Estratégias de Combate: Planejamento de Lutas Inclusivas

Desenvolvida por: Jefers… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [Educação Física]
Temática: [Inclusão e Estratégia em Lutas]

A atividade 'Estratégias de Combate: Planejamento de Lutas Inclusivas' tem como objetivo incentivar os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental a desenvolverem uma competição amistosa que respeite a diversidade de habilidades dentro de uma equipe. Este projeto tem um duplo propósito: educar em termos de prática esportiva e em valores sociais. Os alunos terão que conceber a estrutura das lutas, integrando variações adaptativas para garantir que todos possam participar igualmente. Eles também deverão instituir regras que assegurem a segurança e promovam o respeito entre participantes. O desafio adicional é planejar táticas personalizadas, utilizando as características individuais dos seus colegas, e dessa forma, alcançar um equilíbrio ideal entre os níveis de habilidade e desafio proposto. Durante o processo, espera-se que os alunos desenvolvam aptidões no planejamento estratégico, empatia e capacidade de organização, enquanto aprendem a importância da inclusão, diversidade e cooperação.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem dessa atividade são fundamentados na ideia de proporcionar engajamento prático dos alunos ao planejarem e participarem de lutas inclusivas. Com isso, os alunos desenvolverão habilidades críticas de pensamento estratégico e de colaboração, ao terem que adaptar suas estratégias e entender as capacidades e limitações dos colegas para promover um ambiente inclusivo. Outro objetivo é aumentar a conscientização sobre a importância da criação de ambientes seguros e respeitosos em atividades esportivas.

  • Incentivar o planejamento estratégico adaptativo para incluir todos nas lutas.
  • Promover o desenvolvimento do respeito mútuo e segurança durante as atividades esportivas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF89EF16: Experimentar e fruir a execução dos movimentos pertencentes às lutas do mundo, adotando procedimentos de segurança e respeitando o oponente.
  • EF89EF17: Planejar e utilizar estratégias básicas das lutas experimentadas, reconhecendo as suas características técnico-táticas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático é elaborado para proporcionar uma compreensão abrangente das técnicas de luta e dos princípios fundamentais de inclusão no esporte. Os alunos explorarão diferentes tipos de luta e suas regras, ao mesmo tempo em que aprenderão a incorporar estratégias adaptativas para incluir participantes de todos os níveis de habilidade. Além disso, discutirão aspectos de segurança e respeito para garantir um ambiente esportivo saudável.

  • Exploração de diferentes estilos de luta e suas regras.
  • Desenvolvimento de regras inclusivas e adaptativas.
  • Práticas de segurança e respeito em ambientes competitivos.

Metodologia

A metodologia empregada neste projeto é voltada para a aprendizagem ativa e colaborativa, permitindo que os alunos tenham autonomia e responsabilidade em seu aprendizado. Usaremos grupos colaborativos para incentivar o trabalho em equipe e discussões guiadas para promover a reflexão sobre as atividades planejadas e executadas. As estratégias demonstradas nos ajuda a levar a prática esportiva para um nível em que inclusão e estratégia andam de mãos dadas, permitindo aos alunos visualizar o impacto positivo de suas escolhas.

  • Aprendizagem baseada em projetos com enfoque em inclusão.
  • Discussão em grupos para criação das regras e estratégias de luta.
  • Simulações práticas e análise colaborativa de táticas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está organizado em uma carga horária de 2 horas, distribuídas em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, os alunos se organizarão em grupos e começarão a discutir as regras e as estratégias para as lutas inclusivas. Na segunda aula, darão continuidade ao desenvolvimento das regras e participarão de simulações práticas para ajuste das táticas planejadas.

  • Aula 1: Organização dos grupos e início das discussões sobre regras e estratégias inclusivas.
  • Aula 2: Finalização do planejamento e realização das simulações práticas das lutas.

Avaliação

A avaliação será realizada através de múltiplas abordagens que permitirão avaliar tanto o processo quanto o produto final das atividades dos alunos. Primeiramente, será observada a participação ativa e cooperativa nos grupos, analisando como os alunos contribuem de forma igualitária para o desenvolvimento das regras e estratégias. Em segundo lugar, será feita uma análise das regras desenvolvidas por cada grupo, considerando sua viabilidade, segurança e grau de inclusão. Finalmente, a execução das simulações práticas será avaliada quanto à adesão às regras criadas e ao nível de respeito e cooperação demonstrado pelos alunos. Exemplos de critérios incluem: compreensão das regras por todos os membros, capacidade de ajustar estratégias de acordo com o feedback durante as simulações e demonstração de comportamento respeitoso durante as interações competitivas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem materiais para simular as lutas e ferramentas para colaborar na criação e adaptação das regras, além de um espaço adequado para a realização segura das atividades práticas. O trabalho com esses recursos permitirá aos alunos vivenciar de maneira realista e prática os aspectos discutidos e planejados.

  • Equipamentos de segurança, como protetores, luvas e colchonetes.
  • Materiais de papelaria para anotação e criação de regras e táticas.
  • Espaço adequado para prática segura das atividades, como uma quadra ou ginásio.

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