Detetives da Ginástica

Desenvolvida por: Joao C… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Educação Física
Temática: Ginástica Geral

A atividade 'Detetives da Ginástica' convida os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental a explorar, de maneira lúdica e colaborativa, os diferentes elementos da ginástica geral, como equilíbrios, saltos e acrobacias. Os estudantes serão divididos em pequenos grupos, onde cada um receberá pistas que os levarão a localizar esses elementos ginásticos escondidos no ambiente escolar, seja na quadra, na sala de aula adaptada ou em outros espaços disponíveis. Ao encontrar o elemento, o grupo deverá executá-lo de forma segura, prestando atenção nas orientações prévias sobre procedimentos de segurança e na assistência mútua durante a realização da tarefa. A atividade é estruturada de modo a promover não só a cooperação e a estratégia entre os participantes, mas também a ampliação do repertório motor, através do desafio de executar as habilidades motoras básicas e especificas da ginástica e a criatividade na resolução de problemas, favorecendo assim, uma experiência significativa e prazerosa relacionada à prática da ginástica geral.

Objetivos de Aprendizagem

Este plano de aula tem como objetivo central promover a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos em elementos básicos da ginástica geral, partindo do princípio da colaboração e do jogo lúdico. Pretende-se que, ao final da atividade, os estudantes consigam reconhecer e executar, com autonomia e segurança, diferentes movimentos ginásticos, além de aprimorar habilidades sociais como cooperação, liderança e estratégia. Espera-se também que os alunos desenvolvam habilidades cognitivas, como a resolução de problemas e a tomada de decisão rápida e assertiva, ao serem desafiados a encontrar e realizar as tarefas propostas.

  • Identificar e executar elementos básicos da ginástica geral.
  • Desenvolver estratégias de cooperação e trabalho em equipe.
  • Exercitar a liderança e a tomada de decisão dentro dos grupos.
  • Adotar procedimentos de segurança durante a prática dos elementos ginásticos.
  • Explorar, de forma lúdica, as potencialidades do corpo humano.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF35EF07: Experimentar e fruir, de forma coletiva, combinações de diferentes elementos da ginástica geral (equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais), propondo coreografias com diferentes temas do cotidiano.
  • EF35EF08: Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios na execução de elementos básicos de apresentações coletivas de ginástica geral, reconhecendo as potencialidades e os limites do corpo e adotando procedimentos de segurança.
  • EF35EF11: Formular e utilizar estratégias para a execução de elementos constitutivos das danças populares do Brasil e do mundo, e das danças de matriz indígena e africana.

Conteúdo Programático

A ginástica geral constitui um campo rico para a exploração das habilidades motoras básicas, como saltos e equilíbrios, além de proporcionar uma base para a iniciação às práticas acrobáticas. Este plano de aula está designado para permitir aos alunos a investigação ativa e participativa sobre os elementos constituintes dessa modalidade, fomentando a compreensão sobre a importância do controle corporal, da colaboração e da segurança no contexto esportivo e educacional.

  • Elementos básicos da ginástica geral: equilíbrios, saltos, giros e rotações.
  • Princípios de segurança na prática da ginástica.
  • Cooperação e estratégias de trabalho em equipe.
  • Desenvolvimento da consciência corporal e espacial.

Metodologia

A metodologia ativa selecionada para esta aula inclui a Roda de Debate e a Aprendizagem Baseada em Jogos. Inicialmente, os alunos participarão de uma Roda de Debate para discutir a importância da ginástica geral, suas modalidades e a relevância dos procedimentos de segurança. Em seguida, na parte prática, a Aprendizagem Baseada em Jogos será aplicada através da atividade 'Detetives da Ginástica', onde os grupos de alunos deverão resolver enigmas para encontrar e executar os elementos ginásticos. Essa abordagem favorece a interação, a interdependência positiva e a motivação dos alunos ao aprenderem fazendo.

  • Roda de Debate sobre a ginástica geral e a segurança durante a prática esportiva.
  • Aprendizagem Baseada em Jogos com a atividade 'Detetives da Ginástica'.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá uma carga horária total de 2 horas, dividida em três aulas de 40 minutos. Na primeira aula, será conduzida a Roda de Debate. Nas duas aulas seguintes, os alunos participarão da Aprendizagem Baseada em Jogos, com a execução prática da atividade 'Detetives da Ginástica', incluindo o momento para reflexões finais sobre o aprendizado.

  • Aula 1: Introdução e Roda de Debate (40 minutos)
  • Aula 2: Aprendizagem Baseada em Jogos - Parte 1 (40 minutos)
  • Aula 3: Aprendizagem Baseada em Jogos - Parte 2 e Reflexões Finais (40 minutos)

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e contínua, com foco na participação, no envolvimento e na colaboração dos alunos durante todo o processo. Será dada especial atenção à capacidade dos grupos em planejar estratégias eficazes, resolver desafios, auxiliar uns aos outros e executar os elementos ginásticos de forma segura. Observações diretas e feedbacks construtivos serão utilizados para estimular a reflexão sobre as práticas realizadas e o progresso individual e coletivo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários espaços adequados para a prática de ginástica, como uma quadra poliesportiva ou uma sala ampla e segura, além de colchonetes para garantir a execução segura dos elementos ginásticos. Também serão utilizadas pistas impressas ou digitais que guiem os alunos na busca pelos elementos da ginástica geral escondidos.

  • Espaço adequado para prática de atividades físicas (quadra, sala ampla).
  • Colchonetes para prática segura dos elementos ginásticos.
  • Pistas impressas ou digitais.
  • Material para Roda de Debate (quadro, marcadores, projector).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo