Saúde em 5W2H: Atividade Física e Bem-estar

Desenvolvida por: Keroly… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Educação Física
Temática: Conceitos de treinamento físico e práticas de atividades físicas de promoção da saúde

Esta atividade visa capacitar os estudantes a desenvolver uma rotina de atividades físicas que promovam saúde e bem-estar, utilizando a ferramenta estratégica 5W2H. O workshop prático é desenhado para que os alunos identifiquem e analisem diversos aspectos que constituem uma rotina eficaz de exercícios, como frequência, local e público-alvo. Os participantes terão a tarefa de criar e apresentar uma proposta individual de rotina de atividades físicas, considerando a saúde física e mental, além de discutir o impacto de suas escolhas na vida cotidiana. Com esta abordagem, espera-se que os alunos desenvolvam habilidades de análise crítica e planejamento estratégico, cruciais para seus futuros acadêmicos e profissionais.

Objetivos de Aprendizagem

Durante a atividade, o foco está em desenvolver uma compreensão profunda sobre a importância das atividades físicas na promoção da saúde, integrando aspectos teóricos e práticos. Os alunos serão guiados a perceber a aplicação do conhecimento acadêmico em situações práticas, como a elaboração de uma rotina de exercícios voltada ao bem-estar físico e mental. Além disso, é vital fomentar o pensamento crítico e a capacidade de tomar decisões informadas, habilidades imprescindíveis para o ensino superior e além.

  • Promover a análise crítica aplicada à criação de rotinas de exercícios.
  • Integrar conhecimentos teóricos de educação física a práticas cotidianas.
  • Desenvolver habilidades de planejamento estratégico e organização.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG101: Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.
  • EM13LGG102: Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.
  • EM13LGG103: Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).

Conteúdo Programático

A atividade integra conceitos fundamentais de treinamento físico com práticas de promoção de saúde, explorando a aplicação do 5W2H para planejamento pessoal e social. Envolvendo discussões sobre saúde integral, os alunos desenvolverão competências para analisar criticamente rotinas de atividade física e seu impacto no bem-estar individual e coletivo. Este enfoque interdisciplinar não só consolida o conhecimento prévio, como também aplica a teoria em contextos reais, fundamentais para a formação integral dos alunos.

  • Conceitos básicos e avançados de treinamento físico.
  • Estratégias de promoção da saúde através do exercício.
  • Ferramentas de planejamento como o 5W2H para organização de rotinas.

Metodologia

A metodologia da atividade foi desenhada para maximizar o engajamento estudantil, incorporando técnicas que incentivam a autonomia e a participação ativa dos alunos. A utilização do modelo 5W2H permite que os estudantes desenvolvam suas habilidades de análise e planejamento. As discussões em grupo também têm papel crucial, promovendo a troca de ideias e o respeito à diversidade de opiniões, o que contribui para o desenvolvimento de competências sociais e comunicativas essenciais.

  • Utilização do 5W2H para estruturação da atividade.
  • Discussões em grupo sobre impactos das práticas para a saúde.
  • Desenvolvimento e apresentação de propostas individuais.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma única aula de 60 minutos, estruturando um cronograma que permite a introdução do tema, desenvolvimento dos projetos individuais e discussão em grupo. Esta divisão temporal foi pensada para otimizar o tempo disponível, garantindo que todos os alunos tenham a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos durante a aula, além de discutir suas propostas e receber feedback imediato.

  • Aula 1: Introdução ao 5W2H e desenvolvimento de propostas de rotina de exercícios.
  • Momento 1: Introdução ao 5W2H (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula apresentando o conceito da ferramenta 5W2H. Utilize o projetor para mostrar um slide com a definição de cada elemento da ferramenta: What, Why, Where, When, Who, How, e How Much. É importante que você explique como cada uma dessas perguntas pode ajudar a estruturar uma rotina de exercícios físicos. Observe se os alunos estão compreendendo os conceitos e permita que façam perguntas.

    Momento 2: Discussão em pequenos grupos (Estimativa: 15 minutos)
    Peça aos alunos que formem pequenos grupos e discutam exemplos de rotinas de exercícios que eles conhecem, aplicando o 5W2H. Circule pela sala, ouvindo as conversas e incentivando a participação de todos. É importante que você intervenha quando necessário para esclarecer dúvidas ou redirecionar as discussões. Incentive os alunos a pensarem nos riscos e benefícios de cada exemplo discutido.

    Momento 3: Desenvolvimento de Propostas Individuais (Estimativa: 20 minutos)
    Cada aluno deve usar o tempo individual para criar sua própria proposta de rotina de exercícios, utilizando a ferramenta 5W2H. Forneça materiais de leitura e acesso a dispositivos para pesquisa, se necessário. Enquanto circula pela sala, ofereça orientação aos alunos que ainda têm dúvidas e sugira fontes de inspiração ou ferramentas online que possam ajudar.

    Momento 4: Conclusão e compartilhamento (Estimativa: 10 minutos)
    Convide alguns alunos a compartilharem suas propostas e incentive a turma a dar feedbacks construtivos. É importante que você reforce os pontos positivos e sugira melhorias de forma a criar um ambiente de apoio. Finalize com um breve resumo dos conceitos trabalhados e destaque a importância do planejamento estratégico na rotina de exercícios.

Avaliação

A avaliação da atividade será realizada através de metodologias variadas, alinhadas aos objetivos pedagógicos. Inicialmente, a avaliação formativa será conduzida através de observação do envolvimento dos alunos durante as discussões e da qualidade da interação em grupo. Adicionalmente, uma avaliação somativa será feita com base na apresentação de propostas individuais, considerando não apenas o conteúdo, mas também a capacidade de comunicar suas ideias e responder às perguntas dos colegas. O professor deve fornecer feedback construtivo, com o objetivo de ajudar os alunos a refinarem suas propostas e habilidades de comunicação. Este método de avaliação é inclusivo e adaptável, permitindo ajustes conforme necessário para apoiar o desenvolvimento contínuo dos alunos.

  • Observação contínua durante discussões e trabalho em grupo.
  • Avaliação das propostas individuais elaboradas pelos alunos.
  • Feedback construtivo personalizado para aprimoramento.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem materiais de apresentação como projetores e quadros, além de acesso a dispositivos pessoais, como smartphones ou tablets, para auxiliar na pesquisa e na elaboração das propostas. Materiais de leitura e referências sobre o 5W2H também são recomendados, garantindo que os alunos tenham suporte teórico suficiente para desenvolver suas ideias de forma embasada. O uso de recursos tecnológicos deve ser conduzido de maneira ética e consciente, assegurando a proteção dos dados dos alunos e a eficiência no uso dessas ferramentas.

  • Projetores e quadros para apresentação.
  • Dispositivos pessoais para pesquisa e elaboração das propostas.
  • Materiais de leitura sobre o modelo 5W2H.

Inclusão e acessibilidade

Entendemos que o desenvolvimento de um ambiente inclusivo é um pilar fundamental na educação. Neste sentido, recomendamos que as atividades sejam adaptadas de forma a não excluir nenhum aluno, mesmo que não tenhamos casos específicos nesta turma. Por exemplo, garantir o acesso a informações em múltiplos formatos pode beneficiar alunos com diferentes estilos de aprendizagem. Incentivar a comunicação aberta e o apoio mútuo também são estratégias valiosas para garantir que todos se sintam representados e respeitados. Além disso, o espaço da sala pode ser organizado para facilitar a circulação e o trabalho colaborativo, promovendo a integração de todos os participantes de forma harmoniosa.

  • Adaptação das informações para diversos formatos.
  • Promoção de comunicação aberta e apoio mútuo.
  • Espaço da sala organizado para facilidade de circulação e colaboração.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo