Arca dos Valores

Desenvolvida por: Klebso… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ensino Religioso
Temática: Manifestações religiosas, Cultivando valores, Arca de Noé e Diversidade

Esta atividade visa unir o ensino religioso com um aprendizado ativo e colaborativo sobre a história da Arca de Noé, explorando sua representação simbólica de diversidade e preservação. Através de uma sequência de quatro aulas, os alunos aprenderão sobre o significado religioso e cultural da Arca de Noé, construirão uma miniatura utilizando materiais recicláveis para reforçar conceitos de sustentabilidade e cooperação, e criarão uma narrativa contemporânea para fomentar a criatividade. Conectando a história com valores modernos, o plano busca integrar habilidades cognitivas e socioemocionais em um ambiente de respeito e inclusão. A atividade está projetada para promover um entendimento mais profundo das histórias religiosas e construir uma compreensão prática e crítica da diversidade e do papel individual na preservação e respeito às diferenças.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem deste plano de aula são cuidadosamente alinhados para promover uma compreensão abrangente e integrada da diversidade e dos valores humanísticos através da história da Arca de Noé. Os alunos desenvolverão habilidades de comunicação, cooperação e respeito mútuo, fundamentais para a convivência em sociedade. A construção da miniatura da Arca e a recriação de uma narrativa contemporânea não apenas fomentam habilidades artísticas e motoras, mas também a capacidade de trabalhar em grupo e resolver problemas. Ao participar de discussões e debates, os alunos aguçarão suas habilidades críticas e reflexivas, enquanto exploram diferentes perspectivas e aprendem a valorizar críticas construtivas. As atividades propostas colaboram diretamente para que as crianças se reconheçam e reconheçam as diferenças físicas e subjetivas, promovendo um ambiente inclusivo e respeitador da diversidade.

  • Reconhecer e respeitar a diversidade de formas de vida.
  • Para alcançar o objetivo de aprendizagem de reconhecer e respeitar a diversidade de formas de vida, a atividade irá utilizar a história da Arca de Noé como um ponto de partida. Durante as aulas, especialmente na primeira aula, será enfatizado o aspecto da diversidade representado na Arca, onde diferentes espécies convivem em harmonia. Por exemplo, em uma discussão guiada, as crianças serão encorajadas a pensar e compartilhar ideias sobre a importância de cada espécie e como todas desempenham um papel valioso no ecossistema. Os alunos serão convidados a observar imagens ou miniaturas que mostram uma variedade de animais e a refletir sobre suas características únicas e como podemos protegê-los e respeitá-los em nosso dia a dia.

    Além disso, a construção da miniatura da Arca com materiais recicláveis, programada para a segunda aula, será uma oportunidade prática para ilustrar a diversidade de formas de vida. Ao selecionar e construir figuras de diferentes animais, os estudantes exercitarão a criatividade e reforçarão o conceito de que cada forma de vida é única e valiosa. Os grupos de alunos serão incentivados a incluir o maior número possível de animais diferentes em suas miniaturas, refletindo sobre a importância de preservar todas as formas de vida. Esse exercício prático não só reforça o aprendizado teórico, mas também amplia a compreensão sobre as interdependências nas relações ecológicas.

    Por fim, ao longo da atividade, serão promovidos debates e reflexões sobre como podemos ajudar a proteger as diferentes formas de vida em nosso próprio ambiente. As crianças aprenderão a reconhecer práticas simples que podem adotar em suas rotinas, como economizar água, plantar árvores e respeitar os habitats naturais, estabelecendo uma forte conexão entre o aprendizado teórico e ações práticas em sua realidade, reforçando ainda mais a noção de respeito e cuidado com a diversidade de formas de vida.

  • Desenvolver valores de cooperação, respeito e aceitação.
  • Iniciar a construção de uma consciência ecológica e sustentável.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01ER02: Reconhecer que o seu nome e o das demais pessoas os identificam e os diferenciam.
  • EF01ER03: Reconhecer e respeitar as características físicas e subjetivas de cada um.
  • EF01ER04: Valorizar a diversidade de formas de vida.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático proposto busca explorar a riqueza dos ensinamentos da Arca de Noé, interligando aspectos religiosos, culturais e ecológicos. A primeira aula introduz a discussão crítica e respeito sobre o significado da arca e dos elementos simbólicos nela contidos, promovendo uma troca de ideias estimulante e respeitosa entre os alunos. A construção de uma miniatura da arca na segunda aula permite que os alunos exerçam a criatividade enquanto trabalham questões ambientais ao utilizar materiais recicláveis. A terceira aula, expositiva, reforça a compreensão sobre valores essenciais para a convivência pacífica e sustentável. Por fim, a elaboração de uma narrativa coletiva na quarta aula fortalece a ideia de que os ensinamentos religiosos têm aplicação nos dias de hoje, incentivando uma análise crítica que conecta o passado ao presente de maneira criativa e significativa.

  • Significado e valores associados à Arca de Noé.
  • Construção de miniaturas utilizando materiais recicláveis.
  • Princípios de cooperação e respeito à diversidade.
  • Narrativa contemporânea e aplicabilidade prática dos ensinamentos.

Metodologia

Neste plano de aula, metodologias ativas são utilizadas para incentivar o aprendizado dinâmico e multidisciplinar. A Roda de Debate incentivará a expressão e a escuta ativa, fundamentais para a troca de ideias e entendimento das diversidades. A Atividade Mão-na-massa na construção da miniatura da Arca utilizará recursos materiais recicláveis, inserindo aspectos práticos e sustentáveis no processo educacional, o que reforça conceitos de responsabilidade ambiental. A aula expositiva será central para transmitir conhecimentos essenciais sobre valores humanos, servindo como base teórica para as atividades práticas. A última aula, também do tipo Mão-na-massa, desafiará os alunos a colaborarem numa narrativa contemporânea, promovendo a imaginação e a aplicação de conceitos aprendidos, fornecendo uma experiência de aprendizado integral e prática.

  • Roda de Debate.
  • Atividade Mão-na-massa.
  • Aula Expositiva.
  • Atividade Criativa (narrativa contemporânea).

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade é planejado para otimizar o aprendizado por meio de quatro aulas de 60 minutos cada, cada uma focada em aspectos diferentes, mas complementares, do tema central. A primeira aula será uma introdução através de uma roda de debate para explorar o significado da Arca de Noé. Na segunda aula, os alunos mergulharão em uma experiência prática ao construir uma miniatura da arca com materiais recicláveis, promovendo trabalho em equipe e práticas sustentáveis. Na terceira aula, uma exposição abordará a importância dos valores discutidos anteriormente, garantindo uma fundamentação teórica sólida. A quarta e última aula desafiará os alunos a criar uma narrativa coletiva moderna, aplicando os aprendizados prévios de forma criativa e colaborativa. O plano incentiva reflexões e debates contínuos e aplica metodologias ativas que garantem a participação de todos.

  • Aula 1: Introdução e debate sobre o significado da Arca de Noé e suas implicações.
  • Momento 1: Introdução ao Tema (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula convidando os alunos a se sentarem em círculo para criar um ambiente de roda de conversa. Explique, de forma acessível e breve, o que representa a Arca de Noé, destacando aspectos de diversidade e preservação. Faça perguntas como: 'Quem já ouviu falar da Arca de Noé? O que vocês imaginam que ela seja?'. É importante que os alunos sintam-se à vontade para expressar suas ideias iniciais.

    Momento 2: Apresentação Visual (Estimativa: 15 minutos)
    Mostre imagens impressas ou miniaturas representando a Arca de Noé, incluindo diferentes animais e pessoas. Peça aos alunos que descrevam o que veem nas imagens. Permita que examinem essas representações de perto, tocando-as, para melhor compreensão. Isso ajudará a ancorar a discussão no visual, o que é mais significativo para essa idade.

    Momento 3: Debate Guiado (Estimativa: 20 minutos)
    Conduza um debate em que as crianças possam compartilhar suas percepções sobre como podemos ser como Noé e cuidar uns dos outros e do meio ambiente. Guie a conversa com questões como: 'O que a história da Arca nos ensina sobre ajudar os outros?', 'Como podemos cuidar dos animais e da natureza em nosso dia a dia?'. Observe se os alunos estão respeitando o tempo de fala dos colegas e intervêm para garantir uma boa dinâmica de grupo. Incentive as crianças a ouvir atentamente e a respeitar diferentes pontos de vista.

    Momento 4: Síntese e Reflexão (Estimativa: 15 minutos)
    Peça aos alunos que compartilhem uma coisa nova que aprenderam sobre a Arca de Noé. Eles podem desenhar ou escrever uma palavra em uma cartolina coletiva que simbolize o que aprenderam. Avalie o entendimento dos alunos observando as palavras e desenhos escolhidos. Incentive-os a explicar por que escolheram essas palavras ou imagens.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir a participação de todas as crianças, forneça materiais táteis e multimodais durante a apresentação visual, como figuras em relevo ou materiais sensoriais, para alunos que possam se beneficiar de uma maior adaptação. Durante o debate, preste atenção a sinais não-verbais e permita que alunos mais tímidos participem através de imagens ou desenhos. Considere a necessidade de pausas para crianças que apresentem desafios de atenção, mantendo o ambiente calmo e acolhedor. Encoraje a inclusão por meio de atividades em pares ou pequenos grupos que promovam a cooperação.

  • Aula 2: Construção de miniaturas da Arca utilizando materiais recicláveis.
  • Momento 1: Introdução à Atividade (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula explicando aos alunos que hoje eles irão trabalhar em grupos para construir uma miniatura da Arca de Noé utilizando materiais recicláveis. Mostre exemplos dos materiais disponíveis (como caixas, garrafas, papelão) e como eles podem ser transformados em partes da Arca. Explique a importância de usar materiais recicláveis para promover a sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente.

    Momento 2: Planejamento em Grupo (Estimativa: 10 minutos)
    Divida os alunos em grupos pequenos e oriente-os a planejar como construirão a miniatura da Arca. Permita que discutam qual será o papel de cada um e que façam um esboço do plano de construção. Incentive a cooperação e valorize todas as contribuições. É importante que todos se sintam incluídos e parte do processo. Passe entre os grupos para oferecer sugestões e direcionar o planejamento quando necessário.

    Momento 3: Construção da Miniatura (Estimativa: 25 minutos)
    Distribua os materiais recicláveis e oriente os alunos a começarem a construção. Incentive que deem vida ao seu planejamento colaborando e dividindo as tarefas. Ajude os grupos que possam encontrar dificuldade, sugerindo novas formas de utilizar os materiais de maneira criativa. Observe se os alunos estão aplicando os conceitos de cooperação e trabalho em equipe. Se necessário, faça intervenções para reafirmar o papel de cada um e garantir que todos estejam participando.

    Momento 4: Apresentação e Avaliação dos Trabalhos (Estimativa: 10 minutos)
    A cada grupo, peça que apresente sua miniatura brevemente para a turma, explicando como trabalharam juntos e o que aprenderam sobre cooperação e sustentabilidade durante a atividade. Avalie as apresentações focando na capacidade de trabalhar em grupo e na criatividade apresentada. Reconheça os esforços de todos os alunos, incentivando uma visão positiva sobre o trabalho colaborativo.

    Momento 5: Reflexão Final (Estimativa: 5 minutos)
    Finalize a aula convidando os alunos a refletirem sobre a atividade. Pergunte o que mais gostaram e o que poderiam melhorar em um próximo trabalho em grupo. Use este momento para reforçar a mensagem de respeito, cooperação e a importância da sustentabilidade.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir a inclusão de todos os alunos, forneça suporte adicional para aqueles que possam ter dificuldade com tarefas manuais, como tesouras adaptadas ou apoio de colegas. Garanta que cada grupo tenha uma variedade de materiais texturizados para facilitar a participação de todos. Encoraje a expressão através de mais de uma linguagem, permitindo que alunos mais tímidos tenham um papel colaborativo que não exija fala em público, como documentar o processo em desenho ou escrita simples. Permita que os alunos mais ativos atuem como líderes de grupo para naturalmente incluir quem tem menos segurança em suas habilidades. Mantenha uma atenção especial a qualquer sinal de frustração, oferecendo tranquilidade e espaço de apoio emocional.

  • Aula 3: Exposição teórica sobre os valores de cooperação e respeito à diversidade.
  • Momento 1: Introdução aos Valores de Cooperação e Respeito à Diversidade (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula reunindo os alunos no chão em um ambiente acolhedor. Apresente os conceitos de cooperação e respeito à diversidade com linguagem simples. Utilize exemplos práticos, como a importância de dividir brinquedos ou respeitar colegas de diferentes origens. Incentive perguntas e respostas rápidas para engajar as crianças e tornar o tema mais acessível.

    Momento 2: Discussão Interativa com Exemplos do Cotidiano (Estimativa: 15 minutos)
    Promova uma discussão interativa, questionando os alunos sobre situações de cooperação e diversidade que eles podem ter presenciado, como no recreio ou em casa. Permita que compartilhem experiências pessoais, promovendo a troca de ideias e sentimentos. Use bonecos ou fantoches para ilustrar situações hipotéticas e provocar reflexão. Avalie a compreensão observando a participação e as respostas dos alunos, fomentando o respeito pelas contribuições.

    Momento 3: Atividade de Grupo: Jogando e Cooperando (Estimativa: 20 minutos)
    Divida os alunos em pequenos grupos e proponha um jogo cooperativo, como uma corrida de revezamento ou construção de um quebra-cabeça. Enfatize a necessidade de trabalharem juntos, respeitando as contribuições de cada um. Durante a atividade, observe como os alunos interagem e intervém para reforçar comportamentos positivos. Avalie a habilidade de cooperação e respeito às diferenças observando o andamento das atividades.

    Momento 4: Reflexão e Síntese sobre Aprendizados (Estimativa: 10 minutos)
    Reúna novamente os alunos e peça que compartilhem o que aprenderam com as atividades do dia. Incite que ilustrem ou escrevam palavras-chave em uma cartolina que simbolizem cooperação e respeito à diversidade. Finalize revisitando os conceitos discutidos, destacando a importância de aplicá-los no dia a dia escolar e familiar. Utilize as contribuições para avaliar o entendimento geral dos conceitos trabalhados.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Use histórias em quadrinhos ou cartazes coloridos para explicar temas teóricos. Garanta que todos possam participar nas discussões, incentivando a participação de alunos mais tímidos através de jogos de papéis. Disponibilize materiais sensoriais durante o jogo para alunos que possam se beneficiar do aprendizado tátil. Estimule a expressão através de desenhos, para que alunos com dificuldade de expressar verbalmente suas ideias também possam participar. Mantenha um ambiente de calma e acolhimento, oferecendo pausas quando necessário para alunos que precisem. Lembre-se de reforçar positivamente tentativas de interação e cooperação, proporcionando um ambiente seguro para o aprendizado.

  • Aula 4: Criação de narrativas contemporâneas baseadas nos aprendizados da Arca.
  • Momento 1: Introdução à Criação de Narrativas (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula resgatando as ideias principais sobre a Arca de Noé discutidas anteriormente. Explique que os alunos vão criar suas próprias histórias inspiradas na Arca de Noé, mas ambientadas nos dias atuais. Deixe claro que podem usar a imaginação para incluir novos personagens e cenários. Reforce a importância de respeitar e proteger diversidade na narrativa.

    Momento 2: Brainstorm e Planejamento de História (Estimativa: 15 minutos)
    Divida os alunos em pequenos grupos e distribua papel e lápis de cor. Permita que comecem a pensar em quais personagens gostariam de incluir em sua história e que elementos de diversidade podem explorar. Estimule-os a organizar as ideias em uma pequena lista ou rascunho das cenas principais. Passe pelos grupos, fornecendo orientações para manter o planejamento focado e coerente. Avalie a criatividade e a qualidade da cooperação entre os membros do grupo.

    Momento 3: Desenvolvimento da Narrativa e Ilustrações (Estimativa: 20 minutos)
    Incentive os alunos, mantendo-se em seus grupos, a desenvolverem a narrativa. Eles devem escrever frases curtas ou desenhar cenas principais que contem a história claramente. Dê apoio especialmente aos que tenham dificuldade de escrita, sugerindo que desenhem ou usem palavras-chave. Observe como cada grupo desenvolve suas ideias e ofereça sugestões para fortalecer o sentido ou clareza. Avalie o interesse e a inclusão de ideias de todos os membros.

    Momento 4: Apresentação das Histórias (Estimativa: 15 minutos)
    Peça que cada grupo apresente brevemente sua narrativa para o restante da turma. Eles podem contar, mostrar as ilustrações ou fazer uma pequena encenação. Estimule comentários positivos sobre as histórias dos colegas, promovendo um ambiente de respeito e apoio. Concentre-se em avaliar a clareza da história e o respeito à diversidade expressa nas histórias.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Ofereça suporte adicional para alunos que apresentam dificuldade em organizar ideias verbalmente, permitindo que usem figuras ou criem uma sequência de eventos usando imagens. Em grupos, incentive a divisão justa de tarefas, respeitando as habilidades individuais, como incentivo a quem prefira desenhar ao invés de escrever. Garanta um ambiente de suporte emocional, intervindo em qualquer frustração ou dificuldade, elogiando os esforços e criatividade dos alunos. Estimule grupos a enfatizar cooperação e respeito mútuo, assegurando que todos se sintam parte do processo criativo.

Avaliação

O processo avaliativo para este plano de aula é concebido de forma a refletir o engajamento dos alunos, além de seu desenvolvimento cognitivo e socioemocional. Três métodos estão propostos:

1. Observação Participativa: Avaliar o engajamento dos alunos através da observação atenta durante as atividades de debate e criação. Aqui, o objetivo é identificar como os alunos se apropriam do conteúdo para interagir construtivamente com os colegas. Os critérios incluem participação ativa, respeito pelas opiniões alheias e contribuição para atividades em grupo.

2. Portfolio de Atividades: Os alunos documentarão suas atividades e reflexões em um portfólio ao longo do plano. Este método avalia a capacidade dos alunos de articular suas ideias e conhecimentos adquiridos. Critérios incluem originalidade, coerência e profundidade das reflexões.

3. Avaliação Formativa contínua: Inclui feedbacks orais imediatos durante todas as aulas para um aprimoramento contínuo. O foco é observar a evolução individual, adaptando o ensino conforme necessário. Este método é inclusivo, assegurando que todos os alunos recebam orientação de acordo com suas necessidades.

  • Observação Participativa.
  • Portfolio de Atividades.
  • Avaliação Formativa contínua.
  • 1. Objetivo da Avaliação:
    A Avaliação Formativa contínua tem como objetivo monitorar o aprendizado e desenvolvimento dos alunos ao longo de todas as aulas. Ela está alinhada aos objetivos de aprendizagem ao proporcionar um entendimento claro sobre o reconhecimento e respeito à diversidade, o desenvolvimento de valores de cooperação e respeito, e a construção da consciência ecológica e sustentável. O foco está em observar a participação ativa, a compreensão dos conceitos discutidos e a aplicação prática dos mesmos nas atividades propostas.

    2. Critérios de Avaliação:
    Os critérios de avaliação incluem: a participação durante as rodas de debate, o envolvimento na construção da miniatura da Arca usando materiais recicláveis, a interação e cooperação em atividades práticas, e a criatividade na criação de narrativas contemporâneas baseadas nos aprendizados. O desempenho avaliado deve indicar se o aluno demonstra compreensão, contribuição efetiva, e aplicação de conceitos de forma coerente e criativa.

    3. Sistema de Pontuação:
    A escala de pontuação vai de 0 a 20, com pontos distribuídos igualmente por critério. Cada critério possui uma pontuação máxima de 5 pontos.

    4. Rubricas de Avaliação:

    Critério 1: Participação nas Rodas de Debate
    Avalia o engajamento e contribuição dos alunos nas discussões sobre os temas abordados.
    Pontuação:
    5 pontos: Participa ativamente, respeitando os turnos de fala e aportando ideias relevantes.
    4 pontos: Contribui frequentemente, com pequenos deslizes nos turnos de fala.
    3 pontos: Participa, mas com intervenções pouco frequentes ou relevantes.
    2 pontos: Contribui raramente e com dificuldade em respeitar turnos de fala.
    1 ponto: Não participa ou demonstra desinteresse.

    Critério 2: Envolvimento na Construção da Miniatura
    Avalia a capacidade de cooperação e aplicação de conceito na atividade prática.
    Pontuação:
    5 pontos: Trabalha bem em equipe, contribuindo criativamente para o projeto.
    4 pontos: Colabora bem, com poucas sugestões de melhoria.
    3 pontos: Participa, mas com envolvimento menor nas decisões do grupo.
    2 pontos: Contribuições somam pouco para o resultado final.
    1 ponto: Não se envolve ou coopera.

    Critério 3: Interação e Cooperação em Atividades Práticas
    Avalia a habilidade social e participação colaborativa em jogos e atividades de grupo.
    Pontuação:
    5 pontos: Mostra liderança positiva e trabalha bem com colegas.
    4 pontos: Colabora de forma eficaz, com pequenas falhas na interação.
    3 pontos: Participa, mas de forma menos colaborativa.
    2 pontos: Tem dificuldades visíveis de cooperação.
    1 ponto: Não interage ou dificulta a dinâmica de grupo.

    Critério 4: Criatividade nas Narrativas Contemporâneas
    Avalia a capacidade criativa e aplicação dos conceitos em narrativas.
    Pontuação:
    5 pontos: Cria narrativas inovadoras, integrando bem os temas discutidos.
    4 pontos: Histórias criativas, mas com integração menos completa dos conceitos.
    3 pontos: Apresenta esforços criativos, mas com menos inovação ou clareza.
    2 pontos: Pouco desenvolvimento criativo ou incompreensão dos conceitos.
    1 ponto: Produz narrativa mal estruturada e sem conexão com os temas.

    5. Adaptações e Inclusão:
    A Avaliação Formativa contínua será adaptada de forma a considerar o ritmo e as necessidades de alunos com dificuldades ou necessidades especiais. Os critérios podem flexibilizar para dar mais tempo ou suporte nas atividades, garantindo que todos participem de forma inclusiva e justa. Estratégias como apoio visual, uso de elementos táteis, e promoção de trabalhos em grupo serão utilizadas para acomodar as diversas formas de aprendizagem, mantendo a equidade na avaliação.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados para este plano de aula são cuidadosamente selecionados para promover um ambiente de aprendizado criativo e colaborativo. A atividade requer uma variedade de materiais recicláveis para a construção da miniatura da Arca, que incentivam a criatividade e consciência ecológica. Além disso, serão utilizados materiais básicos de escrita e desenho, como papel, lápis de cor e canetinhas, que apoiarão na elaboração dos portfólios e narrativas. Cartolinas e folhas de papel para anotações durante os debates e planejamento das narrativas também são necessários. Estes materiais asseguram que os alunos possam participar ativamente nas atividades propostas e expressar suas ideias e conhecimentos de maneira tangível e prática.

  • Materiais recicláveis (caixas, garrafas, papelões).
  • Papel e outros materiais de escrita e desenho.
  • Cartolinas para planejamentos e apresentações.
  • Espaço amplo para movimentação e trabalho em grupo.

Inclusão e acessibilidade

Entendemos que a sobrecarga de trabalho é uma realidade enfrentada pelos professores, e procuramos elaborar estratégias de inclusão e acessibilidade que sejam facilmente aplicáveis e não onerosas. Neste plano de aula, a acessibilidade é garantida através do uso de materiais ao alcance de todos e atividades que permitem variadas formas de participação e expressão, minimizando a necessidade de adaptações caras ou demoradas. A proposta de atividades práticas, como a construção de miniaturas e narrativas em grupos, permite que o professor observe sinais de alerta de falta de inclusão ou dificuldade na interação social. Se necessário, sugerimos que ajustes sejam feitos, como a revisão dos grupos para incentivar a inclusão de alunos mais tímidos ou a utilização de formas alternativas de expressão, como desenhos, para apoiar estudantes que têm dificuldade com palavras. Também pode-se documentar o progresso através de observações regulares e, se preciso, realizar ajustes, que podem ser discutidos em reuniões com os pais ou responsáveis, garantindo um acompanhamento próximo dos alunos e promovendo um ambiente inclusivo para todos.

  • Utilização de materiais acessíveis e de baixo custo.
  • Observação contínua das interações para ajustes inclusivos.
  • Atividades práticas que estimulam variadas formas de expressão.
  • Comunicação e parceria com famílias para suporte adicional.

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