Na atividade 'Maratona de Esportes X Jogos: O Que Nos Define?', os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar, investigar e vivenciar as diferenças e semelhanças entre esportes e jogos. A atividade começará com uma fase de pesquisa, onde os alunos serão introduzidos a uma variedade de esportes e jogos, aprendendo sobre suas origens, características, e a importância cultural de brincadeiras de matriz indígena e africana. Após essa etapa teórica, haverá uma maratona prática em que os alunos poderão participar de diferentes esportes e jogos, promovendo uma vivência direta das atividades investigadas. Finalizando com uma rodada de debate, os alunos serão incentivados a compartilhar suas percepções sobre as atividades vivenciadas, discutindo sobre as classificações e conceitos explorados, ampliando assim seu entendimento sobre o tema e promovendo um pensamento crítico sobre a cultura física em diferentes contextos.
Esta atividade visa promover um aprendizado holístico sobre esportes e jogos, incentivando os alunos a explorar a rica diversidade cultural e a entender as multifacetadas expressões do movimento humano. Objetiva-se desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica e reflexão acerca da importância histórica e cultural de jogos e esportes, incluído aqueles de origem indígena e africana. Será também promovida a prática física, ressaltando a importância do bem-estar e da inclusão social através da participação em atividades lúdicas e esportivas, além de capacitar os alunos a diferenciarem conceitualmente jogos de esportes, enriquecendo seu vocabulário e compreensão sobre a cultura física.
O conteúdo programático está estruturado para proporcionar uma compreensão abrangente sobre a temática de esportes e jogos, incluindo sua história, relevância cultural e prática. Abrangeremos aspectos teóricos por meio de pesquisas sobre diversos jogos e esportes, além de enfatizar a importância das brincadeiras de matriz indígena e africana. A prática física será explorada na maratona de jogos e esportes, seguida de reflexões e debates que permitirão aos alunos consolidar seus aprendizados e expressar suas percepções pessoais sobre o tema.
A metodologia adotada para esta atividade é interativa e prática, priorizando o envolvimento ativo dos alunos na construção do conhecimento. Iniciaremos com uma fase de pesquisa, onde os alunos explorarão diversos materiais sobre esportes e jogos. A maratona prática permitirá que os alunos coloquem em prática o que aprenderam, promovendo um aprendizado experiencial. Finalmente, a rodada de debate servirá como uma oportunidade para os alunos refletirem e discutirem suas experiências, aplicando a metodologia ativa Roda de Debate para facilitar a troca de ideias e o desenvolvimento do pensamento crítico.
A atividade será realizada em dois encontros de 60 minutos cada, totalizando 2 horas. No primeiro encontro, focaremos na pesquisa e exploração teórica dos temas. O segundo encontro será dedicado à prática dos jogos e esportes seguida de uma Roda de Debate para compartilhar experiências e reflexões.
A avaliação desta atividade será qualitativa, baseada na participação ativa, engajamento na pesquisa, demonstração de compreensão durante a prática das atividades e contribuições construtivas durante a Roda de Debate. Será considerado o esforço e a disposição para experimentar novas atividades, a habilidade de trabalhar em grupo e a capacidade de expressar reflexões e opiniões de forma respeitosa e fundamentada. Exemplos de boas práticas incluirão a apresentação de pesquisas detalhadas, participação entusiasmada nas atividades práticas e contribuições significativas ao debate.
Os recursos para esta atividade incluem acesso à internet para pesquisa, diversos materiais esportivos para a prática de esportes e jogos, espaços apropriados como quadra, sala de aula ou outros ambientes ao ar livre, além de materiais para facilitar a Roda de Debate, como cadeiras posicionadas em círculo e quadro ou flip chart para anotações relevantes. Esse arranjo permitirá uma experiência rica e diversificada, tanto na fase de pesquisa quanto na prática e debate.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula