Roda de Conversa: Jogo x Esporte na Atualidade

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Educação Física
Temática: Diferenças entre Jogo e Esporte

A atividade 'Roda de Conversa: Jogo x Esporte na Atualidade' visa promover a compreensão das diferenças entre 'jogo' e 'esporte' entre os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, utilizando metodologias ativas como Roda de Debate e Aprendizagem Baseada em Jogos. A aula começa com uma discussão guiada pelo professor, explorando exemplos contemporâneos que ilustrem as diferenças entre jogos e esportes. A seguir, os estudantes serão divididos em grupos pequenos para discutir e analisar recortes de jornais, revistas, e informações online sobre diversas modalidades esportivas e jogos de lazer. Cada grupo utilizará tablets ou notebooks para buscar informações adicionais. A tarefa dos alunos é identificar as características que definem jogos e esportes, diferenciando-os. As conclusões de cada grupo serão compartilhadas com toda a classe, enfatizando as principais distinções encontradas, e como essas atividades são manifestadas na comunidade e no âmbito profissional. Este projeto visa fomentar o espírito crítico dos alunos e ampliar suas habilidades de argumentação e pesquisa.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo dessa atividade é capacitar os estudantes do 5º ano a entenderem e diferenciarem os conceitos de jogo e esporte, utilizando análise crítica e habilidades argumentativas. Espera-se que os alunos desenvolvam uma compreensão aprofundada sobre como essas atividades se integram na cultura e sociedade, reconhecendo seu impacto no contexto comunitário e profissional. Promoverá também o desenvolvimento de habilidades digitais através da pesquisa em tablets e notebooks, incentivando a cooperação e o trabalho em equipe durante o processo.

  • Identificar e diferenciar jogos de esportes utilizando exemplos contemporâneos.
  • Desenvolver habilidades de argumentação e pesquisa.
  • Promover o espírito crítico sobre a integração das atividades físicas na sociedade.
  • Estimular o trabalho em equipe e a cooperação entre os alunos.

Conteúdo Programático

A atividade aborda elementos essenciais da Educação Física, integrando conceitos fundamentais sobre jogos e esportes. Durante a execução da aula, os alunos vão explorar as dimensões culturais, sociais e profissionais dessas práticas, além de aprender a realizar pesquisas digitais e apresentar suas ideias de maneira estruturada.

  • Conceitos de jogo e esporte.
  • Características distintas de jogos e esportes.
  • Manifestações comunitárias e profissionais de atividades físicas.
  • Pesquisa digital e apresentação de ideias.

Metodologia

A pedagogia ativa será o eixo central desta aula, empregando Roda de Debate e Aprendizagem Baseada em Jogos. A atividade incentivará a participação ativa dos alunos, fomentando discussões informativas e a pesquisa em grupo. Será utilizada uma abordagem passo a passo, permitindo aos alunos construírem conjuntamente o seu conhecimento através da experiência prática e do diálogo.

  • Roda de Debate sobre conceitos de jogo e esporte.
  • Pesquisa em pequenos grupos usando diversos materiais.
  • Apresentação das conclusões de cada grupo.
  • Discussão final com toda a classe.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a introdução ao tema e a pesquisa nos grupos. Na segunda aula, os alunos farão as apresentações de suas conclusões e participarão de uma discussão final.

  • Aula 1 da atividade: Introdução ao tema e início das pesquisas em grupo.
  • Aula 2 da atividade: Apresentação dos grupos e discussão final.

Avaliação

A avaliação considerará o envolvimento dos alunos nas discussões, a profundidade da pesquisa sobre jogo e esporte, a qualidade das argumentações durante as apresentações, e a participação na discussão final. Cada aluno será avaliado pelo seu desempenho individual e pela contribuição ao grupo, promovendo tanto a responsabilidade individual quanto o sucesso coletivo. Serão considerados critérios como clareza na comunicação, utilização de exemplos adequados durante a apresentação, e capacidade de trabalho em equipe.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da aula, serão necessários recursos como jornais, revistas, tablets ou notebooks com acesso à internet para pesquisa, além de espaços apropriados para a realização das rodas de debate e das apresentações em grupo. Esses materiais e ferramentas são essenciais para apoiar os alunos em suas pesquisas e na construção de suas argumentações.

  • Jornais e revistas para recorte.
  • Tablets ou notebooks com acesso à internet.
  • Espaço para realização das rodas de debate.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo