Copa Leão Velloso 2024

Desenvolvida por: Vinici… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Educação Física
Temática: Esportes de Invasão e Combate

O torneio interclasse visa a engajar os alunos do 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental na prática e teoria do jogo de futsal. Através da organização e participação do torneio, os estudantes serão desafiados a assimilar e aplicar as regras, técnicas, e ética esportiva inerentes a estas modalidades. Implementando a metodologia ativa, cada participante desempenhará rotativamente o papel de jogador, permitindo uma experiência educativa integral. Além de promover a integração e o fair play, a atividade incidirá sobre o desenvolvimento de habilidades sociais, críticas e de liderança, a resolução de problemas em equipe, e a importância do cuidado com a saúde física e mental associada ao esporte. Esta proposta pedagógica pretende, portanto, oferecer uma compreensão ampla sobre as disciplinas esportivas envolvidas, além de incentivar a vivência prática e reflexiva entre os alunos.

Objetivos de Aprendizagem

Nesta atividade, os estudantes serão capazes de compreender e aplicar as regras fundamentais do jogo de futsal e ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades essenciais como liderança, trabalho em equipe, tomada de decisão e resolução de conflitos. Além disso, ao assumirem diferentes papéis, os alunos aprofundarão seu entendimento sobre a dinâmica e a estratégia esportiva, bem como sobre a importância da ética e do fair play no esporte. Este exercício se destina também a enfatizar a relevância da saúde física e mental, promovendo práticas que possam ser levadas para além dos limites da escola.

  • Compreender e aplicar as regras do futsal.
  • Desenvolver habilidades de liderança e trabalho em equipe.
  • Promover a saúde física e mental através do esporte.
  • Assumir e respeitar diferentes papéis dentro de um contexto esportivo (jogador e técnico).
  • Incentivar a prática do fair play e a ética esportiva.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF89EF01: Experimentar diferentes papéis (jogador, árbitro e técnico) e fruir os esportes de rede/parede, campo e taco, invasão e combate, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.

Conteúdo Programático

Através de uma abordagem prática e reflexiva, os alunos irão explorar as principais características do futsal. A organização de torneios escolares servirá como base para a aplicação prática dos conceitos teóricos abordados, promovendo um aprendizado dinâmico e integrado. Este conteúdo propiciará aos alunos a oportunidade de vivenciar as diversas facetas do futsal, da teoria à prática, enfatizando tanto o aspecto lúdico quanto o competitivo e, sobretudo, a formação ética e moral relacionada ao esporte.

  • Regras básicas do futebol e do judô.
  • Organização e gestão de torneios esportivos.
  • Ética e fair play no esporte.
  • Táticas e estratégias no futsal.
  • Saúde física e mental associada à prática esportiva.

Metodologia

Adotando a metodologia ativa, esta atividade será centrada no aluno, encorajando a participação ativa, a reflexão e a cooperação. Os estudantes serão estimulados a investigar, planejar e executar o jogo, alternando entre os diversos papéis esportivos. Essa abordagem favorecerá a contextualização dos conteúdos, incentivando os alunos a aplicar conhecimentos teóricos em situações práticas e a desenvolver habilidades de pensamento crítico, autonomia e liderança.

  • Atividades práticas em grupo focadas na realização de torneios de futebol e judô.
  • Debates e reflexões em grupo sobre as regras, a ética e o fair play nos esportes.
  • Apresentações pelos alunos das estratégias e análises dos jogos.
  • Feedbacks contínuos e constructivos por parte dos professores.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá uma duração total de 20 horas, organizadas em 10 aulas de 120 minutos. Cada aula será destinada a diferentes componentes do projeto, promovendo uma abordagem equilibrada entre teoria e prática.

  • Aula 1: Introdução ao futsal, história do esporte e regras.
  • Aula 2: Divisão das equipes e planejamento dos torneio.
  • Aula 3-5: Realização dos torneio de futsal.
  • Aula 6-8: Realização do torneio de futsal.
  • Aula 9: Realização do torneio de futsal.                                                                      
  • Aula 10: Análise e discussão dos jogos realizados,   Encerramento e reflexão sobre as aprendizagens.

Avaliação

A avaliação será formativa e contínua, considerando a participação, o envolvimento e o desempenho dos alunos em cada papel durante o torneio (jogador e técnico). Avaliar-se-á também a capacidade de trabalhar em equipe, liderança, respeito às regras, ao fair play e à ética esportiva. Será dada ênfase ao progresso individual e coletivo, ao invés de apenas resultados. Portfólios reflexivos, autoavaliações e avaliações pelos pares serão utilizados para documentar o aprendizado, as habilidades desenvolvidas e as reflexões sobre a importância do esporte.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade ser necessário contar com recursos como: a quadra da escola, bolas de futebol, apitos, cronômetros. Além disso, materiais para confecção de cartazes e outros recursos visuais para a organização e divulgação dos torneios beneficiarão o projeto. Acessos a artigos e vídeos sobre as modalidades, tácticas esportivas e saúde e bem-estar irão enriquecer o conteúdo aprendido em sala de aula.

  • Quadra de futsal.
  • Bolas de futebol.
  • Apitos, cronômetros e outros materiais para referência visual.
  • Materiais para confecção de cartazes de torneio.
  • Acesso a recursos online como artigos e vídeos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo