Corrida dos Balões Coloridos

Desenvolvida por: Luma S… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Educação Física
Temática: Brincadeiras e Jogos, Esportes, Ginásticas, Danças

A atividade Corrida dos Balões Coloridos foi desenhada para envolver os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental em uma atividade lúdica que promove o trabalho em equipe e o entendimento de regras. Durante a atividade, os alunos serão divididos em equipes e deverão mover um balão de um ponto a outro, equilibrando-o entre dois alunos usando somente seus corpos, sem a ajuda das mãos. O desafio é atravessar a linha de chegada antes das outras equipes. Essa atividade prática e divertida busca não só promover a integração social e o respeito às regras, mas também estimular o desenvolvimento motor e a capacidade de colaboração entre pares. Ao trabalhar com tempos, ritmos e equilíbrio, a Corrida dos Balões Coloridos também se alinha ao conteúdo de movimentação corporal e aos princípios básicos da ginástica e dança, reforçando a identificação e valorização das manifestações culturais por meio do movimento.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem visam proporcionar uma experiência prática que integre as capacidades físicas e sociais dos alunos, alinhando-se com as habilidades previstas na BNCC. Durante a atividade, espera-se que os alunos desenvolvam a percepção de cooperação e o respeito às regras como fundamentais para o sucesso das equipes. Além disso, são introduzidos elementos básicos de marca e precisão, fundamentais para contextos esportivos, proporcionando uma experiência rica em habilidades motoras. A interatividade proposta fomenta o trabalho em equipe e a comunicação eficaz entre os pares, estimulando também o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como empatia e resiliência.

  • Incentivar o trabalho em equipe e a comunicação entre pares.
  • Respeitar as regras estabelecidas para a execução adequada da atividade.
  • Desenvolver habilidades motoras básicas, como equilíbrio, ritmo e coordenação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12EF05: Experimentar e fruir, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo, a prática de esportes de marca e de precisão, identificando os elementos comuns a esses esportes.
  • EF12EF12: Identificar os elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos) das danças do contexto comunitário e regional, valorizando e respeitando as manifestações de diferentes culturas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade está estruturado em torno dos princípios do movimento corporal, ginástica e dança, integrando conceitos básicos de marca e precisão aplicados em contextos de jogos lúdicos. Os alunos participarão de uma prática desportiva que favorece a internalização de regras e a cooperação, essenciais para sua formação integral. Além disso, são abordados elementos culturais relativos às manifestações locais e regionais, incorporando ao currículo a diversidade e a valorização do contexto comunitário.

  • Princípios básicos do movimento corporal em atividades lúdicas.
  • Regras e cooperação em jogos e esportes.
  • Elementos culturais e regionais nas práticas corporais.

Metodologia

A metodologia proposta envolve uma abordagem prática centrada no aluno, onde o jogo é a base para a aprendizagem. A corrida de balões requer que os alunos resolvam problemas em tempo real, utilizem a criatividade para movimentar o balão sem o uso das mãos e incorporem rapidamente as instruções dadas pelo professor. A interação contínua e o feedback imediato promovem um ambiente dinâmico e participativo, essencial para o desenvolvimento das habilidades pretendidas. Além disso, a inclusão de dinâmicas em duplas e grupos pequenos fomenta a colaboração e a comunicação eficaz entre os participantes.

  • Abordagem prática através de jogos e dinâmicas.
  • Resolução de problemas em tempo real durante a atividade.
  • Promoção da criatividade e colaboração entre os alunos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está planejado para uma aula de 50 minutos, dividida em introdução, explicação das regras, prática do jogo e encerramento com discussão em grupo. O formato compacto e dinâmico permite que os alunos permaneçam envolvidos durante todo o período, garantindo uma prática efetiva e lúdica. A sequência das atividades é organizada para maximizar a motivação e o engajamento, conduzindo os alunos do entendimento teórico à aplicação prática de maneira fluida e envolvente.

  • Aula 1: Introdução e explicação de regras (10 minutos), prática do jogo com balões (30 minutos), encerramento e discussão em grupo (10 minutos)
  • Momento 1: Introdução e explicação de regras (Estimativa: 10 minutos)
    Apresente os objetivos da atividade e explique brevemente a dinâmica da Corrida dos Balões Coloridos. Divida os alunos em equipes de tamanho adequado. Em seguida, detalhe as regras: mover o balão do ponto A ao ponto B equilibrando entre dois alunos, sem usar as mãos. É importante que os alunos compreendam que comunicação e cooperação são essenciais para o sucesso. Permita que façam perguntas e que testem rapidamente a movimentação com os balões para garantir o entendimento.

    Momento 2: Prática do jogo com balões (Estimativa: 30 minutos)
    Organize as equipes nas posições iniciais. Dê o sinal de início utilizando o apito. Observe se todos estão respeitando as regras e intervenha quando necessário, reforçando o valor do jogo limpo e da diversão. É importante acompanhar a atividade de perto, incentivando aqueles que estão em dificuldades e elogiando as boas práticas. Faça pausas breves para comentar positivamente o trabalho em equipe e superar desafios. Proponha pequenas mudanças nos pares para que todos interajam e experimentem desafios diferentes.

    Momento 3: Encerramento e discussão em grupo (Estimativa: 10 minutos)
    Reúna os alunos em círculo para uma discussão final. Peça para que compartilhem suas experiências, o que acharam mais divertido ou desafiador e como se sentiram ao colaborar com os colegas. É uma oportunidade para reforçar a importância do respeito às regras e da comunicação. Avalie qualitativamente a compreensão dos alunos sobre as lições aprendidas observando as respostas e interações durante o fechamento da atividade. Dê feedback positivo e reconheça o esforço de todos.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Em caso de alunos com limitações físicas ou necessidades específicas, adapte a atividade oferecendo opções que não envolvam mobilidade intensa, como equilibrar o balão em uma superfície mais estável. Incentive pares colaborativos onde os alunos possam ajudar-se mutuamente, oferecendo suporte e cuidado. Utilize instruções visuais e auditivas diversas para garantir que todos compreendam as regras e etapas, respeitando o ritmo de cada aluno. Esteja aberto a modificar a dinâmica, se necessário, para que todos possam participar de maneira significativa.

Avaliação

Para avaliar o progresso dos alunos, serão utilizados métodos de avaliação formativa e observacional. O objetivo é analisar como os alunos aplicam as instruções durante a corrida, o modo como trabalham em equipe, e como respeitam as regras do jogo. Os critérios de avaliação envolvem a observação da participação ativa, a capacidade de resolução de problemas e a comunicação eficaz entre pares. Exemplos práticos incluem a avaliação do aluno que ajuda ativamente seu parceiro a equilibrar o balão ou propõe estratégias para a equipe avançar no jogo. Utilizando feedback formativo após a atividade, o professor pode fornecer orientações construtivas para suportar o progresso contínuo. As avaliações estão alinhadas com as necessidades pedagógicas e habilidades específicas previstas para esta faixa etária.

  • Avaliação formativa e observacional da aplicação das regras e colaboração.
  • Feedback após a atividade para melhorias contínuas.
  • Observação do trabalho em equipe e resolução de problemas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade são simples e facilmente acessíveis, sendo especialmente selecionados para promover um ambiente de aprendizado inclusivo e criativo. Materiais de baixo custo e de fácil acesso, como balões coloridos e cones para demarcar o percurso, são utilizados para facilitar a implementação da atividade sem onerar o orçamento. Estes recursos também são escolhidos para serem inclusivos, garantindo que todos os alunos possam participar ativamente e de maneira segura.

  • Balões coloridos.
  • Cones para delimitar o espaço e marcar o percurso.
  • Apito para sinalizar o início e fim da corrida.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que a inclusão e acessibilidade são essenciais em qualquer ambiente de aprendizagem, e que os professores enfrentam desafios diários ao implementar práticas inclusivas. Portanto, as recomendações apresentadas visam facilitar a implementação sem sobrecarga adicional. Embora não haja condições específicas identificadas, é vital garantir que todos os alunos possam participar igualmente. Assim, encorajamos adaptações de espaço e materiais para atender diferentes necessidades físicas e participativas. Prover espaços dentro da sala onde todos possam se movimentar livremente e usar recursos como balões leves facilita a participação plena de todas as crianças. Além disso, é importante criar um ambiente de respeito e empatia, onde todas as crianças se sintam seguras e apoiadas para expressar suas ideias e interagir com os colegas.

  • Adaptação do espaço para facilitar o deslocamento livre e seguro.
  • Uso de balões leves para garantir a inclusão de diferentes capacidades motoras.
  • Promoção de um ambiente de respeito e empatia entre os alunos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo