Circuito Maluco de Ginástica

Desenvolvida por: Hitalo… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [Educação Física]
Temática: [Movimentos Corporais e Ginásticos]

A atividade 'Circuito Maluco de Ginástica' é uma proposta prática para os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, onde serão divididos em pequenos grupos para criar um circuito de ginástica. Essa atividade tem como propósito não apenas promover o desenvolvimento físico através de exercícios como rolamentos, saltos e equilíbrios, mas também incentivar o trabalho em equipe e a troca de conhecimentos entre os alunos. Cada grupo será responsável por desenvolver estações de atividades, utilizando materiais como colchonetes e cones, para praticar e desafiar diferentes habilidades motoras. Durante a execução do circuito, os grupos se revezarão entre as estações, e será esperada a oferta de feedback construtivo entre colegas, fomentando a comunicação e a análise crítica dos movimentos. Ao término desta atividade, cada grupo apresentará sua estação favorita, já integrada com as melhorias e novas ideias discutidas previamente. Essa iniciativa visa também estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas, ao propor modificações que não só tornem a atividade mais desafiadora mas também mais segura e agradável para todos os participantes.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade foram cuidadosamente delineados para englobar tanto o desenvolvimento físico quanto emocional e cognitivo dos alunos. O foco está em estimular habilidades motoras fundamentais e ampliar o repertório de movimentos corporais dos estudantes, ao mesmo tempo em que se trabalha a cooperação e a interação social no ambiente escolar. Ao construir e experimentar diferentes estações de ginástica, esperamos que os alunos aprendam a planejar, executar e avaliar tarefas, desenvolvendo assim seu pensamento crítico e autoconfiança.

  • Ampliar o repertório de movimentos corporais através de exercícios ginásticos.
  • Desenvolver habilidades motoras fundamentais associadas ao equilíbrio, rolamento e salto.
  • Fomentar a cooperação e interação social entre os alunos.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas.
  • Desenvolver a autoconfiança e a autoavaliação por meio de feedback construtivo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06EF01: Executar ativamente, respeitando a si e aos outros, atividades corporais em contextos de jogos, esportes, ginásticas, danças, lutas, práticas corporais de aventura na natureza e práticas corporais.
  • EF06EF05: Experimentar, reconhecer e aplicar, em suas vivências corporais, elementos constitutivos das práticas corporais (tempo, espaço, força e fluxo do movimento).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade aborda aspectos fundamentais da prática de ginástica e movimento corporal no ambiente escolar. Em um primeiro momento, os alunos trabalharão com conceitos básicos de ginástica, incluindo rolamentos, saltos e equilíbrio. Através da construção de estações de ginástica, eles terão a chance de aplicar esses conceitos de forma prática e observar como diferentes movimentos podem ser combinados para formar sequências fluidas e dinâmicas. Além disso, será abordada a importância da interação social e do feedback, estimulando o pensamento crítico e construtivo.

  • Conceitos básicos de ginástica (rolamentos, saltos e equilíbrio).
  • Construção e execução de circuitos de ginástica.
  • Importância do feedback e da interação positivativa.
  • Planejamento e organização de atividades motoras.
  • Estratégias para melhoria de desempenho motor.

Metodologia

A metodologia desta aula será majoritariamente prática e terá como base o método exploratório e cooperativo. Enfatizando o aprendizado ativo, os alunos serão incentivados a experimentar, trocar conhecimentos e propor melhorias para as atividades, assegurando um ambiente de aprendizado colaborativo. Os grupos desenvolverão suas estações de ginástica, discutindo entre si quais os melhores movimentos e como poderão ser posteriormente apresentados com melhorias a partir do feedback mútuo.

  • Divisão em grupos para incentivar o trabalho cooperativo.
  • Construção de estações práticas de ginástica pelos alunos.
  • Revezamento entre estações para troca de feedback.
  • Apresentação e discussão das propostas de melhorias.
  • Utilização prática de materiais como colchonetes e cones.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma está estruturado para abranger duas aulas de 60 minutos, permitindo aos alunos um tempo adequado para explorar, desenvolver e refinar suas ideias ao longo das estações de ginástica. Na primeira aula, os estudantes serão introduzidos à atividade e à formação dos grupos, seguido pelo planejamento e construção inicial das estações. Na aula final, os grupos finalizarão as estações, se revezarão nelas e irão fazer as apresentações e discussões finais.

  • Aula 1: Introdução e formação dos grupos; planejamento e construção inicial das estações.
  • Aula 2: Finalização das estações; revezamento, feedback; apresentações finais e discussões.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa, centrada na observação contínua dos alunos ao longo da execução da atividade e ao final durante as apresentações. Serão avaliados critérios como participação, criatividade, cooperação em grupo, capacidade de dar e receber feedback construtivo e o progresso nas habilidades motoras especificadas. Exemplos a serem observados incluem a capacidade dos alunos de trabalhar em equipe para resolver desafios do circuito de ginástica e como integrarem o feedback em suas apresentações finais. Além disso, cada aluno será incentivado a autoavaliar seu desempenho, visando refletir sobre seus próprios progressos e dificuldades.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados para esta atividade foram selecionados para apoiar a execução dos movimentos ginásticos e promover um ambiente seguro e estimulante para os alunos. Itens essenciais incluem colchonetes, que serão utilizados como suporte para atividades de rolamento e saltos, e cones, que servirão para delimitar as estações e orientar os trajetos e as atividades propostas. Os recursos proporcionam a funcionalidade necessária para que os alunos possam praticar as habilidades de maneira segura, ao mesmo tempo em que incentivam a criatividade na construção das estações.

  • Colchonetes para rolamentos e atividades de solo.
  • Cones para marcação e delimitação de espaços.
  • Espaço amplo (quadra ou área aberta) para a atividade.
  • Papéis e canetas para anotações de feedback e planos.

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