A atividade 'Circuito da Brincadeira Popular' visa introduzir alunos do 1º ano do Ensino Fundamental a uma diversidade de jogos e brincadeiras tradicionais de suas culturas regionais. Por meio de um circuito de atividades, os alunos experimentarão jogos como peteca, amarelinha e esconde-esconde, em diferentes estações. Este circuito proporciona a oportunidade dos estudantes aprenderem sobre as tradições culturais, desenvolverem estratégias e habilidades motoras para superar os desafios de cada jogo, além de fomentar o respeito pelas diferenças e habilidades dos colegas. Após a execução das atividades, será promovida uma discussão sobre as características e estratégias dos jogos, contribuindo para o reconhecimento cultural e desenvolvimento social das crianças.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade incluem o reconhecimento e a valorização de jogos tradicionais, a experimentação e fruição de brincadeiras culturais, e o desenvolvimento de estratégias para desafios lúdicos. As crianças serão incentivadas a respeitar as diferenças individuais e a compartilhar experiências em brincadeiras coletivas.
O conteúdo programático do 'Circuito da Brincadeira Popular' abrange a vivência de jogos populares, a exploração dos contextos culturais das brincadeiras e o desenvolvimento de habilidades motoras e sociais. Os alunos também refletirão sobre suas experiências em grupo.
A metodologia envolverá a organização de um circuito com estações de jogos populares, permitindo que os alunos experimentem cada atividade sequencialmente. As estratégias de ensino incluirão instruções claras, modelagens, apoio durante as práticas e discussão reflexiva ao final para consolidar o aprendizado.
O cronograma do circuito é planejado para ser realizado em 3 horas, divididas em 4.5 sessões de 40 minutos. Cada sessão abordará diferentes fases da atividade, desde a introdução dos jogos até a discussão final sobre as experiências.
A avaliação dos alunos será contínua e observacional, focando no engajamento, participação e desenvolvimento de estratégias durante os jogos. Os professores observarão a cooperação com os colegas, a capacidade de respeitar regras e a adaptação a diferentes desafios. Exemplos de critérios incluem a participação ativa em todas as estações, respeito pelas diferenças de desempenho e a habilidade de discutir as estratégias usadas e o aprendizado adquirido.
Os recursos necessários para o 'Circuito da Brincadeira Popular' incluem materiais que representem cada brincadeira, além de mapas das estações e cronograma visual para facilitar o fluxo e a organização da atividade.
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