Campeonato de Criatividade Digital

Desenvolvida por: Joel L… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Tecnologia e Artes
Temática: Criação e Avaliação de Jogos Eletrônicos

O Campeonato de Criatividade Digital é uma atividade desenvolvida para engajar alunos do 6º ano do Ensino Fundamental na criação de etapas de jogos eletrônicos. Utilizando ferramentas de design disponíveis na escola, os alunos são desafiados a incorporar avanços tecnológicos em seus projetos e criar desafios que testem habilidades específicas dos jogadores. Após o processo de criação, haverá uma sessão de testes, na qual os alunos experimentarão e avaliarão os jogos desenvolvidos pelos colegas, fornecendo feedbacks construtivos sobre a jogabilidade e as exigências apresentadas. Esta atividade não só incentiva a criatividade e a colaboração, mas também oferece uma abordagem para a compreensão aprofundada das características e transformações que os jogos eletrônicos sofreram ao longo do tempo.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade vão além da simples utilização de softwares de design; ela busca desenvolver a capacidade crítica dos alunos para reconhecer e implementar avanços tecnológicos em jogos eletrônicos. A atividade propõe a criação de um ambiente favorecedor para o crescimento das habilidades criativas e técnicas, ao mesmo tempo em que fomenta o trabalho colaborativo e o respeito pelas ideias dos outros. A cada etapa, os alunos são encorajados a pensar de forma inovadora, considerando as exigências corporais e tecnológicas que irão envolver o jogador, bem como a importância do feedback na melhoria contínua de seus projetos.

  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico através da criação de etapas de jogos
  • Fomentar a colaboração e a troca de feedback entre os alunos

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67EF01: Experimentar e fruir, na escola e fora dela, jogos eletrônicos diversos, valorizando e respeitando os sentidos e significados atribuídos a eles por diferentes grupos sociais e etários.
  • EF67EF02: Identificar as transformações nas características dos jogos eletrônicos em função dos avanços das tecnologias e nas respectivas exigências corporais colocadas por esses diferentes tipos de jogos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade de criação de jogos eletrônicos abrange desde conceitos básicos de design de jogos até análises críticas das tendências tecnológicas. Os estudantes irão explorar a evolução dos jogos, considerando suas mecânicas, gráficos, experiências do usuário e o impacto cultural que possuem. Esta atividade visa integrar o conhecimento teórico ao prático, promovendo o desenvolvimento de habilidades essenciais na criação e avaliação de jogos modernos.

  • Conceitos de design de jogos eletrônicos
  • Análise das transformações tecnológicas nos jogos

Metodologia

A metodologia desta atividade é composta por uma abordagem prática onde os alunos interagem diretamente com as ferramentas de design para criar e modificar jogos eletrônicos. A prática está associada a momentos de discussão e troca de feedback, que são essenciais para o desenvolvimento de um pensamento crítico e criativo. Ao final, uma revisão coletiva propicia aos alunos a oportunidade de refletirem sobre suas aprendizagens e ajustes feitos, promovendo um ciclo contínuo de crescimento e aprendizagem.

  • Uso de ferramentas de design de jogos
  • Sessões de feedback e reflexão coletiva

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi cuidadosamente estruturado para otimizar o tempo e promover um aprendizado eficiente. Com carga horária total de 2 horas, divididas em duas aulas de 50 minutos cada, a atividade permitirá aos alunos explorar, criar e refletir sobre seus jogos e os dos colegas. A primeira aula focará na criação e desenvolvimento das ideias, enquanto a segunda será dedicada a testes, feedback e ajustes finais.

  • Aula 1: Exploração e desenvolvimento de ideia de jogo
  • Aula 2: Testes e feedback dos jogos criados

Avaliação

A avaliação será feita com base em dois principais critérios: a criatividade e inovação demonstradas no design do jogo e a capacidade de fornecer e incorporar feedback de forma eficaz. Cada aluno terá sua criação avaliada pelos colegas em termos de originalidade, funcionalidade e engajamento, com feedback construtivo que será documentado por escrito. Além disso, a participação na sessão de testes e a capacidade de refletir sobre suas próprias criações, ajustando conforme feedback recebido, constituirão parte crucial da avaliação. Exemplos específicos incluem a avaliação da fluidez do jogo, desafios propostos, e adaptações realizadas após os testes iniciais.

Materiais e ferramentas:

Os materiais e recursos selecionados para esta atividade foram escolhidos para maximizar o envolvimento e a criatividade dos alunos. Com o uso de ferramentas de design previamente acessíveis e computadores disponíveis na escola, os alunos terão uma experiência prática rica e acessível. Adicionalmente, materiais de apoio digital como tutoriais e exemplos de jogos conhecidos servirão como inspiração e guia durante o processo de criação.

  • Computadores com softwares de design de jogos
  • Tutoriais e exemplos de jogos

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