Os alunos do 1º ano do Ensino Médio serão introduzidos aos benefícios da atividade física regular sobre a saúde física e mental por meio de uma combinação de palestra interativa e trabalho prático em estações de exercícios que simbolizam diferentes tipologias de atividade física, como aeróbicas, força e flexibilidade. Cada estação contará com uma explanação detalhada sobre como essas atividades beneficiam o corpo e a mente. Após essa etapa prática, em grupos, os alunos serão incentivados a criar um 'Plano Semanal de Atividade Física' personalizado, contemplando mecanismos para a incorporação de exercícios em suas rotinas diárias, estimulando a aprendizagem colaborativa e a incorporação de um estilo de vida ativo como pilar para a melhoria contínua da saúde e bem-estar.
O principal objetivo desta atividade é sensibilizar os alunos para a importância da atividade física regular, ajudando-os a entender como diferentes tipos de exercícios contribuem para o aprimoramento da saúde física e mental. A atividade pretende também promover habilidades de trabalho em equipe, planejamento pessoal e adoção de hábitos saudáveis de vida, através da criação de um plano de atividade física personalizado, incentivando-os a fazer escolhas informadas e responsáveis pela sua saúde.
Esta atividade engloba o estudo dos conceitos básicos de saúde e bem-estar, com ênfase no papel vital que a atividade física regular desempenha na manutenção da saúde física e mental. Além disso, serão exploradas as diferentes modalidades de exercícios (aeróbicos, de força e de flexibilidade) e seus benefícios específicos. Os alunos aprenderão também sobre planejamento pessoal e trabalho em equipe, através da elaboração de um plano semanal de atividades físicas.
A atividade será realizada utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, combinando palestra interativa, experimentação prática e trabalho em grupo. A palestra inicial proverá o conhecimento teórico necessário, enquanto as estações de atividade física permitirão aos alunos experimentarem diferentes tipos de exercícios sob orientação. Finalmente, o trabalho em grupo para criar um plano semanal de atividades físicas consolidará o aprendizado através da aplicação prática dos conceitos adquiridos.
A atividade será dividida em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a palestra interativa e o início das atividades nas estações práticas. Na segunda aula, os alunos continuarão nas estações de exercício e trabalharão na elaboração do plano semanal de atividades físicas em equipe.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos tanto nas estações práticas quanto na elaboração e apresentação do 'Plano Semanal de Atividade Física'. Será dada especial atenção ao entendimento e aplicação dos conceitos discutidos durante a palestra, à colaboração em equipe, à criatividade dos planos elaborados e à viabilidade da implementação dos mesmos em suas rotinas diárias. Para isso, será utilizado um conjunto de critérios que inclui a qualidade e completude das informações no plano, a demonstração de aprendizado sobre os benefícios dos diferentes tipos de exercícios e a eficácia da apresentação em grupo.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais como: projeção para a palestra interativa, equipamentos para as diferentes estações de exercício (por exemplo, cordas de pular, pesos, colchonetes), folhas de papel e canetas para a elaboração dos planos de atividades físicas e recursos didáticos para apoio à explicação dos exercícios e seus benefícios específicos.
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