Jogo da Estratégia: Desvendando o Jogo de Equipe

Desenvolvida por: Janair… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Educação Física
Temática: Estratégias em Esportes Coletivos

Nesta atividade prática, intitulada 'Jogo da Estratégia: Desvendando o Jogo de Equipe', os alunos do 1º ano do Ensino Médio serão introduzidos às dinâmicas de trabalho em equipe através de esportes coletivos como basquete e futebol. O propósito é promover a compreensão de estratégias coletivas, o desenvolvimento de habilidades de comunicação e a importância da colaboração. Os alunos serão divididos em grupos para participar de uma roda de debate, onde discutirão diferentes estratégias de equipe. Posteriormente, cada grupo colocará essas estratégias em prática em partidas de basquete ou futebol, observando os resultados e realizando ajustes conforme necessário. Ao final, uma sessão de reflexão será realizada, na qual os alunos discutirão como a comunicação e a colaboração impactam o desempenho coletivo, traçando paralelos com situações cotidianas.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são voltados para o desenvolvimento da capacidade dos alunos de compreender estratégias coletivas e aplicá-las de forma prática. Através da interação e colaboração, os alunos aprenderão a identificar como a comunicação eficaz entre os membros da equipe pode melhorar o desempenho coletivo. A atividade busca desenvolver não só habilidades físicas e táticas nos esportes em questão, mas também competências sociais e emocionais, fundamentais para o sucesso em diversas esferas da vida.

  • Entender e aplicar diferentes estratégias de equipe em esportes coletivos.
  • Desenvolver habilidades de comunicação e colaboração em contextos de equipe.
  • Refletir sobre o impacto da comunicação eficaz no desempenho coletivo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG101: Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade envolve a exploração dos princípios de comunicação e colaboração no contexto dos esportes coletivos, com foco na aplicação prática de estratégias diversas. Os tópicos abordam desde a identificação de papéis individuais dentro de uma equipe até a avaliação de resultados obtidos nas partidas. A atividade integra a teoria e a prática, possibilitando aos alunos experimentar diretamente como diferentes abordagens podem gerar variações nos desempenhos das equipes.

  • Princípios de comunicação em equipe.
  • Estratégias de equipe em esportes coletivos.
  • Papéis e responsabilidades individuais no contexto coletivo.

Metodologia

A metodologia utilizada para esta atividade combina discussão teórica com prática esportiva, atendendo aos diferentes estilos de aprendizagem dos alunos. A roda de debate inicial servirá para que os alunos compartilhem e discutam ideias sobre estratégias de equipe, promovendo um ambiente interativo e colaborativo. Posteriormente, a aplicação das estratégias em contextos reais de jogo permitirá que os alunos validem teorias discutidas e ajustem suas abordagens conforme necessário. A reflexão final visa consolidar as aprendizagens através da autoavaliação e da troca de experiências com os colegas.

  • Roda de debate em grupos.
  • Partidas práticas de basquete e futebol.
  • Reflexão e autoavaliação em grupo.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade é estruturado para que os alunos tenham tempo adequado para refletir, praticar e ajustar suas estratégias no decorrer das aulas. O plano consiste em cinco etapas principais: introdução e discussão dos conceitos, prática em campo, reavaliação e ajuste de estratégias, segunda rodada de prática e, por fim, uma discussão final reflexiva. Cada etapa é desenhada para reforçar e construir sobre as aprendizagens das etapas anteriores, culminando em uma compreensão profunda tanto teórica quanto prática das estratégias de equipe.

  • Aula 1: Introdução e divisão em grupos.
  • Aula 2: Roda de debate sobre estratégias.
  • Aula 3: Aplicação das estratégias no basquete.
  • Aula 4: Discussão e ajustes após primeira prática.
  • Aula 5: Aplicação das estratégias no futebol.
  • Aula 6: Reavaliação e ajustes dos planos.
  • Aula 7: Segunda prática de basquete.
  • Aula 8: Segunda prática de futebol.
  • Aula 9: Revisão de resultados e estratégias.
  • Aula 10: Reflexão final e discussão sobre comunicação e colaboração.

Avaliação

A avaliação dos alunos será feita de forma contínua e integrará aspectos qualitativos e quantitativos. Primeiramente, a participação dos alunos na roda de debate será avaliada considerando sua capacidade de argumentação e trabalho em equipe. Durante as práticas esportivas, a observação do desempenho individual e coletivo fornecerá indicadores do entendimento das estratégias aplicadas. Será dada atenção também à habilidade dos alunos em ajustar suas estratégias com base nos resultados observados. Finalmente, a participação na reflexão final, incluindo a habilidade de conectar suas experiências com situações do dia a dia, será crucial para a avaliação global. Exemplos de indicadores incluem: envolvimento nas discussões, contribuição para ajustes táticos, e clareza ao expressar ideias na reflexão.

Materiais e ferramentas:

Os recursos selecionados para esta atividade são voltados para facilitar tanto o desenvolvimento teórico quanto a aplicação prática dos conceitos. Equipamentos esportivos são essenciais para a realização das práticas no campo e requerem uma variedade adequada para proporcionar uma experiência rica aos alunos. Além disso, o uso de materiais audiovisuais é planejado para complementar as discussões nas rodas de debate, oferecendo aos alunos exemplos visuais concretos das estratégias discutidas.

  • Equipamentos de basquete e futebol (bolas, coletes, cones).
  • Quadra poliesportiva ou campo adaptado.
  • Materiais audiovisuais (vídeos de estratégias e jogos).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo