Corpo Ativo, Vida Saudável

Desenvolvida por: Rogeri… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Educação Física
Temática: Saúde e bem-estar

Os alunos do 1º ano do Ensino Médio serão introduzidos aos benefícios da atividade física regular sobre a saúde física e mental por meio de uma combinação de palestra interativa e trabalho prático em estações de exercícios que simbolizam diferentes tipologias de atividade física, como aeróbicas, força e flexibilidade. Cada estação contará com uma explanação detalhada sobre como essas atividades beneficiam o corpo e a mente. Após essa etapa prática, em grupos, os alunos serão incentivados a criar um 'Plano Semanal de Atividade Física' personalizado, contemplando mecanismos para a incorporação de exercícios em suas rotinas diárias, estimulando a aprendizagem colaborativa e a incorporação de um estilo de vida ativo como pilar para a melhoria contínua da saúde e bem-estar.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é sensibilizar os alunos para a importância da atividade física regular, ajudando-os a entender como diferentes tipos de exercícios contribuem para o aprimoramento da saúde física e mental. A atividade pretende também promover habilidades de trabalho em equipe, planejamento pessoal e adoção de hábitos saudáveis de vida, através da criação de um plano de atividade física personalizado, incentivando-os a fazer escolhas informadas e responsáveis pela sua saúde.

  • Compreender a importância da atividade física regular para a saúde física e mental.
  • Identificar os benefícios específicos de diferentes tipos de exercícios físicos.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e planejamento.
  • Criar um plano semanal personalizado de atividade física.
  • Incentivar a prática regular de exercícios como parte de um estilo de vida saudável.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG101: Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.
  • EM13LGG103: Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).

Conteúdo Programático

Esta atividade engloba o estudo dos conceitos básicos de saúde e bem-estar, com ênfase no papel vital que a atividade física regular desempenha na manutenção da saúde física e mental. Além disso, serão exploradas as diferentes modalidades de exercícios (aeróbicos, de força e de flexibilidade) e seus benefícios específicos. Os alunos aprenderão também sobre planejamento pessoal e trabalho em equipe, através da elaboração de um plano semanal de atividades físicas.

  • Benefícios da atividade física para a saúde física e mental
  • Tipos de atividades físicas: aeróbicas, de força, flexibilidade
  • Elaboração de um plano semanal de atividade física
  • Trabalho em equipe e planejamento pessoal

Metodologia

A atividade será realizada utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, combinando palestra interativa, experimentação prática e trabalho em grupo. A palestra inicial proverá o conhecimento teórico necessário, enquanto as estações de atividade física permitirão aos alunos experimentarem diferentes tipos de exercícios sob orientação. Finalmente, o trabalho em grupo para criar um plano semanal de atividades físicas consolidará o aprendizado através da aplicação prática dos conceitos adquiridos.

  • Palestra interativa sobre saúde e exercício
  • Estações práticas de exercícios físicos
  • Criação colaborativa de um plano de atividade física
  • Discussions em grupo para incentivar a reflexão e o compartilhamento de ideias

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a palestra interativa e o início das atividades nas estações práticas. Na segunda aula, os alunos continuarão nas estações de exercício e trabalharão na elaboração do plano semanal de atividades físicas em equipe.

  • Aula 1: Palestra interativa e início das estações práticas
  • Aula 2: Continuação das estações práticas e elaboração do plano de atividades em grupo

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos tanto nas estações práticas quanto na elaboração e apresentação do 'Plano Semanal de Atividade Física'. Será dada especial atenção ao entendimento e aplicação dos conceitos discutidos durante a palestra, à colaboração em equipe, à criatividade dos planos elaborados e à viabilidade da implementação dos mesmos em suas rotinas diárias. Para isso, será utilizado um conjunto de critérios que inclui a qualidade e completude das informações no plano, a demonstração de aprendizado sobre os benefícios dos diferentes tipos de exercícios e a eficácia da apresentação em grupo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais como: projeção para a palestra interativa, equipamentos para as diferentes estações de exercício (por exemplo, cordas de pular, pesos, colchonetes), folhas de papel e canetas para a elaboração dos planos de atividades físicas e recursos didáticos para apoio à explicação dos exercícios e seus benefícios específicos.

  • Projetor e tela para palestra
  • Equipamentos de exercício (corda, pesos, colchonetes)
  • Material de papelaria (papel, canetas)
  • Recursos didáticos (livros, cartazes explicativos)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo