A atividade 'Debatendo Corrida e Sociedade: Do Higienismo ao Esporte Popular' visa proporcionar aos alunos do 1º ano do Ensino Médio uma compreensão crítica e contextualizada da prática da corrida como um fenômeno social e histórico. Os alunos, divididos em grupos, investigarão como a corrida foi utilizada em diferentes momentos históricos, desde seu papel higienista no século XIX até sua popularidade como esporte contemporâneo acessível. Este estudo propiciará uma análise dos fatores que influenciam a prática esportiva ao longo do tempo e como ela pode ser usada como ferramenta de inclusão social na atualidade. Durante a sala de aula invertida, os alunos trarão suas pesquisas para o ambiente escolar, compartilhando seus insights e reflexões. Após as apresentações, haverá uma discussão coletiva com o objetivo de elaborar propostas de como a corrida pode ser democratizada, considerando as necessidades e desafios sociais atuais. O exercício estimulará o pensamento crítico em relação à função social do esporte, encorajando os alunos a refletirem sobre a promoção da saúde e a inclusão social através da prática esportiva.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade são vasta e profundamente conectar o contexto histórico da prática de corrida com suas manifestações atuais, incentivando os estudantes a reconhecerem o impacto do esporte na promoção de saúde e na inclusão social. Os alunos deverão desenvolver habilidades de pesquisa e apresentação, aprimorando sua capacidade crítica de correlacionar passado e presente no esporte.
O conteúdo programático a ser abordado nesta atividade abrange tanto a dimensão histórica quanto a contemporânea da corrida, proporcionando aos alunos uma visão integral de seu impacto social e cultural. A partir disso, os estudantes terão a oportunidade de integrar visão crítica e conhecimento prático ao proporem iniciativas contextualizadas de democratização do esporte.
A metodologia da atividade será centrada na proposta de Sala de Aula Invertida, que visa tornar os alunos protagonistas do processo de aprendizagem. A pesquisa prévia fomentará a autonomia dos alunos, enquanto as apresentações e discussões em sala de aula estimularão o debate e a argumentação crítica. Esse modelo fomenta a interação, a troca de ideias e a co-construção do conhecimento.
O cronograma da atividade distribuirá o tempo de forma a otimizar o aprendizado em cada etapa. Os alunos terão momentos de pesquisa, elaboração das apresentações e discussões. A divisão das horas permitirá um balanceamento entre a construção de conhecimento individual e coletivo, maximizando a eficácia da atividade.
A avaliação dos alunos será composta por diferentes aspectos: a qualidade e profundidade da pesquisa realizada, a clareza e eficácia das apresentações e a participação nas discussões em sala de aula. Serão atribuídos pontos para o trabalho em grupo, incluindo cooperação e contribuição individual, enquanto a crítica reflexiva individual será avaliada através da participação nas discussões. Exemplo de critérios específicos: Originalidade e relevância das propostas, clareza na comunicação, e habilidade em argumentar de forma substanciosa.
Os recursos para a atividade estão orientados a viabilizar a realização autônoma das pesquisas, apresentações e discussões dos alunos. Serão fornecidos materiais que facilitem a criação de conteúdo significativo e que incentivem o uso criativo dos conhecimentos adquiridos.
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