Batalha de Danças

Desenvolvida por: Nuria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Educação Física e Arte
Temática: Danças Culturais

Nesta atividade, os estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar, conhecer e divulgar diversas culturas por meio de suas danças. Formando grupos, eles selecionarão um estilo de dança para aprender, ensaiar e apresentar em uma batalha amigável de danças. Além de desenvolver habilidades físicas associadas à prática da dança, os alunos irão imergir nos aspectos culturais e históricos que cada estilo de dança carrega, fomentando um ambiente de respeito, curiosidade e apreciação pela diversidade cultural. Antes das apresentações, haverá uma roda de debate, onde cada grupo compartilhará o que aprendeu sobre o seu estilo de dança escolhido, explorando sua origem, significado e influências. Essa atividade não apenas promove o exercício físico e a criatividade, mas também encoraja o trabalho em equipe, habilidades de pesquisa e comunicação, e um profundo respeito pela variedade das expresões artísticas através da dança.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma experiência educativa e cultural enriquecedora, utilizando a dança como um veículo. Espera-se que eles possam desenvolver não só habilidades físicas e artísticas relacionadas à prática da dança, mas também competências culturais e sociais. Os alunos irão trabalhar em equipe, o que favorece o desenvolvimento de habilidades sociais, como comunicação, colaboração e resolução de conflitos. A pesquisa e compartilhamento dos aspectos culturais e históricos de cada estilo de dança visam promover o respeito e a valorização da diversidade cultural, incentivando a abertura para o novo e o diferente.

  • Desenvolver habilidades físicas e expressão corporal através da prática de danças.
  • Promover o conhecimento e apreciação de diferentes culturas e suas expressões artísticas.
  • Estimular habilidades de pesquisa, comunicação e trabalho em equipe.
  • Fomentar o respeito pela diversidade cultural.
  • Encorajar a colaboração e apoio mútuo entre os alunos durante a preparação e apresentação das danças.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69AR06 - Explorar e reconhecer elementos constitutivos das danças de diferentes povos e culturas, incluindo os brasileiros, e suas funções sociais, expressivas e estéticas.
  • EF69AR15 - Reconhecer e analisar práticas corporais e produtos culturais como manifestações e produções da diversidade cultural, étnico-racial, de gênero, sexual, de territórios e de grupos sociais.
  • EF69EF02 - Experimentar e fruir diferentes manifestações da cultura corporal do movimento, reconhecendo-as como patrimônio cultural da humanidade, para se posicionar de maneira crítica diante das diferentes manifestações corporais.

Conteúdo Programático

Esta atividade abordará diversos aspectos relacionados à dança, proporcionando aos alunos um panorama abrangente que inclui tanto a prática física quanto o entendimento cultural e histórico. Exploraremos diferentes estilos de dança, desde suas técnicas específicas até seus contextos de origem, significados e influências. A introdução à pesquisa e à discussão em roda de debate promoverá um aprendizado holístico, estimulando a reflexão sobre a importância da dança nas diversas culturas e como forma de expressão individual e coletiva.

  • Introdução aos diferentes estilos de dança e suas características.
  • História e origem dos estilos de dança selecionados.
  • Técnicas básicas e movimentos característicos de cada dança.
  • Aspectos culturais e sociais associados a cada estilo de dança.
  • Prática e ensaio das coreografias em grupo.

Metodologia

A metodologia ativa será central nesta atividade, com ênfase especial na roda de debate, que proporcionará um espaço dinâmico de compartilhamento e aprendizado. Os alunos serão incentivados a pesquisar profundamente sobre o estilo de dança escolhido, focando não só na técnica, mas também nos aspectos culturais e históricos. A preparação para a batalha de danças envolverá ensaios em grupo, onde os participantes poderão praticar e aperfeiçoar suas habilidades de dança, enquanto aprendem a trabalhar coletivamente e apoiar seus companheiros.

  • Formação de grupos e escolha dos estilos de dança.
  • Pesquisa e estudo dos aspectos culturais e históricos.
  • Preparação da roda de debate.
  • Ensaio das coreografias para a batalha de danças.
  • Realização da batalha de danças e votação.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos. Na primeira sessão, os alunos formarão os grupos, escolherão os estilos de dança e iniciarão a pesquisa e o ensaio para a sua apresentação. A segunda sessão será dedicada à conclusão dos ensaios, à roda de debate e à batalha de danças, seguida pela votação.

  • Aula 1: Formação dos grupos, escolha das danças, início da pesquisa e ensaio.
  • Aula 2: Roda de debate, batalha de danças e votação.

Avaliação

A avaliação será processual e formativa, considerando o envolvimento dos alunos em todas as etapas da atividade, desde a pesquisa inicial até a apresentação final. A votação da 'melhor dança' levará em conta não apenas os aspectos técnicos e a performance, mas especialmente o quanto os alunos conseguiram incorporar e transmitir os aspectos culturais e históricos de suas danças. A participação ativa na roda de debate também será avaliada, observando-se a capacidade dos alunos de comunicar suas descobertas e compartilhar aprendizados com os colegas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como sistema de som para as apresentações, espaço adequado para a batalha de danças, acesso à internet e materiais para pesquisa, além de figurinos ou acessórios que os grupos queiram utilizar nas suas apresentações. A escola deve garantir um ambiente seguro e inclusivo, onde todos os alunos se sintam à vontade para expressar-se e participar.

  • Sistema de som e música para ensaio e apresentação.
  • Espaço físico adequado para as práticas de dança.
  • Materiais de pesquisa (acesso à internet, livros, artigos).
  • Figurinos e acessórios para as apresentações.
  • Instrumentos de avaliação (fichas de votação, critérios de julgamento).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo