Esta atividade prática visa proporcionar aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental uma compreensão profunda sobre a transmissão das características hereditárias através das gerações. Utilizando a metodologia de sala de aula invertida, os alunos assistirão a um vídeo sobre genética básica como preparação. Em sala de aula, serão divididos em grupos e receberão a missão de 'viajar no tempo' por meio da criação de árvores genealógicas de uma família fictícia, usando cartões coloridos para simbolizar diferentes genes. Este exercício prático permitirá aos estudantes observar visualmente a herança de características como cor dos olhos e tipo de cabelo, reforçando o conceito de como os gametas são cruciais na hereditariedade, promovendo a conexão entre ancestralidade e descendência de maneira lúdica e interativa.
O objetivo desta atividade é solidificar a compreensão dos alunos sobre conceitos fundamentais de genética e hereditariedade, enfatizando a importância dos gametas na transmissão de características hereditárias. Os estudantes aprenderão sobre o papel dos genes e como eles afetam as características físicas e comportamentais, obtendo uma compreensão visual e prática ao construir árvores genealógicas. Além disso, essa atividade visa fomentar habilidades de trabalho em equipe e pensamento crítico ao desafiá-los a resolver problemas genéticos com base na simulação da herança de traços em gerações.
Os alunos serão introduzidos ao estudo da genética, com foco na hereditariedade e na função dos gametas. Eles explorarão conceitos chave como os genes, dominância e recessividade, tipos de herança, e a importância dos gametas na transmissão das características. Além disso, ideias mendelianas sobre hereditariedade e as bases da genética serão discutidas para fornecer uma compreensão sólida da matéria.
A atividade será baseada em metodologias ativas, especificamente sala de aula invertida e atividade mão-na-massa. Inicialmente, os alunos assistirão a um vídeo educativo sobre genética básica fora da sala de aula como preparação. Durante a aula, formarão grupos para discutir o conteúdo e, posteriormente, usarão cartões coloridos para simular a transmissão de genes e construir árvores genealógicas, facilitando a visualização do processo de hereditariedade.
A carga horária total desta atividade será de 1 hora, distribuída em 1.5 aulas de 40 minutos. Na primeira aula, os alunos discutirão o vídeo assistido previamente. A segunda aula será destinada à montagem das árvores genealógicas em grupo.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos, na correta identificação e representação dos genes nas árvores genealógicas e na habilidade de explicar o processo de hereditariedade demonstrado. Será considerado também o trabalho em equipe, a participação nas discussões e a capacidade de aplicar os conceitos de genética para resolver problemas propostos. A avaliação será formativa, permitindo aos alunos refletirem sobre seu aprendizado e compreensão do conteúdo.
Para a realização desta atividade, serão necessários cartões coloridos para representar diferentes genes, quadro branco ou folhas grandes para a montagem das árvores genealógicas e acesso a um vídeo educativo sobre genética básica. Materiais de escrita e apagadores para o quadro também serão utilizados para facilitar a visualização e discussão das características hereditárias.
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