Aventura Lateralizada

Desenvolvida por: Sâmia … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Educação Física
Temática: Lateralidade

A atividade Aventura Lateralizada é projetada para crianças de 6 e 7 anos do 1º ano do Ensino Fundamental com o objetivo de explorar a noção de lateralidade através de um circuito de obstáculos. Este circuito é composto por uma série de atividades que exigem o uso alternado dos lados direito e esquerdo do corpo. Por exemplo, tocar pinos com apenas uma das mãos, pular em um pé só, e passar por túneis laterais estimulam a conscientização corporal e a coordenação motora. Ao longo do circuito, são propostas tarefas que desafiam as crianças a identificar e nomear os lados do corpo, promovendo uma aprendizagem dinâmica e divertida. A atividade também engaja os participantes em processos de tomada de decisão e resolução de problemas, à medida que eles precisam planejar suas estratégias para superar os obstáculos utilizando os elementos básicos da ginástica e da ginástica geral, valorizando a expressão corporal e respeitando os próprios limites e os dos colegas.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é promover a conscientização sobre a lateralidade e desenvolver a coordenação motora dos alunos, incentivando-os a identificar e utilizar os lados direito e esquerdo do corpo de maneira controlada e equilibrada. Além disso, visa valorizar a expressão corporal individual dentro de uma atividade coletiva, estimulando o respeito mútuo, a socialização e o trabalho em equipe. Através da superação de obstáculos e da resolução de problemas motrizes, os alunos serão encorajados a pensar criativamente e a desenvolver estratégias para alcançar objetivos específicos, contribuindo assim para a sua autonomia e autoconfiança.

  • Desenvolver a noção de lateralidade.
  • Melhorar a coordenação motora e equilíbrio.
  • Fomentar a socialização e o trabalho em equipe.
  • Estimular o respeito mútuo e a valorização das diferenças.
  • Promover a capacidade de planejamento e resolução de problemas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange conceitos de lateralidade, coordenação motora, equilíbrio, e expressão corporal. Estes elementos são fundamentais na ginástica e danças, expressando a cultura e a identidade dos indivíduos. Além disso, será abordada a capacidade de planejamento de estratégias para a execução de tarefas, estimulando a criatividade e o pensamento lógico das crianças.

  • Noção de lateralidade
  • Coordenação motora e equilíbrio
  • Expressão corporal e ritmo
  • Socialização e trabalho em equipe
  • Resolução de problemas e planejamento de estratégias

Metodologia

Esta atividade será realizada por meio de uma metodologia ativa, na qual os alunos são protagonistas do seu processo de aprendizagem. Serão utilizados jogos e desafios físicos que exigem a utilização específica dos lados do corpo, visando o desenvolvimento da lateralidade. Esta abordagem incentiva a participação ativa, a experimentação, a colaboração entre colegas e a reflexão sobre as próprias ações e estratégias. O circuito será projetado para ser inclusivo, proporcionando desafios adequados a diferentes níveis de habilidade, de modo que todos possam participar e se beneficiar da atividade.

  • Circuito de obstáculos com foco na lateralidade
  • Atividades de expressão corporal
  • Jogos de equilíbrio e coordenação
  • Dinâmicas de grupo para trabalho em equipe
  • Reflexão guiada sobre as experiências vividas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá duração total de 1 hora, dividida em duas partes de 50 minutos cada. Na primeira parte, será realizada uma introdução ao conceito de lateralidade e aos objetivos da atividade. Em seguida, os alunos serão divididos em pequenos grupos para percorrer o circuito de obstáculos. Na segunda parte, os grupos terão a chance de repetir o circuito, tentando melhorar suas estratégias e tempo. O encerramento envolverá uma conversa reflexiva sobre as experiências e aprendizados do dia.

  • Aula 1: Introdução ao conceito de lateralidade e início do circuito de obstáculos.
  • Aula 2: Continuação e conclusão do circuito de obstáculos. Reflexão final sobre a atividade.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e baseada na observação contínua dos alunos durante a execução do circuito e nas interações com os colegas. Será valorizado o esforço individuale a capacidade de trabalhar em equipe, além do desenvolvimento das habilidades de lateralidade e coordenação motora. A participação ativa, a criatividade nas estratégias para superar os obstáculos, e o respeito pelos colegas serão aspectos fundamentais. Será incentivada uma autoavaliação ao final, onde os alunos poderão refletir sobre seus progressos e desafios.

Materiais e ferramentas:

Para realizar esta atividade, serão necessários materiais como cones, pinos, cordas, túneis de tecido e colchonetes. Esses recursos são essenciais para montar um circuito de obstáculos diversificado e estimulante, proporcionando diferentes desafios físicos que promovem a coordenação motora, o equilíbrio e a expressão corporal. Também será utilizado um espaço amplo, preferencialmente ao ar livre, para acomodar o circuito e permitir que as crianças se movimentem livremente.

  • Cones e pinos para demarcação
  • Cordas e túneis de tecido
  • Colchonetes para atividades de equilíbrio
  • Música e equipamento de som
  • Espaço amplo para a montagem do circuito

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo