Nesta atividade, os estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar, conhecer e divulgar diversas culturas por meio de suas danças. Formando grupos, eles selecionarão um estilo de dança para aprender, ensaiar e apresentar em uma batalha amigável de danças. Além de desenvolver habilidades físicas associadas à prática da dança, os alunos irão imergir nos aspectos culturais e históricos que cada estilo de dança carrega, fomentando um ambiente de respeito, curiosidade e apreciação pela diversidade cultural. Antes das apresentações, haverá uma roda de debate, onde cada grupo compartilhará o que aprendeu sobre o seu estilo de dança escolhido, explorando sua origem, significado e influências. Essa atividade não apenas promove o exercício físico e a criatividade, mas também encoraja o trabalho em equipe, habilidades de pesquisa e comunicação, e um profundo respeito pela variedade das expresões artísticas através da dança.
O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma experiência educativa e cultural enriquecedora, utilizando a dança como um veículo. Espera-se que eles possam desenvolver não só habilidades físicas e artísticas relacionadas à prática da dança, mas também competências culturais e sociais. Os alunos irão trabalhar em equipe, o que favorece o desenvolvimento de habilidades sociais, como comunicação, colaboração e resolução de conflitos. A pesquisa e compartilhamento dos aspectos culturais e históricos de cada estilo de dança visam promover o respeito e a valorização da diversidade cultural, incentivando a abertura para o novo e o diferente.
Esta atividade abordará diversos aspectos relacionados à dança, proporcionando aos alunos um panorama abrangente que inclui tanto a prática física quanto o entendimento cultural e histórico. Exploraremos diferentes estilos de dança, desde suas técnicas específicas até seus contextos de origem, significados e influências. A introdução à pesquisa e à discussão em roda de debate promoverá um aprendizado holístico, estimulando a reflexão sobre a importância da dança nas diversas culturas e como forma de expressão individual e coletiva.
A metodologia ativa será central nesta atividade, com ênfase especial na roda de debate, que proporcionará um espaço dinâmico de compartilhamento e aprendizado. Os alunos serão incentivados a pesquisar profundamente sobre o estilo de dança escolhido, focando não só na técnica, mas também nos aspectos culturais e históricos. A preparação para a batalha de danças envolverá ensaios em grupo, onde os participantes poderão praticar e aperfeiçoar suas habilidades de dança, enquanto aprendem a trabalhar coletivamente e apoiar seus companheiros.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos. Na primeira sessão, os alunos formarão os grupos, escolherão os estilos de dança e iniciarão a pesquisa e o ensaio para a sua apresentação. A segunda sessão será dedicada à conclusão dos ensaios, à roda de debate e à batalha de danças, seguida pela votação.
A avaliação será processual e formativa, considerando o envolvimento dos alunos em todas as etapas da atividade, desde a pesquisa inicial até a apresentação final. A votação da 'melhor dança' levará em conta não apenas os aspectos técnicos e a performance, mas especialmente o quanto os alunos conseguiram incorporar e transmitir os aspectos culturais e históricos de suas danças. A participação ativa na roda de debate também será avaliada, observando-se a capacidade dos alunos de comunicar suas descobertas e compartilhar aprendizados com os colegas.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como sistema de som para as apresentações, espaço adequado para a batalha de danças, acesso à internet e materiais para pesquisa, além de figurinos ou acessórios que os grupos queiram utilizar nas suas apresentações. A escola deve garantir um ambiente seguro e inclusivo, onde todos os alunos se sintam à vontade para expressar-se e participar.
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