Dança das Cadeiras Coletiva

Desenvolvida por: Raquel (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Educação Física
Temática: Cooperação e Trabalho em Equipe

A Dança das Cadeiras Coletiva é uma atividade lúdica que visa promover a cooperação, comunicação e trabalho em equipe entre os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. Diferentemente da tradicional dança das cadeiras, nesta versão, os alunos devem trabalhar juntos para garantir que todos tenham um lugar para 'sentar' (agachar ou apoiar-se uns aos outros) quando a música for interrompida, diminuindo uma 'cadeira' a cada rodada. Esta atividade não só promove um ambiente de unidade e colaboração, mas também estimula habilidades físicas como equilíbrio, força e flexibilidade. Além disso, incentiva a criatividade dos alunos ao desafiá-los a encontrar soluções inovadoras para problemas, refletindo sobre a importância do trabalho em equipe e da comunicação eficaz.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é reforçar a importância do trabalho em equipe e da cooperação entre os alunos, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo. Ao engajar os alunos em um jogo lúdico que requer pensamento crítico, comunicação eficaz e colaboração, eles aprendem a resolver problemas em conjunto, valorizando as contribuições de cada indivíduo. Além disso, a atividade visa desenvolver habilidades físicas, como equilíbrio, força e flexibilidade, ao mesmo tempo em que enfatiza a capacidade de adaptação e criatividade ao enfrentarem desafios juntos.

  • Promover a cooperação e o trabalho em equipe
  • Desenvolver habilidades de comunicação eficaz
  • Estimular a criatividade e a resolução de problemas
  • Aprimorar habilidades físicas como equilíbrio, força e flexibilidade
  • Refletir sobre a importância da colaboração e do apoio mútuo

Conteúdo Programático

A atividade Dança das Cadeiras Coletiva será incorporada ao currículo como uma ferramenta para enfatizar o valor do trabalho em equipe e da colaboração, além de promover o desenvolvimento físico e cognitivo. O conteúdo abrange aspectos importantes para o crescimento holístico do aluno, como a responsividade social, habilidades físicas e cognitivas, e o desenvolvimento da comunicação.

  • Trabalho em equipe e cooperação
  • Comunicação eficaz
  • Criatividade e resolução de problemas
  • Desenvolvimento de habilidades motoras básicas

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa, esta atividade enfatiza a participação direta dos alunos na aprendizagem através da experiência prática. Os alunos serão desafiados a pensar criticamente, comunicar-se de maneira eficaz e colaborar para alcançar um objetivo comum. A dinâmica do jogo requer que eles se adaptem e encontrem soluções criativas em grupo, promovendo assim uma experiência de aprendizado envolvente e participativa.

  • Método de aprendizagem baseado na experiência
  • Dinâmicas de grupo para estimular o trabalho em equipe
  • Reflexão guiada pós-atividade para consolidar as aprendizagens

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá duração total de 1 hora, dividida em sessões de aproximadamente 40 minutos. Inicia-se com um aquecimento breve e instruções claras sobre os objetivos e regras. Segue-se com a execução da dança das cadeiras coletiva, permitindo múltiplas rodadas para garantir a participação ativa de todos. Conclui-se com um momento para reflexão e discussão sobre as experiências vivenciadas.

  • Aula 1: Apresentação da atividade e início das rodadas
  • Aula 2: Continuação das rodadas e reflexão final

Avaliação

A avaliação da atividade Dança das Cadeiras Coletiva será qualitativa, focada na observação do engajamento dos alunos, habilidade de trabalharem em equipe, sua capacidade de comunicação durante a atividade e a criatividade das soluções encontradas. Será avaliado também o respeito às regras e aos colegas, além da disposição em ajudar os outros. Esta avaliação permitirá ao educador identificar não apenas o aprendizado individual, mas também o desenvolvimento de habilidades sociais e de colaboração na turma.

Materiais e ferramentas:

Para realizar esta atividade, os recursos necessários são mínimos, enfatizando sua facilidade de implementação em diferentes contextos escolares. Uma ampla área livre para a movimentação segura dos alunos é essencial, além de um sistema de som para a reprodução musical, garantindo um ambiente lúdico e estimulante para a execução da atividade.

  • Espaço amplo e seguro
  • Sistema de som para música

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo