Driblando Preconceitos: Um Campeonato pela Igualdade

Desenvolvida por: Matheu… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Educação Física, Língua Portuguesa e Ciências Humanas
Temática: Igualdade e Respeito Mútuo no Esporte

Esta atividade pedagógica prática visa promover a inclusão, igualdade e o respeito mútuo através de um campeonato de futebol misto organizado pelos próprios alunos do 1º ano do Ensino Médio. A proposta inclui times compostos por alunos de diferentes gêneros, habilidades e interesses, buscando trazer à tona a discussão sobre estereótipos e preconceitos frequentemente associados ao esporte. A metodologia ativa como 'Atividade Mão-na-massa', 'Roda de Debate' e 'Aprendizagem Baseada em Jogos' será implementada para engajar os alunos ativamente na reflexão e ação. Antes do início do campeonato, será realizada uma roda de debate para discutir a importância da inclusão no esporte, onde os alunos terão a oportunidade de expressar opiniões e compartilhar experiências. Após os jogos, será solicitada a produção de textos reflexivos sobre a experiência vivida, permitindo conectar prática esportiva e reflexão crítica, alinhadas às habilidades propostas pela BNCC.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é utilizar o esporte como um meio para promover a inclusão social e o respeito mútuo entre os alunos, além de capacitar os participantes a analisar e refletir criticamente sobre os estereótipos e preconceitos existentes no esporte e na sociedade. Espera-se que, por meio da organização e participação no campeonato, os alunos desenvolvam habilidades de trabalho em equipe, liderança, planejamento e execução de projetos. Além disso, as discussões e os textos reflexivos produzidos visam aprofundar a compreensão dos alunos sobre questões de gênero, diversidade e inclusão, estimulando o desenvolvimento de empatia, justiça social e habilidades comunicativas.

  • Promover a igualdade e o respeito mútuo através do esporte.
  • Estimular o desenvolvimento de habilidades sociais e de liderança entre os alunos.
  • Proporcionar uma plataforma para discussão e reflexão crítica sobre preconceitos e estereótipos no esporte.
  • Desenvolver habilidades de escrita reflexiva e analítica em conexão com experiências práticas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático cobrirá temas essenciais como igualdade de gênero, inclusão social e a importância do respeito e da empatia nas atividades esportivas e fora delas. Através de discussões em roda de debate e interações durante o campeonato, os alunos explorarão o impacto de estereótipos e preconceitos no esporte, analisando como estes refletem questões maiores da sociedade. A escrita reflexiva após os jogos servirá como uma ferramenta para os alunos articularem suas percepções e aprendizados, incentivando a reflexão crítica e o desenvolvimento de um posicionamento pessoal sobre os temas discutidos.

  • Igualdade de gênero no esporte.
  • Inclusão social através de atividades físicas.
  • Análise de estereótipos e preconceitos no contexto esportivo.
  • Desenvolvimento de habilidades comunicativas e reflexivas.

Metodologia

A implementação dessa atividade será guiada pelas metodologias ativas de 'Atividade Mão-na-massa', 'Roda de Debate' e 'Aprendizagem Baseada em Jogos'. Inicialmente, os alunos serão divididos em grupos mistos e orientados na organização do campeonato, promovendo o engajamento ativo e a colaboração. Antes dos jogos, uma roda de debate facilitará discussões sobre inclusão e igualdade no esporte, permitindo a troca de ideias e experiências. Durante o campeonato, a aprendizagem baseada em jogos estimulará a prática de valores discutidos. Posteriormente, os textos reflexivos permitirão aos alunos conectar suas experiências práticas com as discussões teóricas, facilitando uma aprendizagem significativa.

  • Divisão dos alunos em grupos mistos para a organização do campeonato.
  • Realização de rodas de debate sobre temas relevantes ao esporte e sociedade.
  • Campeonato de futebol misto como meio de aplicar a aprendizagem baseada em jogos.
  • Produção de textos reflexivos sobre a experiência e aprendizados.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade totalizando 18 horas será dividida em várias sessões. Inicialmente, duas aulas serão dedicadas à explicação do projeto e à formação dos times. Seguirá com quatro aulas destinadas à organização do campeonato e à roda de debate. Doze aulas serão reservadas para a realização do campeonato de futebol misto. Por fim, duas aulas serão utilizadas para a escrita e compartilhamento dos textos reflexivos.

  • Aula 1-2: Introdução ao projeto e formação dos times.
  • Aula 3-6: Organização do campeonato e roda de debate.
  • Aula 7-18: Realização do campeonato de futebol misto.
  • Aula 19-20: Escrita e compartilhamento dos textos reflexivos.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, observando a participação ativa dos alunos em todas as fases do projeto. Será considerado o engajamento e contribuição individual na organização e realização do campeonato, assim como a participação nas rodas de debate. A qualidade e profundidade dos textos reflexivos também serão critérios avaliativos importantes, analisando a capacidade dos alunos de conectar suas experiências práticas com reflexões críticas sobre igualdade, inclusão e o papel do esporte na sociedade. Exemplos específicos de contribuições positivas e insights nos textos serão usados para destacar a aplicação das habilidades aprendidas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem um local apropriado para a prática do futebol, equipamentos como bolas, coletes para diferenciar os times e um cronômetro. Para as rodas de debate, será preciso um espaço adequado que permita a formação de um círculo, facilitando o diálogo entre os participantes. Materiais para a anotação de ideias e pensamentos durante os debates, como blocos de notas ou dispositivos eletrônicos, serão necessários. Adicionalmente, acesso a computadores ou tablets para a escrita dos textos reflexivos é essencial.

  • Espaço físico para o jogo e para as rodas de debate.
  • Bolas de futebol, coletes para os times, cronômetro.
  • Blocos de notas ou dispositivos eletrônicos.
  • Computadores ou tablets para escrita dos textos.

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