Circuito das Brincadeiras Tradicionais

Desenvolvida por: Jussar… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [Educação Física]
Temática: [Brincadeiras Tradicionais e Cultura Popular]

Nesta atividade, intitulada Circuito das Brincadeiras Tradicionais, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental participarão de um circuito composto por diferentes estações que apresentam brincadeiras tradicionais como amarelinha, queimada e rouba-bandeira. Cada grupo de alunos será guiado através das estações, proporcionando-lhes a oportunidade de vivenciar, experimentar e recriar essas brincadeiras com a própria criatividade. O foco da atividade é reforçar a importância da cooperação mútua e do respeito às diferenças individuais entre os colegas durante os jogos, ao mesmo tempo em que promove uma compreensão mais profunda das regras e valores culturais inerentes a cada brincadeira. Através deste circuito, espera-se que os alunos não apenas se divirtam, mas também desenvolvam habilidades sociais e motoras essenciais e aprendam a reconhecer a importância cultural das tradições populares.

Objetivos de Aprendizagem

Os principais objetivos de aprendizagem dessa atividade incluem fomentar nos alunos uma apreciação pelas brincadeiras tradicionais e suas importâncias culturais, incentivar a experimentação e recriação dos jogos de maneira a integrar a diversidade de habilidades dos colegas e promover um ambiente cooperativo onde o respeito e a aceitação das diferenças individuais sejam priorizados. Deste modo, a atividade possibilita um processo de ensino-aprendizagem significativo, que integra práticas sociais às experiências escolares.

  • Incentivar a cooperação entre os alunos durante a participação nas brincadeiras.
  • Promover o respeito às diferenças individuais de habilidades nos jogos.
  • Fomentar a compreensão e valorização das regras e tradições culturais das brincadeiras.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12EF01: Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas.
  • EF12EF02: Explicar, por meio de múltiplas linguagens (corporal, visual, oral e escrita), as brincadeiras e os jogos populares do contexto comunitário e regional, reconhecendo e valorizando a importância desses jogos e brincadeiras para suas culturas de origem.
  • EF12EF12: Identificar os elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos) das danças do contexto comunitário e regional, valorizando e respeitando as manifestações de diferentes culturas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange um conjunto diversificado e importante de práticas culturais e educativas que buscam integrar os alunos à compreensão e valorização das tradições populares através do jogo. Ao envolver as crianças em brincadeiras como amarelinha, queimada e rouba-bandeira, espera-se não apenas estimular a memória cultural e social destas práticas, mas também aprimorar competências de cooperação, autoconfiança e empatia ao longo do processo. O circuito permite que os alunos explorem diferentes aspectos motoras e cognitivas que são cruciais para o seu desenvolvimento integral.

  • Brincadeiras tradicionais: amarelinha, queimada, rouba-bandeira.
  • Respeito e cooperação em atividades coletivas.
  • Compreensão e seguimento de regras de jogos.
  • Valorização cultural e histórica das brincadeiras.

Metodologia

A metodologia adotada nesta atividade baseia-se na exploração prática e interativa das brincadeiras tradicionais através de um circuito de estações. Cada estação será organizada para que diferentes grupos possam vivenciar as brincadeiras simultaneamente, promovendo o trabalho em equipe e a rotação entre as atividades. Essa abordagem não apenas ajuda a manter a dinâmica e o interesse dos alunos, mas também garante que todos tenham oportunidades iguais de experimentar e criar novas regras em um contexto lúdico e culturalmente enriquecedor. A metodologia visa destacar a importância do respeito mútuo e da diversidade individual, incentivando a inclusão plena de todos os alunos nas atividades propostas.

  • Divisão dos alunos em grupos para participarem de estações de jogos.
  • Rotação entre as estações para garantir vivência de todas as brincadeiras.
  • Incentivo à recriação das brincadeiras com criatividade.
  • Foco no trabalho em equipe e no respeito mútuo.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma desta atividade consiste em uma única aula com duração de 60 minutos, dividida de forma a propiciar o máximo aproveitamento das experiências em cada estação de brincadeiras. Aquele tempo será composto por uma breve introdução e explicação dos objetivos, seguido por intervalos bem estruturados para que os grupos rotacionem entre as estações, encerrando com uma discussão coletiva onde serão compartilhadas as experiências vividas. Este formato foi escolhido para proporcionar uma experiência rica e compacta, que celebra e respeita o tempo escolar disponível.

  • Aula 1: Introdução e explicação (10 minutos), Participação nas estações (40 minutos), Discussão e encerramento (10 minutos).

Avaliação

A avaliação dos alunos será contínua e observacional, focando na participação ativa e engajamento durante as brincadeiras. Os professores deverão observar como os alunos colaboram em equipe, seguindo as regras com atenção, respeitando as diferenças individuais e propondo inovações criativas para as brincadeiras. Exemplos de critérios específicos incluem a capacidade do aluno em colaborar com seus pares, a demonstração de compreensão e respeito pelas regras e a valorização das tradições culturais partilhadas. O desempenho será discutido ao final da aula, numa roda de conversa onde eles podem refletir sobre suas experiências e o que aprenderam.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade são simples, mas devem ser cuidadosamente preparados para garantir que todas as estações do circuito sejam adequadamente equipadas. Os materiais incluem equipamentos clássicos e acessíveis para cada tipo de brincadeira, que permitirão que os alunos interajam, experimentem e recriem usando sua criatividade. Além disso, será útil ter cartazes ou impressos explicativos para lembrar regras básicas se necessário, reforçando tanto a memória visual quanto a compreensão auditiva dos jogadores.

  • Materiais para amarelinha: giz, fita adesiva para marcação.
  • Materiais para queimada: bolas leves e macias.
  • Materiais para rouba-bandeira: bandeiras coloridas.
  • Cartazes explicativos das regras de cada brincadeira.

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