Circuito de Treinamento Funcional: Desafio dos Movimentos

Desenvolvida por: Pamell… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Educação Física
Temática: Conceitos de treinamento físico

Nesta atividade de Educação Física, os alunos do 2º ano do Ensino Médio serão introduzidos a um circuito de treinamento funcional. O foco da atividade está na combinação de diferentes exercícios que promovem o desenvolvimento da força, resistência e coordenação por meio do trabalho com peso corporal. Algumas estações do circuito incluem agachamentos, flexões, abdominais e saltos. O principal objetivo é que, além de executar os exercícios corretamente, os alunos sejam capazes de refletir sobre as variações dos movimentos e propor novas formas para incrementá-los, estimulando o pensamento criativo. Durante a atividade, cada grupo de alunos trabalhará de forma colaborativa para criar e inovar, aprendendo a avaliar e adaptar os exercícios às suas capacidades individuais. Esta atividade não só desenvolve habilidades físicas, mas também competências sociais como a liderança, a negociação de ideias e a resolução pacífica de conflitos entre pares, além de incentivar o protagonismo estudantil na escolha e criação de novos movimentos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem da atividade de circuito de treinamento funcional são múltiplos e abrangem uma ampla gama de habilidades cognitivas e sociais, alinhadas ao desenvolvimento integral dos alunos. Começa por promover a compreensão de conceitos fundamentais de treinamento físico e a aplicação prática desses conceitos em um ambiente controlado de sala de aula. Ao participar da atividade, os alunos irão praticar a execução correta de exercícios físicos, além de exercitar a criatividade ao desenvolverem novas variações de movimento, conectando teoria à prática. No campo social, a atividade busca fortalecer habilidades como liderança, trabalho em equipe e empatia, fundamentais para a mediação de conflitos e apoio a colegas. Espera-se que, ao final, os alunos possam não apenas realizar e inovar em práticas de exercícios físicos, mas também analisar e refletir sobre a evolução individual e coletiva no contexto da atividade.

  • Compreender e aplicar conceitos de força, resistência e coordenação.
  • Desenvolver habilidades criativas na execução e adaptação de exercícios.
  • Fortalecer a capacidade de liderar e colaborar em atividades em grupo.
  • Estimular o pensamento crítico e a análise de movimentos físicos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67EF06: Participar de práticas corporais de fortalecimento e condicionamento físico, buscando ajustar os movimentos às características pessoais.
  • EF67EF07: Analisar e aplicar conceitos de saúde e exercícios físicos na promoção da saúde individual e coletiva.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade contempla a prática integral de exercícios funcionais, com foco na compreensão de seus efeitos no condicionamento físico dos alunos. Inicia-se com uma introdução aos conceitos de força, resistência e coordenação, seguida pela demonstração e prática desses movimentos. O currículo incentiva a exploração de variações criativas do circuito, permitindo que os alunos adaptem e personalizem os exercícios com base em suas habilidades. Além das atividades práticas, há um componente teórico em que são discutidos os benefícios dos exercícios funcionais e sua aplicabilidade no dia a dia, na saúde e no bem-estar geral. A proposta inclui discussões sobre a importância do exercício físico regular e como ele pode ser incorporado na vida cotidiana.

  • Introdução aos conceitos de força, resistência e coordenação.
  • Demonstração e prática de exercícios funcionais.
  • Discussão sobre os benefícios dos exercícios funcionais.
  • Exploração de variações criativas de movimentos.

Metodologia

Para esta atividade, a metodologia aplicada centra-se na aprendizagem experiencial e na prática colaborativa. Os alunos iniciarão com uma introdução teorica rápida sobre cada exercício, seguida por demonstrações práticas. Durante o circuito, serão divididos em pequenos grupos onde irão não somente executar, mas também inovar nos movimentos propostos. Encoraja-se a criatividade e o trabalho em equipe para propor variações aos exercícios tradicionais, com o intuito de adaptar o circuito às suas necessidades e capacidades, valorizando a inclusão e a personalização. Essa abordagem metodológica, focada em 'aprender fazendo', está alinhada com o desenvolvimento de competências previstas na BNCC, incentivando o protagonismo dos estudantes na aprendizagem.

  • Aprendizagem experiencial.
  • Trabalho em equipe.
  • Inovação e adaptação de exercícios.
  • Protagonismo estudantil no processo de aprendizagem.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade está planejada para ser realizada em uma única aula de 40 minutos, proporcionando um equilíbrio entre a prática física e o tempo disponível. A aula iniciará com uma introdução breve ao circuito e à importância dos exercícios funcionais, ocupando cerca de 10 minutos. Nos 25 minutos subsequentes, os alunos participarão ativamente do circuito em seus grupos, explorando e criando novas variações de movimento. Os últimos 5 minutos serão dedicados a um rápido feedback e reflexão sobre as descobertas feitas durante a atividade, incentivando os estudantes a partilharem aprendizados e identificarem áreas de melhoria para futuras práticas. Essa estrutura não apenas facilita a gestão do tempo de aula, mas também assegura que cada etapa da atividade seja concluída.

  • Aula 1: Apresentação do circuito de treinamento funcional, execução prática e feedback coletivo.
  • Momento 1: Introdução ao Circuito de Treinamento Funcional (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula apresentando o conceito de treinamento funcional e explicando a importância da combinação de força, resistência e coordenação. Use infográficos para ilustrar esses conceitos. Explique brevemente o que é um circuito de treinamento funcional e como será a dinâmica da aula. É importante que os alunos compreendam o objetivo da atividade, que é não apenas executar, mas também criar variações dos exercícios.

    Momento 2: Demonstração dos Exercícios (Estimativa: 15 minutos)
    Faça uma demonstração breve mas objetiva de cada exercício que compõe o circuito: agachamentos, flexões, abdominais e saltos. Explique a execução correta de cada movimento e apresente variações para diferentes níveis de habilidade. Permita que os alunos façam perguntas e esclareça dúvidas sobre a execução dos movimentos. Sugira que eles pensem em variações possíveis que poderiam ser incorporadas.

    Momento 3: Execução Prática do Circuito (Estimativa: 10 minutos)
    Divida os alunos em grupos para que experimentem o circuito de treinamento funcional. Circule pela sala para observar e oferecer feedback individual e coletivo. É importante verificar se os alunos estão mantendo a postura correta e respeitando seus limites físicos, incentivando o trabalho em equipe e a comunicação entre eles para ajustarem o ritmo de cada estação.

    Momento 4: Feedback Coletivo e Reflexão (Estimativa: 5 minutos)
    Finalize a aula reunindo todos os alunos para discutir a experiência. Pergunte como se sentiram durante a execução dos exercícios, o que acharam das variações, e sugira que pensem em possíveis melhorias ou novas ideias para os próximos circuitos. Registre as ideias e destaque as habilidades demonstradas, como liderança e inovação. Promova um feedback entre pares, incentivando uma autoanálise em grupo sobre o trabalho realizado.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Embora não haja alunos com necessidades específicas, é sempre possível adaptar a aula para diferentes níveis de habilidade física. Garanta que todos os alunos tenham a oportunidade de participar, permitir que ajustes sejam feitos nas atividades, como redução do número de repetições ou alteração de tempo em cada estação. Incentive o uso de dispositivos móveis para filmar os movimentos e ajudar todos a visualizarem sua execução. Essa estratégia pode facilitar a aprendizagem de motor adjustado e a autoavaliação, além de reforçar a comunicação e a colaboração entre eles.

Avaliação

A avaliação dessa atividade será formativa e contínua, centrada no desenvolvimento das habilidades motoras e sociais dos alunos. Os objetivos avaliativos incluem a observação do engajamento e esforço durante a execução dos exercícios, a capacidade de inovar e propor variações de movimentação, e a habilidade de liderar e cooperar com os colegas. Os critérios de avaliação podem ser adaptados para incluir diferenças individuais, fortalecendo a inclusão. Exemplos práticos incluem: registro em vídeo das variações criadas para autoanálise e feedback coletivo, aplicação de uma rubrica que destaca a clareza e efetividade das instruções fornecidas pelos alunos durante as atividades, e rodadas de feedback entre pares, onde os alunos comentam sobre os progressos e áreas de melhoria. Este método de avaliação não apenas verifica o aprendizado, mas promove o desenvolvimento contínuo.

  • Engajamento e inovação nas atividades.
  • Capacidade de trabalhar em equipe e liderar.
  • Registro em vídeo para autoanálise.
  • Feedback entre pares.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para esta atividade são simples, mas estratégicos e abrangem equipamentos esportivos de fácil acesso, como colchonetes para exercícios no chão e cones para marcação de circuitos. Além disso, a tecnologia se faz presente com o uso de smartphones ou tablets para registrar as variações propostas e permitir uma análise e feedback detalhado após a prática. Incentiva-se a utilização de material visual, como infográficos sobre os benefícios do treinamento funcional, que pode ser disponibilizado em murais na sala de aula ou em plataformas online acessíveis aos alunos. Esses recursos visam enriquecer a prática, fornecer suporte visual e auditivo que aumente o engajamento e ajude a consolidar o aprendizado teórico em práticas reais da atividade física.

  • Colchonetes e cones.
  • Smartphones ou tablets.
  • Infográficos sobre treinamento funcional.

Inclusão e acessibilidade

Entendemos os desafios do professor em lidar com a carga de trabalho diária, mas é vital incorporar estratégias que promovam a inclusão e acessibilidade para todos os alunos. Nesse cenário, embora não haja alunos com necessidades específicas, recomenda-se que os movimentos do circuito sejam flexíveis o suficiente para acomodar diferentes níveis de habilidade, garantindo que todos possam participar de acordo com suas capacidades individuais. O ambiente deve ser seguro e acessível, com atenção à disposição dos materiais para evitar obstáculos e facilitar o deslocamento. Alunos que possuem maior facilidade em um exercício específico podem ser incentivados a ajudar e apoiar colegas que enfrentam dificuldades, promovendo um ambiente de apoio mútuo. Além disso, o feedback pós-atividade deve incluir voz ativa dos estudantes, permitindo ajustes e refinamentos das atividades futuras.

  • Adaptação dos movimentos para diversos níveis de habilidade.
  • Ambiente seguro e acessível.
  • Promoção do apoio entre pares.
  • Feedback inclusivo e adaptativo.

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