Dança das Partes do Corpo

Desenvolvida por: Eduard… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Educação Física
Temática: Corpo e Movimento

A atividade 'Dança das Partes do Corpo' é uma prática pedagógica que promove a integração e a conscientização corporal de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental por meio da música 'Cabeça, Ombro, Joelho e Pé'. Durante a atividade, os estudantes serão convidados a realizar movimentos coordenados e tocar as partes do corpo mencionadas na canção. Após familiarizados com a prática, os alunos terão o desafio de criar sua própria versão da música, o que envolverá identificar outras partes do corpo como boca, olhos, cabelos, nariz e elaborar movimentos correspondentes. Esta etapa da atividade almeja estimular a criatividade, a expressão corporal e verbal, além de promover uma maior compreensão da diversidade corporal. Será uma oportunidade para os alunos trabalharem em equipe, praticarem a escuta ativa e desenvolverem habilidades para se expressar usando múltiplas linguagens.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo da atividade 'Dança das Partes do Corpo' é promover o desenvolvimento da coordenação motora, ritmo, atenção e memória dos alunos por meio dos movimentos realizados durante a canção. Além disso, busca-se incentivar a criatividade e a capacidade de trabalho em equipe ao desafiá-los a criar suas próprias versões da música, contemplando a inclusão de novas partes do corpo e movimentos. Essa atividade contribui para o reconhecimento da importância da diversidade corporal e para a ampliação da capacidade de expressão dos alunos, utilizando não só a linguagem corporal como também a oral e escrita quando compartilham suas criações com a turma.

  • Desenvolver a coordenação motora e o ritmo.
  • Estimular a memória e a atenção.
  • Promover a criatividade e a expressão corporal.
  • Incentivar o trabalho em equipe.
  • Reconhecer e valorizar a diversidade corporal.
  • Ampliar as habilidades de comunicação utilizando múltiplas linguagens.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12EF01: Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas.
  • EF12EF02: Explicar, por meio de múltiplas linguagens (corporal, visual, oral e escrita), as brincadeiras e os jogos populares do contexto comunitário e regional, reconhecendo e valorizando a importância desses jogos e brincadeiras para suas culturas de origem.

Conteúdo Programático

A 'Dança das Partes do Corpo' integra o conteúdo programático de Educação Física no Ensino Fundamental, abordando conceitos de conhecimento e controle corporal, expressão, comunicação e criatividade por meio do movimento. A atividade está alinhada aos objetivos do desenvolvimento integral do estudante, por meio do estímulo à saúde física e mental, ao convívio social e ao respeito pelas diferenças. Além disso, enfatiza a importância das brincadeiras e jogos populares como parte da cultura regional e meio de transmissão de valores.

  • Conhecimento e controle do corpo.
  • Expressão e comunicação por meio do movimento.
  • Criatividade e inovação.
  • Cultura popular e jogos tradicionais.
  • Respeito pelas diferenças e valorização da diversidade.

Metodologia

A metodologia adotada para esta atividade se baseia em práticas de aprendizagem ativa, onde os alunos são os principais protagonistas. Inicialmente, a turma será orientada a seguir os movimentos da música 'Cabeça, Ombro, Joelho e Pé', e, posteriormente, serão motivados a criar coletivamente novas versões da canção, engajando-se em um processo criativo que contempla a reflexão, a colaboração e a expressão por múltiplas linguagens. Esta abordagem promove um ambiente de aprendizagem dinâmico e inclusivo, fomentando a autonomia dos estudantes.

  • Aquecimento e introdução à canção original.
  • Exploração dos movimentos corporais com a música.
  • Trabalho em grupo para criação de novas versões.
  • Apresentação das criações para a turma.
  • Discussão sobre diversidade corporal e expressão.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma aula de 60 minutos, começando com um breve aquecimento e introdução ao objetivo da atividade. A seguir, os alunos participarão da dança dirigida pela música 'Cabeça, Ombro, Joelho e Pé', evoluindo para a etapa de criação em grupos e culminando com as apresentações das versões criadas pelos alunos, seguidas de um momento de feedback coletivo.

  • Aula 1 da atividade: Dança das Partes do Corpo

Avaliação

A avaliação da atividade 'Dança das Partes do Corpo' será formativa e contínua, observando o engajamento dos alunos durante as etapas de execução e criação, bem como a habilidade em trabalhar em equipe. Será dada atenção especial à capacidade de expressão corporal durante a dança, criatividade nas versões elaboradas e a habilidade de comunicação ao explicar e demonstrar as criações. Considerações sobre a inclusão e valorização da diversidade durante o processo criativo também serão critérios relevantes de avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário um espaço adequado que permita livre movimentação dos alunos, um sistema de som para tocar a música 'Cabeça, Ombro, Joelho e Pé' e suas versões criadas pelos alunos. Materiais como papel e canetas para anotar as ideias e contribuições durante a etapa de criação também são essenciais. A utilização de materiais visuais para ilustrar as diferentes partes do corpo pode enriquecer a experiência.

  • Espaço livre para movimentação.
  • Sistema de som.
  • Música 'Cabeça, Ombro, Joelho e Pé'.
  • Papel e canetas.
  • Material visual sobre partes do corpo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo