Dançando pelo Brasil

Desenvolvida por: Tânia … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Educação Física
Temática: Danças Tradicionais Brasileiras

A atividade 'Dançando pelo Brasil' é uma jornada pelo mundo das danças tradicionais brasileiras, como frevo, maracatu e samba. Com foco no movimento e na expressividade corporal, os alunos do 5º ano mergulharão na diversidade cultural do país. Inicialmente, a turma assistirá a vídeos curtos dessas danças, abordando ritmos, movimentos e contextos históricos. Após essa introdução, os alunos formarão grupos para criar coreografias inspiradas nos elementos observados, promovendo a colaboração, comunicação e a consciência cultural entre eles.

Ao final da atividade, cada grupo apresentará sua criação para a turma, proporcionando uma oportunidade de reflexão sobre as características únicas de cada dança. Esse compartilhamento também estimulará um ambiente de respeito e valorização da diversidade cultural. A atividade busca desenvolver nos alunos habilidades interpessoais e artísticas, empatia e sensibilidade cultural, bem como fortalecer a criatividade e a capacidade de expressão através do movimento.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade incluem o desenvolvimento do entendimento cultural e social através da dança, fortalecendo habilidades de colaboração, comunicação e expressividade. Os alunos serão incentivados a usar o movimento como uma forma de explorar e expressar ideias, promovendo simultaneamente o respeito pela diversidade cultural. Esta atividade também visa fomentar a empatia e a sensibilidade social, aprimorando habilidades socioemocionais essenciais para o século XXI. Através da recriação de danças, os alunos desenvolverão novas formas de comunicação e expressão, além de aprimorar suas habilidades motoras e coordenativas.

  • Explorar a diversidade cultural através das danças tradicionais brasileiras.
  • Desenvolver habilidades de colaboração e comunicação em grupos.
  • Promover a empatia e a sensibilidade para questões culturais e sociais.
  • Fortalecer a expressividade e criatividade através do movimento.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF35EF10: Comparar e identificar os elementos constitutivos comuns e diferentes (ritmo, espaço, gestos) em danças populares do Brasil e do mundo e danças de matriz indígena e africana.
  • EF35EF11: Formular e utilizar estratégias para a execução de elementos constitutivos das danças populares do Brasil e do mundo, e das danças de matriz indígena e africana.
  • EF35EF12: Identificar situações de injustiça e preconceito geradas e/ou presentes no contexto das danças e demais práticas corporais e discutir alternativas para superá-las.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático centra-se nas danças populares brasileiras, abordando seu contexto histórico, social e cultural. Os alunos serão introduzidos aos conceitos de ritmo, espaço e gestos, aprendendo a identificar e comparar esses elementos em diferentes danças. A atividade promove uma análise crítica sobre preconceitos e injustiças contextuais associados às práticas corporais, incentivando a discussão de alternativas para superação desses problemas. Além disso, a recriação de coreografias em grupos estimula a prática de resolução de problemas, autonomia e responsabilidade, habilidades essenciais para o desenvolvimento integral dos alunos.

  • Introdução às danças tradicionais brasileiras: frevo, maracatu e samba.
  • Análise dos elementos rítmicos, espaciais e gestuais em cada dança.
  • Discussão sobre o contexto histórico e social de cada dança.
  • Reflexão sobre preconceitos e injustiças nas práticas corporais.
  • Criação e apresentação de coreografias em grupo.

Metodologia

Esta atividade faz uso de metodologias que promovem o aprendizado ativo e participativo. Inicialmente, os alunos assistirão a vídeos didáticos, que servirão como base para discussão e reflexão. Em seguida, grupos colaborativos serão formados para fomentar a construção coletiva do conhecimento e incentivar o protagonismo estudantil. Durante o processo criativo, os alunos terão a oportunidade de explorar a diversidade cultural de forma prática, permitindo que demonstrem suas interpretações pessoais dos estilos de dança. A apresentação das coreografias, além de ser uma forma de avaliação, servirá como momento de integração e valorização do trabalho coletivo, fortalecendo as habilidades socioemocionais e a expressão cultural.

  • Assistir a vídeos sobre danças tradicionais.
  • Trabalahar em grupos colaborativos para criar coreografias.
  • Debater sobre os elementos rítmicos e gestuais dos estilos de dança.
  • Apresentar as criações de dança para a turma.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi cuidadosamente planejado para acomodar todas as etapas necessárias em uma única aula de 60 minutos, permitindo uma experiência de aprendizado rica e envolvente. A aula será iniciada com a apresentação de vídeos e uma breve discussão sobre as características das danças apresentadas. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos para a criação das coreografias, o que lhes dará a oportunidade de exercer a criatividade e a colaboração. Finalmente, cada grupo terá um tempo para apresentar suas criações, seguido de um momento de feedback e reflexão coletiva sobre as experiências e aprendizados.

  • Aula 1: Introdução às danças tradicionais, criação colaborativa de coreografias e apresentações dos grupos.
  • Momento 1: Boas-Vindas e Introdução às Danças Tradicionais (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula dando boas-vindas aos alunos e apresentando o tema da aula, esclarecendo a importância de conhecer e valorizar as danças tradicionais brasileiras como o frevo, maracatu e samba. Utilize vídeos curtos para mostrar exemplos dessas danças. Permita que os alunos façam perguntas e partilhem suas ideias prévias sobre as danças apresentadas. É importante que você observe se todos os alunos estão atentos e engajados com o conteúdo visual.

    Momento 2: Análise dos Elementos Rítmicos e Culturais (Estimativa: 15 minutos)
    Após os vídeos, promova uma discussão guiada sobre os elementos rítmicos, espaciais e culturais de cada dança. Pergunte aos alunos o que perceberam sobre o ritmo, os movimentos e a história por trás das danças. Incentive o pensamento crítico ao solicitar que comparações sejam feitas entre os estilos. Sugira anotações no caderno para que os alunos registrem as características mais importantes de cada dança. Avalie a participação deles através de perguntas diretas e da qualidade das suas anotações.

    Momento 3: Criação Colaborativa em Grupos (Estimativa: 20 minutos)
    Divida a turma em pequenos grupos e explique que eles deverão criar uma pequena coreografia inspirada nos elementos observados nos vídeos. Instrua os alunos a incorporar ao menos dois elementos rítmicos ou culturais na sua coreografia. Circule entre os grupos, oferecendo orientação e encorajamento. Avalie o processo de criação observando a colaboração e comunicação entre os estudantes nos grupos.

    Momento 4: Apresentação e Feedback (Estimativa: 10 minutos)
    Permita que cada grupo apresente sua coreografia para a turma. Após cada apresentação, reserve um tempo para feedbacks positivos e construtivos, tanto seus quanto dos próprios colegas. Encoraje os alunos a refletirem sobre as diferenças e semelhanças entre as coreografias apresentadas e a discutirem o que aprenderam sobre a diversidade cultural através desses movimentos.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Como não há alunos com condições ou deficiências específicas nesta turma, incentive o professor a observar qualquer sinal de dificuldade na compreensão ou participação por parte de algum aluno durante a execução das atividades. Utilize vídeos legendados e certifique-se de que todos consigam ver e ouvir adequadamente. Organize os grupos de maneira a incluir alunos com diferentes habilidades de maneira equilibrada, garantindo que todos tenham oportunidade de participar ativamente. Adaptar as atividades para ritmos mais lentos ou moderados quando necessário, pode também facilitar a inclusão e o conforto de todos os alunos durante as dinâmicas dos movimentos.

Avaliação

A avaliação desta atividade será predominantemente formativa, focando no processo de aprendizagem e no desenvolvimento das competências proposta. 1. Autoavaliação: Os alunos serão incentivados a refletir sobre o seu próprio aprendizado e o processo criativo. Objetivo: Fomentar a autorreflexão e o autoconhecimento, alinhando-se ao objetivo de promover habilidades socioemocionais e autonomia. Critérios de Avaliação: Reflexão crítica, identificação de desafios e soluções propostas. Exemplo Prático: Alunos preenchem um breve questionário sobre sua experiência durante a atividade. 2. Avaliação por Pares: Cada grupo fará uma apreciação construtiva das performances dos colegas, com foco em reconhecer esforços e apontar sugestões para melhorias. Objetivo: Promover a observação crítica e empática e a capacidade de dar e receber feedback construtivo. Critérios de Avaliação: Capacidade de comunicação, observação sensível e empática. Exemplo Prático: Após cada apresentação, os grupos discutem enfoques construtivos e elogios sobre as criações dos colegas. 3. Observação do Professor: O professor observará tanto o processo quanto o produto final, oferecendo um feedback formativo que incentive o aprendizado contínuo. Objetivo: Trilhar o desenvolvimento das competências comunicativas e motoras dos alunos durante a atividade. Critérios de Avaliação: Envolvimento, criatividade, colaboração e respeito às particularidades culturais. Exemplo Prático: Professor anota impressões durante a atividade e custa sugestões individuais no encerramento.

  • Autoavaliação dos alunos
  • Avaliação por pares
  • Observação e feedback do professor

Materiais e ferramentas:

Para a condução bem-sucedida desta atividade, serão necessários uma série de materiais e recursos que facilitem tanto a demonstração das danças como a criação das coreografias. Filmes curtos e dispositivos audiovisuais (como projetores ou telas de computador) serão essenciais para a visualização dos estilos de dança. Para a recriação das coreografias, o uso do espaço físico da sala de aula ou ginásio, se disponível, é crucial, permitindo que os alunos se movam livremente e expressem nodosamente suas ideias através dos gestos. Instrumentos e adereços de baixo custo também podem ser utilizados para enriquecer as apresentações e proporcionar uma experiência mais concreta do estilo de cada dança.

  • Vídeos curtos de danças tradicionais brasileiras
  • Projetor ou computador com áudio
  • Espaço físico para apresentações
  • Instrumentos ou adereços culturais

Inclusão e acessibilidade

Reconhecemos os desafios enfrentados pelos professores em sua rotina diária e valorizamos seu esforço contínuo para criar um ambiente inclusivo e acessível para todos. No entanto, oferecemos algumas estratégias práticas e acessíveis que podem ser implementadas para garantir que esta atividade acolha todos os alunos, independentemente de suas habilidades ou necessidades específicas. Ajustar o ritmo e a complexidade das coreografias pode proporcionar um nível adequado de desafio para cada aluno, garantindo sua participação ativa e engajada. Incentivar a comunicação clara e aberta no grupo e proporcionar tempo de reflexão pessoal são práticas que ajudarão a identificar e superar barreiras de engajamento sem incorrer em altos custos. Os adereços e instrumentos podem ser adaptados ou simplificados para garantir que todos os participantes possam utilizá-los efetivamente, promovendo um ambiente de inclusão, respeito e empatia.

  • Adaptação do ritmo e complexidade das atividades
  • Uso de comunicação clara e inclusiva
  • Adaptação econômica de instrumentos e adereços
  • Criação de espaços seguros e acolhedores

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