Desafio Multi-Esportivo

Desenvolvida por: Antôni… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Educação Física
Temática: Esportes de marca, precisão, invasão e técnicos-combinatórios

O Desafio Multi-Esportivo é uma gincana planejada para envolver os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental em atividades físicas que englobam diversas modalidades esportivas - basquete, futebol, vôlei, e atletismo - fomentando a prática de esportes de marca, precisão, invasão e técnicos-combinatórios. Divididos em pequenos grupos, os estudantes serão desafiados a aplicar as técnicas básicas previamente aprendidas em aulas de Educação Física para superar os desafios propostos em cada estação, exigindo-se não apenas habilidades físicas, mas também planejamento estratégico em equipe. Esta dinâmica promove de maneira integrada o trabalho em equipe, o desenvolvimento motor, cognitivo e social dos alunos, assim como o aprendizado e aprimoramento de técnicas específicas de cada esporte abordado. Além disso, reforça a importância do respeito às regras e à sã competitividade entre os participantes.

Objetivos de Aprendizagem

Os principais objetivos dessa atividade incluem promover a experiência prática em esportes diversificados, agregando tanto o aspecto lúdico quanto o pedagógico do aprendizado. Por meio dessa vivência, busca-se incentivar nos alunos a aplicação de habilidades técnico-táticas básicas, a capacidade de trabalhar coletivamente dentro de um contexto esportivo e o desenvolvimento de estratégias para solucionar desafios. Além disso, a atividade propõe estimular a liderança, a tomada de decisão em grupo e a capacidade de negociação, valorizando o protagonismo estudantil mediante o respeito mútuo e a inclusão.

  • Promover a prática de esportes diversos, enfatizando as habilidades motoras específicas de cada modalidade.
  • Desenvolver estratégias de equipe para a superação de desafios esportivos propostos.
  • Valorizar o espírito de equipe, cooperação e respeito às regras.
  • Estimular o protagonismo, liderança e tomada de decisão coletiva.

Conteúdo Programático

O conteúdo desta atividade pedagógica enquadra-se no âmbito da Educação Física escolar, permeando práticas de modalidades esportivas diversificadas. Os alunos serão conduzidos por uma experiência educativa que inclui não só a prática esportiva como também a reflexão sobre cada esporte, suas técnicas, regras e estratégias de jogo. A atividade possibilita uma rica interação social e promove a aprendizagem significativa através do movimento, jogos e desafios, fundamentais para o desenvolvimento integral dos alunos.

  • Técnicas básicas do basquete, futebol, vôlei e atletismo.
  • Regras fundamentais dos esportes abordados.
  • Estratégias de jogo e planejamento de equipe.
  • Respeito, cooperação e espírito de equipe.

Metodologia

A gincana será realizada através da metodologia ativa de aprendizagem, combinando Saída de Campo, Roda de Debate e Aprendizagem Baseada em Jogos. Os alunos explorarão os esportes em estações específicas, promovendo a Saída de Campo. Após a participação em cada estação, haverá Rodas de Debate para discussão das estratégias utilizadas, desafios enfrentados e regras de cada jogo. A Aprendizagem Baseada em Jogos ocorrerá durante toda a atividade, através da prática esportiva que incentivará o pensamento crítico, a tomada de decisão e o trabalho em equipe.

  • Saída de Campo nas diferentes estações esportivas.
  • Roda de Debate para reflexão e discussão após cada estação.
  • Aprendizagem Baseada em Jogos através da prática dos esportes.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade totalizará 3 horas, correspondendo a 4.5 aulas de 40 minutos. Será iniciada com uma breve introdução e divisão dos grupos, seguida pela sequência de visitações às estações esportivas. Após cada estação, haverá um tempo destinado à Roda de Debate. O encerramento consistirá em um debate geral sobre as aprendizagens, desafios e experiências vivenciadas pelos alunos.

  • Aula 1: Introdução à gincana e divisão dos grupos.
  • Aula 2 e 3: Prática nas estações de basquete e futebol.
  • Aula 4: Prática nas estações de vôlei e atletismo.
  • Aula 4.5: Debate geral e conclusão da atividade.

Avaliação

A avaliação será formativa e realizar-se-á de forma contínua ao longo da atividade. Considerará o engajamento dos alunos nas práticas esportivas, a participação e o comprometimento nas Rodas de Debate, bem como a colaboração e o trabalho em equipe. O desempenho técnico nos esportes será observado, mas o foco estará principalmente na capacidade dos alunos de trabalharem juntos, na utilização de estratégias e no respeito às regras e uns aos outros. Dessa forma, promove-se uma avaliação holística, valorizando aspectos sociais, cognitivos e físicos do aprendizado.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais esportivos básicos para cada modalidade (bolas de basquete, futebol, vôlei, e material para atletismo), espaços adequados para a prática de cada esporte, além de cones para marcação dos limites e subdivisões das estações. Também será necessário o uso de coletes coloridos para a identificação das equipes e um cronômetro para controle do tempo nas estações.

  • Materiais e equipamentos para basquete, futebol, vôlei e atletismo.
  • Espaços delimitados para a prática de cada esporte.
  • Coletes coloridos para identificação das equipes.
  • Cronômetro para controle do tempo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo