Mini Olimpíadas Mirins

Desenvolvida por: Laryss… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Educação Física
Temática: Jogos Olímpicos

A atividade Mini Olimpíadas Mirins é uma versão miniaturizada dos Jogos Olímpicos adaptada para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Nessa atividade pedagógica prática, os estudantes irão participar de esportes de marca e precisão, como corridas de revezamento com bastões simbólicos e arremesso de peso com bolas leves, visando promover não apenas o desenvolvimento físico, mas também habilidades socioemocionais como trabalho em equipe, respeito pelas regras e o protagonismo. Antes do início dos jogos, haverá uma discussão coletiva sobre a importância de seguir as regras para garantir a integridade e a segurança de todos os participantes. Além disso, os alunos serão divididos em grupos, onde cada um representará um país diferente. Eles serão encorajados a pesquisar e apresentar sobre a cultura esportiva do país que representam, o que enriquecerá o conhecimento global e cultural dos alunos, além de estimular a fruição e o apreço pela diversidade esportiva mundial.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade se concentram em promover o desenvolvimento físico, cognitivo e socioemocional dos alunos por meio do esporte, reconhecendo a importância do trabalho em equipe, do respeito mútuo e do seguimento das regras dentro e fora do contexto esportivo. Visa-se também despertar o interesse e a apreciação pela diversidade cultural através da pesquisa e apresentação das práticas esportivas de diferentes países, fomentando uma compreensão mais profunda da importância do esporte como parte da identidade e da cultura de um povo.

  • Promover o desenvolvimento físico através de esportes de marca e precisão.
  • Fomentar o trabalho em equipe e o respeito pelas regras do jogo.
  • Estimular o interesse pela diversidade cultural esportiva.
  • Desenvolver habilidades socioemocionais como a empatia e o protagonismo.
  • Ampliar o conhecimento global e cultural dos alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12EF05: Experimentar e fruir, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo, a prática de esportes de marca e de precisão, identificando os elementos comuns a esses esportes.
  • EF12EF06: Discutir a importância da observação das normas e das regras dos esportes de marca e de precisão para assegurar a integridade própria e as dos demais participantes.

Conteúdo Programático

Este plano de aulas aborda a prática de esportes de marca e precisão, a importância do seguimento das regras no esporte, o trabalho em equipe, o respeito mútuo e a fruição da diversidade cultural por meio do esporte. A metodologia ativa adotada permite que os estudantes não só aprendam fazendo, mas também assumam um papel ativo no processo de aprendizagem, estimulando o desenvolvimento de habilidades críticas e criativas.

  • Esportes de marca e precisão
  • Segurança e regras no esporte
  • Trabalho em equipe
  • Diversidade cultural e esportiva
  • Protagonismo do aluno

Metodologia

A utilização da Aprendizagem Baseada em Projetos e Jogos fomenta a participação ativa dos alunos, incentivando a colaboração, resolução de problemas e o pensamento crítico. Os alunos não só participarão ativamente dos jogos, mas também se envolverão em pesquisa e apresentação sobre um país e sua cultura esportiva, promovendo uma imersão cultural e desenvolvendo habilidades de pesquisa e apresentação.

  • Aprendizagem Baseada em Projetos
  • Aprendizagem Baseada em Jogos
  • Discussões em grupo
  • Pesquisa e apresentação sobre culturas esportivas
  • Atividades práticas de esportes de marca e precisão

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será distribuída ao longo de 6 aulas de 50 minutos, iniciando com a explicação dos objetivos e regras, seguindo com atividades práticas, pesquisas sobre países representados e culminando com a realização das Mini Olimpíadas Mirins e a apresentação dos projetos pelos alunos.

  • Aula 1: Introdução aos Jogos Olímpicos e discussão de regras
  • Aula 2: Experimentação prática de esportes de marca
  • Aula 3: Atividades práticas de precisão
  • Aula 4: Pesquisa sobre a cultura esportiva do país representado
  • Aula 5: Preparação e ensaio das apresentações culturais esportivas
  • Aula 6: Realização das Mini Olimpíadas Mirins e apresentações dos alunos

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, considerando a participação, colaboração e engajamento dos alunos nas atividades práticas, na pesquisa e nas apresentações. Será dado destaque ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como trabalho em equipe e respeito pelas regras, além da capacidade de conectar conhecimentos históricos e culturais com as práticas esportivas. Exemplificando, será avaliada a qualidade da pesquisa e como os alunos aplicam o conhecimento adquirido na elaboração de sua apresentação sobre o país que representam.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples, como bolas leves para arremesso de peso, bastões simbólicos para as corridas de revezamento, além de recursos para pesquisa cultural esportiva, como acesso à internet e materiais de apoio para as apresentações. A escola pode apoiar providenciando espaços adequados, como a quadra esportiva, e materiais de registro, tais como câmeras ou smartphones, para documentar os eventos.

  • Bolas leves para arremesso
  • Bastões simbólicos para revezamento
  • Acesso à Internet para pesquisa
  • Materiais de apoio para apresentações (cartolinas, marcadores)
  • Espaço adequado para práticas esportivas

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo