Na atividade 'Caça ao Tesouro Cultural', alunos do 1º ano do Ensino Fundamental serão imersos em uma aventura educativa que visa explorar e valorizar a cultura local e regional por meio de brincadeiras e jogos populares. Esta jornada começará com a divisão dos estudantes em equipes. Cada equipe receberá pistas que os levarão a diferentes estações espalhadas pela escola ou espaço adaptado. Em cada parada, encontrarão uma brincadeira ou jogo tradicional da região, como amarelinha, corrida de saco, cabo de guerra, entre outros. Para avançar para a próxima estação, as equipes terão que resolver charadas ou completar tarefas ligadas ao jogo presente na estação. O intuito é fazer com que os alunos não apenas se divirtam, mas também aprendam e se apropriem dos valores culturais, promovendo respeito pelas diferenças de desempenho entre seus colegas e reforçando a importância dessas práticas lúdicas como elementos de preservação cultural e de identidade regional.
Esta atividade tem como objetivo promover o conhecimento e a valorização das brincadeiras e jogos populares locais e regionais entre os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, além de desenvolver habilidades de resolução de problemas, trabalho em equipe e respeito pelas diferenças. Por meio da experiência prática, busca-se ampliar o repertório cultural dos estudantes, estimulando a preservação da memória cultural da comunidade e fomentando a percepção da importância dessas práticas para o fortalecimento de vínculos sociais e culturais.
O conteúdo programático da 'Caça ao Tesouro Cultural' está estruturado para englobar o estudo e prática de diversos jogos e brincadeiras regionais, proporcionando aos alunos a oportunidade de conhecerem melhor a cultura de sua região. Serão abordados conceitos como patrimônio cultural, a importância do folclore e das tradições locais, além de um aprofundamento nos jogos populares como elementos de identidade cultural.
Utilizando metodologias ativas como a Atividade Mão-na-massa, Aprendizagem Baseada em Projetos e Aprendizagem Baseada em Jogos, a Caça ao Tesouro Cultural engaja os alunos em um processo de aprendizagem exploratória e significativa. As equipes percorrerão estações que demandam atividade física, raciocínio lógico, trabalho em equipe e criatividade para resolver charadas e completar tarefas. Esta abordagem permite que os alunos aprendam fazendo e colaborando, reforçando a assimilação do conteúdo de maneira divertida e interativa.
A atividade 'Caça ao Tesouro Cultural' será realizada em um total de 2 horas, divididas em 4 sessões de 30 minutos cada. Durante este tempo, os alunos terão a oportunidade de explorar as diferentes estações, enfrentar e resolver os desafios propostos e, consequentemente, aprender sobre os jogos e brincadeiras da cultura local e regional.
A avaliação da 'Caça ao Tesouro Cultural' será processual e considerará a participação ativa dos alunos, a colaboração em equipe, além da capacidade de resolver problemas apresentados ao longo da atividade. Observações diretas e registros fotográficos poderão ser utilizados para avaliar o envolvimento dos alunos, assim como reflexões orais ou escritas sobre o que aprenderam com a experiência. O professor poderá ainda considerar a criatividade e o empenho na realização das tarefas e na superação dos desafios, utilizando critérios claros e pré-estabelecidos para assegurar uma avaliação justa e construtiva.
Para a realização da 'Caça ao Tesouro Cultural', serão necessários recursos como: pistas impressas, materiais para a execução das brincadeiras (cordas, arcos, sacos para corrida, etc.), equipamento de som para música ambiente (opcional), câmera fotográfica ou celular para registros, além de espaços adequados para a execução das atividades. A incorporação de elementos visuais e materiais didáticos específicos para cada estação enriquecerá a experiência e o aprendizado dos alunos.
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