Circuito da Brincadeira Popular

Desenvolvida por: Marco … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Educação Física
Temática: Jogos e Brincadeiras Populares

A atividade 'Circuito da Brincadeira Popular' visa introduzir alunos do 1º ano do Ensino Fundamental a uma diversidade de jogos e brincadeiras tradicionais de suas culturas regionais. Por meio de um circuito de atividades, os alunos experimentarão jogos como peteca, amarelinha e esconde-esconde, em diferentes estações. Este circuito proporciona a oportunidade dos estudantes aprenderem sobre as tradições culturais, desenvolverem estratégias e habilidades motoras para superar os desafios de cada jogo, além de fomentar o respeito pelas diferenças e habilidades dos colegas. Após a execução das atividades, será promovida uma discussão sobre as características e estratégias dos jogos, contribuindo para o reconhecimento cultural e desenvolvimento social das crianças.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade incluem o reconhecimento e a valorização de jogos tradicionais, a experimentação e fruição de brincadeiras culturais, e o desenvolvimento de estratégias para desafios lúdicos. As crianças serão incentivadas a respeitar as diferenças individuais e a compartilhar experiências em brincadeiras coletivas.

  • Reconhecer e valorizar jogos da cultura regional.
  • Experimentar e fruir brincadeiras diversas.
  • Desenvolver estratégias para superar desafios lúdicos.
  • Respeitar diferenças individuais nas brincadeiras.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12EF01: Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas.
  • EF12EF02: Explicar, por meio de múltiplas linguagens (corporal, visual, oral e escrita), as brincadeiras e os jogos populares do contexto comunitário e regional, reconhecendo e valorizando a importância desses jogos e brincadeiras para suas culturas de origem.
  • EF12EF03: Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios de brincadeiras e jogos populares do contexto comunitário e regional, com base no reconhecimento das características dessas práticas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático do 'Circuito da Brincadeira Popular' abrange a vivência de jogos populares, a exploração dos contextos culturais das brincadeiras e o desenvolvimento de habilidades motoras e sociais. Os alunos também refletirão sobre suas experiências em grupo.

  • Vivência de jogos populares.
  • Exploração de contextos culturais das brincadeiras.
  • Desenvolvimento de habilidades motoras.
  • Reflexão sobre experiências em grupo.

Metodologia

A metodologia envolverá a organização de um circuito com estações de jogos populares, permitindo que os alunos experimentem cada atividade sequencialmente. As estratégias de ensino incluirão instruções claras, modelagens, apoio durante as práticas e discussão reflexiva ao final para consolidar o aprendizado.

  • Organização de circuito de estações.
  • Modelagem das atividades.
  • Instruções claras e apoio nas práticas.
  • Discussão reflexiva para consolidação do aprendizado.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma do circuito é planejado para ser realizado em 3 horas, divididas em 4.5 sessões de 40 minutos. Cada sessão abordará diferentes fases da atividade, desde a introdução dos jogos até a discussão final sobre as experiências.

  • Introdução e explicação das atividades - 40 minutos.
  • Execução nas estações de jogos - 80 minutos (2 sessões de 40 minutos).
  • Intervalo e reorganização - 20 minutos.
  • Continuação das atividades e troca de estações - 40 minutos.
  • Discussão e fechamento - 40 minutos.

Avaliação

A avaliação dos alunos será contínua e observacional, focando no engajamento, participação e desenvolvimento de estratégias durante os jogos. Os professores observarão a cooperação com os colegas, a capacidade de respeitar regras e a adaptação a diferentes desafios. Exemplos de critérios incluem a participação ativa em todas as estações, respeito pelas diferenças de desempenho e a habilidade de discutir as estratégias usadas e o aprendizado adquirido.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para o 'Circuito da Brincadeira Popular' incluem materiais que representem cada brincadeira, além de mapas das estações e cronograma visual para facilitar o fluxo e a organização da atividade.

  • Materiais para brincadeiras (peteca, giz para amarelinha, pedras para esconde-esconde).
  • Mapas das estações do circuito.
  • Cronograma visual da atividade.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo