Estratégias do Mestre Jogador

Desenvolvida por: José L… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Educação Física
Temática: Brincadeiras Populares e Resolução de Problemas

A atividade 'Estratégias do Mestre Jogador' foi desenvolvida para engajar os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental em um jogo que simula cenários de brincadeiras populares, permitindo que explorem de maneira prática as raízes culturais regionais. Durante o jogo, as crianças são desafiadas a superar obstáculos aplicando estratégias e respeitando regras específicas inerentes a cada cenário. A proposta da atividade é não apenas educativa, mas também lúdica, promovendo a valorização das tradições culturais locais e estimulando habilidades cognitivas e sociais através da resolução de problemas. Ao longo dos 60 minutos planejados para a aula, os alunos são incentivados a trabalhar em colaboração com os colegas, respeitando as diferenças de desempenho individuais e desenvolvendo suas capacidades de comunicação e interação sob diferentes formas de expressão.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo de aprendizagem desta aula é fomentar nas crianças a habilidade de explorar, compreender e valorizar as brincadeiras e os jogos tradicionais da cultura local, estimulando a sua criatividade e capacidade de resolver problemas. Através da interação direta com esses jogos, as crianças aprenderão a elaborar estratégias, respeitar regras e dividir responsabilidades, alinhando prática lúdica ao desenvolvimento de habilidades sociais e motoras.

  • Valorizar e respeitar tradições culturais regionais por meio de jogos.
  • Desenvolver a capacidade de resolver problemas e planejar estratégias.
  • Estabelecer comunicação eficaz em diferentes linguagens e contextos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12EF01: Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas.
  • EF12EF02: Explicar, por meio de múltiplas linguagens (corporal, visual, oral e escrita), as brincadeiras e os jogos populares do contexto comunitário e regional, reconhecendo e valorizando a importância desses jogos e brincadeiras para suas culturas de origem.
  • EF12EF03: Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios de brincadeiras e jogos populares do contexto comunitário e regional, com base no reconhecimento das características dessas práticas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade é focado na imersão dos alunos nas brincadeiras culturais, buscando desenvolver o reconhecimento e a importância desses jogos tradicionais para a formação social e cultural. Os alunos terão a oportunidade de experimentar diferentes brincadeiras, recriar cenários e participar ativamente em desafios que promovem a integração social e o aprendizado por meio de atividades práticas.

  • Introdução e história de brincadeiras populares.
  • Reconhecimento e prática de jogos tradicionais.
  • Participação em desafios lúdicos e colaborativos.

Metodologia

A metodologia adotada baseia-se na proposta prática e lúdica, onde as crianças são convidadas a vivenciar as situações de brincadeira em tempo real, instigando a reprodução de problemas e o surgimento de soluções criativas e partilhadas. O ambiente de aprendizagem é interativo, focando na ludicidade como recurso principal, e a prática colaborativa é constantemente estimulada, permitindo que os alunos aprendam através da experiência e do contato direto com as atividades.

  • Simulações práticas de brincadeiras.
  • Resolução colaborativa de problemas.
  • Utilização de diversas linguagens para comunicação.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade está organizada em uma única aula de 60 minutos, cuidadosamente estruturada para introduzir, engajar e concluir as atividades propostas de forma coerente e eficiente. O cronograma foi pensado para maximizar o engajamento dos alunos e permitir uma vivência completa das atividades dentro do tempo estipulado.

  • Apresentação e contextualização das brincadeiras populares.
  • Execução prática dos jogos, com desafios inseridos.
  • Reflexão final e compartilhamento de experiências.

Avaliação

Os alunos serão avaliados com base em sua participação ativa durante as atividades, capacidade de resolver problemas e interação com os colegas. A metodologia avaliativa adotará observação contínua, focando em critérios como envolvimento, respeito às regras e cooperação. Exemplo: um aluno que demonstra capacidade de elaborar estratégias para superar os desafios e que colabora com os colegas de maneira respeitosa pode receber um feedback positivo, sendo encorajado a expor suas ideias e adaptar estratégias. Além disso, cada aluno será incentivado a compartilhar suas experiências e aprendizados nas diferentes fases do jogo, promovendo um espaço de diálogo e reflexão sobre suas ações.

Materiais e ferramentas:

Para a condução eficaz das atividades, os materiais e recursos foram selecionados para suportar a experiência prática e interativa, facilitando aos alunos a vivência completa dos jogos propostos. Incluem-se ferramentas visuais e físicas que servirão como suporte para as atividades lúdicas.

  • Materiais visuais para contextualização.
  • Equipamentos e objetos de apoio aos jogos.
  • Espaço amplo para realização dos desafios.

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