Roda de Desafios: Conhecendo as Lutas Brasileiras

Desenvolvida por: Cassia… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Educação Física
Temática: Lutas Brasileiras

Nesta atividade, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental participarão de uma roda de debate para discutir as características das lutas brasileiras, como capoeira, jiu-jitsu e vale-tudo. Os estudantes serão divididos em grupos e cada grupo ficará responsável por apresentar, em forma de debate, as particularidades de uma luta, destacando códigos, rituais e elementos técnico-táticos. Através desta troca de ideias, espera-se que os alunos aprofundem sua compreensão acerca das lutas, valorizando a cultura local e reconhecendo as influências culturais que essas práticas sofreram ao longo dos anos.

Objetivos de Aprendizagem

Os alunos aprenderão a identificar as características mais marcantes das lutas do Brasil, explorando aspectos culturais e técnico-táticos. O objetivo é promover um entendimento profundo das lutas e sua importância cultural, histórica e social.

  • Identificar as características marcantes das lutas brasileiras.
  • Compreender a importância cultural e histórica das lutas no Brasil.
  • Valorizar as manifestações culturais ligadas às lutas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67EF16: Identificar as características (códigos, rituais, elementos técnico-táticos, indumentária, materiais, instalações, instituições) das lutas do Brasil.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático aborda as diferentes lutas brasileiras através de uma perspectiva prática e teórica. Os alunos serão levados a estudar não apenas os aspectos técnicos das lutas, mas também seus contextos históricos e socioculturais.

  • História das lutas brasileiras.
  • Códigos e rituais associados a cada luta.
  • Elementos técnico-táticos das práticas de luta.

Metodologia

Para garantir um aprendizado eficaz, será adotada uma metodologia interativa que envolve discussões em grupo e exposições orais. O debate é a ferramenta central, incentivando a pesquisa, a argumentação e a troca de ideias.

  • Divisão dos alunos em grupos temáticos.
  • Estímulo à pesquisa sobre lutas especificas.
  • Debates e apresentações orais.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma foi estruturado para permitir uma completa discussão e análise das lutas ao longo de duas aulas de 50 minutos cada. A primeira aula será dedicada ao estudo e preparação, enquanto a segunda focará nas apresentações e reflexões.

  • Aula 1: Introdução às lutas, divisão dos grupos e pesquisa.
  • Aula 2: Apresentação dos grupos e debate.

Avaliação

A avaliação será realizada com base em três critérios principais: participação, qualidade das informações apresentadas e capacidade de argumentação. Exemplos incluem a clareza e organização da apresentação, o embasamento teórico e a forma como os alunos interagem e respondem aos questionamentos durante o debate.

Materiais e ferramentas:

Os materiais serão selecionados para enriquecer a experiência de aprendizado e facilitar o entendimento dos conteúdos abordados em aula, permitindo acesso diversificado a fontes de informação e ilustração.

  • Material de pesquisa (artigos, vídeos, livros).
  • Fichas de registro para anotação de informações.
  • Recursos audiovisuais para as apresentações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo