Exploradores de Ginástica

Desenvolvida por: Paloma… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Educação Física
Temática: Ginástica Geral

A atividade 'Exploradores de Ginástica' envolve os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental em uma experiência de aprendizagem prática e colaborativa, através da qual irão descobrir e explorar as diversas possibilidades de movimento que seus corpos e alguns materiais básicos oferecem. Formando grupos, eles passarão por diferentes estações de ginástica, nas quais terão a tarefa de criar e apresentar sequências de movimentos que incluam equilíbrios, saltos, giros e rotações. Utilizando cordas, bolas e arcos, os alunos serão encorajados a expressar sua criatividade, pensando fora da caixa ao propor coreografias inovadoras. Esta abordagem prática não só enfatiza a importância da ginástica geral como uma forma artística e cultural de expressão do movimento humano, mas também promove habilidades essenciais como trabalho em equipe, comunicação e pensamento crítico.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é permitir que os alunos experimentem e disfrutem dos diferentes elementos da ginástica geral de maneira coletiva, incentivando-os a expressar sua criatividade e melhorar suas habilidades sociais por meio do trabalho em equipe. Além disso, visa desenvolver uma compreensão da ginástica como um componente cultural e artístico do movimento humano, estimulando a cooperação e o entendimento mútuo entre os participantes. Espera-se também que, por meio desta atividade, os alunos sejam capazes de reconhecer a importância da atividade física para a saúde e o bem-estar geral, levando à adoção de um estilo de vida mais ativo.

  • Explorar e apreciar a diversidade de movimentos possíveis com o próprio corpo e com o uso de materiais simples.
  • Desenvolver habilidades de cooperação e trabalho em equipe ao criar coreografias em grupo.
  • Estimular a criatividade e a expressão individual e coletiva através da ginástica.
  • Reconhecer a ginástica como uma prática cultural e artística relevante.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF35EF05: Experimentar e fruir diversos tipos de esportes de campo e taco, rede/parede e invasão, identificando seus elementos comuns e criando estratégias individuais e coletivas básicas para sua execução, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo.
  • EF35EF06: Diferenciar os conceitos de jogo e esporte, identificando as características que os constituem na contemporaneidade e suas manifestações (profissional e comunitária/lazer).
  • EF35EF07: Experimentar e fruir, de forma coletiva, combinações de diferentes elementos da ginástica geral (equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais), propondo coreografias com diferentes temas do cotidiano.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade 'Exploradores de Ginástica' abrange a exploração de diferentes técnicas de movimento na ginástica geral, incluindo equilíbrios, saltos, giros e rotações. A atividade também visa introduzir os alunos aos conceitos de cooperação e criatividade por meio da prática da ginástica, enfatizando a importância de compreender a ginástica não apenas como um conjunto de habilidades físicas, mas também como uma expressão cultural e artística.

  • Elementos básicos da ginástica geral: equilíbrios, saltos, giros e rotações.
  • Uso criativo de materiais como cordas, bolas e arcos em coreografias de ginástica.
  • Desenvolvimento de habilidades sociais através do trabalho em equipe.
  • Expressão artística e cultural na ginástica.

Metodologia

A metodologia adotada na atividade 'Exploradores de Ginástica' é centrada no aluno, utilizando a abordagem de aprendizagem baseada em problemas (PBL) para estimular a criatividade e o pensamento crítico. Os alunos serão divididos em pequenos grupos e passarão por estações de ginástica onde terão que resolver desafios, criar e apresentar sequências de ginástica, promovendo assim a aprendizagem colaborativa. Este método ativo de ensino possibilita uma maior interação entre os alunos e um ambiente propício à troca de ideias e à experimentação.

  • Abordagem baseada em problemas (PBL) para estimular a criatividade e a resolução de problemas.
  • Trabalho em grupos para fomentar a cooperação e o trabalho em equipe.
  • Rotação por estações de ginástica para diversificar a experiência de aprendizagem.
  • Uso de materiais didáticos simples para facilitar a experimentação.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Exploradores de Ginástica' será realizada ao longo de duas aulas de 50 minutos cada, perfazendo um total de 100 minutos de duração. Na primeira aula, será feita uma introdução ao tema e à metodologia, seguida do início das atividades práticas em grupos. A segunda aula será dedicada à continuação das práticas, preparação das coreografias finais e suas apresentações.

  • Aula 1: Introdução ao tema, formação dos grupos, início das atividades nas estações.
  • Aula 2: Continuação das atividades, preparação e apresentação das coreografias pelos grupos.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Exploradores de Ginástica' se dará de maneira formativa e processual, observando-se a participação e o engajamento dos alunos nas tarefas propostas, a cooperação dentro dos grupos, a criatividade na elaboração das coreografias e a habilidade de utilizar os materiais de maneira inovadora. O foco será dado aos progressos e aprendizados durante o processo, mais do que à performance final em si. Será incentivada a autoavaliação e a avaliação pelos pares, promovendo a reflexão sobre o próprio aprendizado e a valorização da contribuição de cada participante.

Materiais e ferramentas:

Para a realização efetiva da atividade 'Exploradores de Ginástica', serão utilizados materiais simples e acessíveis, como cordas, bolas e arcos. Esses materiais permitirão aos alunos explorar diferentes movimentos e fazer associações criativas para as suas coreografias, representando efetivamente os princípios da ginástica geral. Além dos materiais específicos, é importante dispor de um espaço adequado, preferencialmente amplo e seguro, para a realização das atividades práticas.

  • Cordas de diferentes comprimentos e espessuras.
  • Bolas de vários tamanhos.
  • Arcos de ginástica.
  • Espaço amplo e seguro para a prática das atividades.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo