Esta atividade, destinada aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, incorpora a Aprendizagem Baseada em Projetos para incentivar os estudantes a criar e compartilhar histórias orais sobre amigos imaginários. Cada estudante terá o desafio de pensar em um amigo imaginário, destacando suas características únicas, seja na aparência, seja em habilidades especiais. O objetivo é promover a apreciação pela diversidade e a inclusão social de forma criativa e interativa. Após a criação e compartilhamento das histórias orais, os alunos serão guiados na criação de um 'Livro das Diversidades'. Este livro, ilustrado e escrito pelos próprios alunos, irá compilar todas as narrativas de amigos imaginários, enfatizando a celebração das diferenças. O projeto culminará com a exposição do livro na sala de aula, permitindo que todos os alunos vejam o resultado do trabalho coletivo e entendam o valor da diversidade.
O principal objetivo desta atividade é desenvolver nos alunos a capacidade de reconhecer e valorizar as diferenças individuais e coletivas. Pretende-se estimular a criatividade, a expressão oral e escrita, e o trabalho em equipe, promovendo um ambiente de respeito mútuo e apreciação pela diversidade. Além disso, busca-se incentivar a imaginação e a empatia, ao permitir que os estudantes criem e compartilhem sobre personagens que, embora imaginários, refletem a unicidade de cada ser.
Este projeto aborda conceitos fundamentais sobre diversidade, inclusão e expressão pessoal. Através de atividades práticas e criativas, os alunos desenvolverão habilidades de comunicação, tanto oral quanto escrita, e aprenderão sobre a importância de acolher e celebrar as diferenças entre indivíduos e culturas.
A metodologia empregada nessa atividade envolve a Aprendizagem Baseada em Projetos, permitindo que os alunos se envolvam ativamente na criação de histórias e na produção do 'Livro das Diversidades'. As sessões incluirão momentos de criação individual e colaboração em grupo, além de instigar a reflexão sobre as diferentes formas de vida e a importância da aceitação. Será um processo dinâmico e participativo, onde cada contribuição individual contribuirá para o aprendizado coletivo.
A carga horária total desta atividade será de 2 horas, distribuídas em 4 aulas de 30 minutos cada. Iniciaremos com a introdução do projeto e brainstorming de ideias. Nas aulas seguintes, os alunos desenvolverão suas histórias e ilustrações, culminando na montagem do livro e sua exposição.
A avaliação desta atividade será formativa e processual, levando em conta a participação, criatividade, respeito pelas ideias dos colegas e contribuição para o trabalho em equipe. Será dada atenção especial à habilidade de expressão oral durante a apresentação das histórias, bem como à capacidade de expressão escrita e artística na criação do livro. Será importante observar a evolução das noções de diversidade e inclusão no decorrer do projeto.
Para a realização deste projeto, serão necessários materiais simples e acessíveis, como papéis, lápis de cor, canetas hidrocor e materiais de colagem. Além disso, utilizaremos espaços da sala de aula e recursos disponíveis como quadro branco e datashow para as apresentações das histórias.
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