Olimpíadas da Sala

Desenvolvida por: Leonar… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Educação Física
Temática: Esportes em equipe e valores associados

Nesta atividade pedagógica, denominada 'Olimpíadas da Sala', os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental serão introduzidos a uma experiência prática de educação física com foco no trabalho em equipe e na estratégia coletiva. Divididos em equipes, eles participarão de uma versão mini-olímpica, explorando três modalidades esportivas que representam diferentes categorias: vôlei de balões (rede/parede), futebol de sabão (invasão) e taco de papelão (campo e taco). Cada uma dessas atividades foi escolhida para estimular não apenas a atividade física mas também para incentivar os alunos a desenvolverem estratégias coletivas, habilidades de cooperação e entenderem a importância do respeito mútuo e da solidariedade entre os participantes. Além da competição, as 'Olimpíadas da Sala' têm como objetivo proporcionar um momento de reflexão sobre o papel do trabalho em equipe e os valores éticos nos esportes, contribuindo assim, para a formação integral dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade abrangem tanto a dimensão física quanto a socioemocional dos alunos. Pretende-se que, ao fim da atividade, os estudantes tenham melhorado suas habilidades motoras básicas por meio da prática de diferentes esportes e compreendam a importância da cooperação e do trabalho em equipe para a conquista de objetivos coletivos. Além disso, espera-se que eles desenvolvam uma atitude de respeito mútuo e solidariedade com seus colegas, essenciais tanto no contexto esportivo quanto na vida cotidiana.

  • Desenvolver habilidades motoras através do vôlei de balões, futebol de sabão e taco de papelão.
  • Fomentar o trabalho em equipe e a criação de estratégias coletivas para superar desafios.
  • Promover o respeito mútuo e a solidariedade entre os participantes.
  • Refletir sobre a importância do esporte como ferramenta para a formação de valores.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF35EF05: Experimentar e fruir diversos tipos de esportes de campo e taco, rede/parede e invasão, identificando seus elementos comuns e criando estratégias individuais e coletivas básicas para sua execução, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da 'Olimpíadas da Sala' está focado no aprendizado e prática de diferentes modalidades esportivas (campo e taco, rede/parede, e invasão), no desenvolvimento de habilidades motoras e socioemocionais, e na compreensão e aplicação de valores éticos através do esporte. A atividade foi desenhada para proporcionar aos alunos uma experiência rica em aprendizados físicos e emocionais, onde a prática esportiva serve como meio para desenvolver competências sociais importantes.

  • Vôlei de balões: regras básicas, técnicas de jogo e importância da cooperação.
  • Futebol de sabão: importância do trabalho em equipe e estratégias de invasão.
  • Taco de papelão: habilidades motoras específicas, regras e trabalho em equipe.
  • Valores éticos no esporte: respeito, solidariedade, cooperação e espírito de equipe.

Metodologia

A metodologia ativa utilizada nesta atividade será a Aprendizagem Baseada em Jogos, que permite aos alunos aprenderem enquanto participam ativamente dos jogos e desafios propostos. Esta abordagem promove o engajamento, a motivação e permite a construção do conhecimento de forma colaborativa e significativa. A dinâmica das 'Olimpíadas da Sala' foi planejada para encorajar a tomada de decisões coletivas, a análise crítica das estratégias de jogo e a reflexão sobre as experiências vividas durante a atividade.

  • Organização das equipes e explicação das regras dos jogos.
  • Execução dos jogos: vôlei de balões, futebol de sabão e taco de papelão.
  • Discussão em grupo sobre as estratégias utilizadas e lições aprendidas.
  • Reflexão coletiva sobre a importância dos valores éticos no esporte.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será de 4 horas, correspondendo a 6 aulas de 40 minutos cada. Esta carga horária está distribuída em uma introdução teórica, a execução dos jogos, tempo para discussões em grupo e reflexões finais.

  • Aula 1: Apresentação dos objetivos e organização das equipes.
  • Aulas 2 e 3: Realização do vôlei de balões.
  • Aulas 4 e 5: Execução do futebol de sabão e do taco de papelão.
  • Aula 6: Discussão em grupo sobre as estratégias e a reflexão sobre os valores éticos adquiridos.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e processual, considerando a participação, o engajamento e o desenvolvimento das habilidades e valores propostos. Será dada atenção especial ao respeito mútuo, espírito de equipe, capacidade de planejamento estratégico e habilidades motoras demonstradas durante os jogos. Feedback contínuo será fornecido, permitindo que os alunos reflitam sobre seu desempenho e aprendizado.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a 'Olimpíadas da Sala' incluem materiais simples e de fácil acesso, como balões, sabão líquido para a criação do campo de futebol de sabão, papelão para as raquetes e tacos, além de espaços adequados para a realização das atividades físicas. O uso destes recursos promove uma aprendizagem prática e interativa, essencial para o desenvolvimento das habilidades motoras e socioemocionais dos alunos.

  • Balões para o vôlei
  • Sabão líquido e lona plástica para o futebol de sabão
  • Papelão para criar tacos e bases para o jogo de taco
  • Espaços abertos ou quadras para a prática dos esportes

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo