando os aspectos físicos, práticos e éticos. O conteúdo programático abordará desde os fundamentos das radiações até aplicações específicas na medicina, incluindo um olhar crítico sobre os avanços tecnológicos e os dilemas éticos que surgem com seu uso.
Adotaremos uma metodologia ativa de aprendizagem, onde os alunos serão os principais agentes de seu processo educativo. Através de pesquisa em grupos, os alunos buscarão entender e analisar as diferentes tecnologias médicas. O resultado de suas pesquisas será compartilhado com a turma por meio de seminários, fomentando a discussão e a troca de conhecimentos. Este formato visa estimular o envolvimento ativo dos alunos, promovendo habilidades de pesquisa, colaboração, comunicação e pensamento crítico.
A atividade será realizada em uma aula de 60 minutos, dividida em momentos de pesquisa, preparação e apresentação dos seminários.
A avaliação será baseada na qualidade da pesquisa realizada por cada grupo, na clareza e profundidade das apresentações em seminários, e na participação ativa durante os debates. Serão considerados critérios como coesão e coerência das informações apresentadas, habilidade de argumentação, uso adequado de termos técnicos, criatividade na apresentação, e respeito e escuta ativa durante as apresentações dos colegas. Exemplos de avaliação incluem rubricas de avaliação detalhadas, focadas na profundidade da pesquisa, qualidade da apresentação e engajamento nos debates.
Para a realização desta atividade, será necessário acesso a recursos como internet, livros didáticos e artigos científicos para a pesquisa. Além disso, serão utilizados recursos audiovisuais para as apresentações, como projetor e computador. Materiais de escrita para anotações e preparação da apresentação também serão essenciais.
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