Desafio do Circuito de Habilidades

Desenvolvida por: Silva… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Educação Física
Temática: Coordenação Motora e Esportes Coletivos

Nesta atividade, intitulada 'Desafio do Circuito de Habilidades', os alunos do 2º ano do Ensino Médio serão divididos em grupos e participarão de um circuito de habilidades motoras voltado para esportes coletivos como futebol, basquete e vôlei. A atividade irá desafiar os alunos através de diferentes estações no circuito, como driblar cones, efetuar passes, realizar arremessos e finalizações. Cada grupo terá a oportunidade de passar por todas as estações, desempenhando as tarefas designadas e acumulando pontos conforme seu desempenho. O circuito visa aprimorar a coordenação motora dos alunos e promover a integração dividida, além de desenvolver uma compreensão das estratégias envolvidas em esportes coletivos. Este exercício permite aos estudantes explorar suas capacidades físicas, trabalhar em equipe e entender os fundamentos de diversos esportes, preparando-os para aplicações no cotidiano e possíveis competências profissionais.

Objetivos de Aprendizagem

Ao longo desta atividade, os estudantes deverão desenvolver competências motoras fundamentais, colaboração em equipe, e uma compreensão prática das dinâmicas de esportes coletivos. Através de experiências práticas e interativas, os alunos serão incentivados a cooperar e encontrar soluções criativas para os desafios apresentados pelas diferentes estações do circuito.

  • Aprimorar a coordenação motora através de tarefas desafiadoras.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e cooperação.
  • Compreender estratégias comuns em esportes coletivos.
  • Promover o engajamento ativo em práticas esportivas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF89EF01: Praticar atividades físicas e esportivas, individuais ou coletivas, compreendendo as táticas e estratégias inerentes a essas práticas.
  • EF89EF03: Realizar atividades físicas e esportivas, respeitando as diferenças individuais e coletivas e valorizando as práticas de uso da cultura corporal.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático está estruturado para abranger os fundamentos técnicos de esportes coletivos com foco em habilidades como driblar, passar, arremessar e finalizar. As atividades são desenhadas para não apenas desenvolver habilidades específicas desses esportes, mas também para promover a integração social e o trabalho colaborativo.

  • Fundamentos técnicos do futebol, basquete e vôlei.
  • Habilidades individuais de controle corporal e coordenação.
  • Táticas básicas e estratégias em esportes coletivos.
  • Trabalho em equipe e comunicação efetiva.

Metodologia

A metodologia empregada centra-se em um ensino experimental por meio de circuitos dinâmicos, onde os alunos vivenciarão os diferentes aspectos dos esportes coletivos. O aprendizado será construído a partir da prática direta e feedback contínuo dos professores, incentivando o crescimento das habilidades motoras e o espírito esportivo.

  • Aprendizagem prática e experimental.
  • Feedback constante durante as atividades.
  • Trabalho em pequenos grupos para incentivar a cooperação.
  • Rotação de estações para diversificar o aprendizado.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada durante uma aula de 60 minutos, com tempo suficiente para explicação das regras, execução do circuito completo e reflexão ao final. A estrutura do cronograma foi pensada para maximizar a participação dos alunos e garantir tempo adequado em cada estação, permitindo uma experiência de aprendizado eficaz.

  • Aula 1: Introdução, execução do circuito e discussão final (60 minutos).

Avaliação

Os alunos serão avaliados com base em seu desempenho nas habilidades motoras e na capacidade de trabalhar em equipe. A avaliação incluirá observações diretas durante o circuito, pontuações atribuídas com base no sucesso nas tarefas de cada estação e a reflexão final sobre o que aprenderam durante a atividade. Exemplos de critério de avaliação envolvem a eficiência no drible dos cones, precisão nos passes e arremessos, além da disposição em atuar em colaboração com os colegas. O feedback será dado de forma construtiva após a atividade, destacando pontos fortes e áreas de melhoria.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade incluem materiais esportivos específicos para cada tipo de esporte, como bolas de futebol, basquete e vôlei, além de cones para a delimitação das áreas do circuito. Esses recursos são fundamentais para criar um ambiente de prática realista e permitem que os alunos tenham a vivência prática das habilidades necessárias.

  • Bolas de futebol, basquete e vôlei.
  • Cones para delimitação de áreas.
  • Quadra ou espaço amplo adequado para a prática.
  • Pranchetas ou folhas para registro de pontuação.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo