Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar e aprender sobre a importância do cuidado próprio e do respeito às diferenças através de uma metodologia inovadora e engajadora: a Aprendizagem Baseada em Jogos. A atividade começará com uma apresentação interativa sobre a relevância de se cuidar e respeitar o próximo, ilustrando com exemplos práticos e histórias relevantes para as crianças nesta faixa etária. Em seguida, os alunos participarão de rodadas de jogos de tabuleiro e digitais cuidadosamente selecionados, que foram projetados para não apenas entreter, mas também educar sobre estas temáticas vitais. Após a fase de jogos, haverá uma roda de debate, onde os alunos poderão compartilhar suas experiências, aprendizados e discutir como podem aplicar os conceitos de proteção e respeito mútuo em seu dia a dia, contribuindo para um ambiente escolar mais seguro e inclusivo.
O principal objetivo desta atividade é promover uma compreensão profunda sobre a importância do cuidado próprio e do respeito pelas diferenças entre os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Busca-se através dos jogos selecionados e das discussões subsequentes, desenvolver habilidades sociais fundamentais, como empatia, solidariedade e colaboração. Além disso, a atividade visa incentivar o pensamento crítico e a capacidade de aplicar os conceitos aprendidos para a resolução de problemas cotidianos, tanto no ambiente escolar quanto fora dele. Todos esses objetivos estão alinhados às habilidades e competências gerais definidas pela BNCC, visando ao desenvolvimento integral dos alunos.
Este plano de aula é ancorado em importantes aspectos da Educação Socioemocional, abordando temáticas cruciais para o desenvolvimento integral dos alunos, como o autoconhecimento, o cuidado com a saúde física e mental, e o respeito às diferenças. Através de jogos e atividades interativas, os estudantes serão incentivados a refletir sobre suas ações e como estas impactam a si mesmos e aos outros ao seu redor. Este conteúdo é vital para a formação de cidadãos conscientes e empáticos.
A metodologia aplicada será a Aprendizagem Baseada em Jogos, complementada por Rodas de Debate e Aprendizagem Baseada em Projetos. Esta abordagem permitirá que os alunos vivenciem de forma prática e lúdica os conceitos abordados na atividade, favorecendo uma aprendizagem significativa e duradoura. A interação com jogos de tabuleiro e digitais será seguida de momentos de reflexão e discussão, incentivando os alunos a compartilhar suas percepções e aprendizados, e a pensar sobre a aplicabilidade dos conceitos no dia a dia.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada, totalizando 2 horas de carga horária. Na primeira aula, após a apresentação inicial, os alunos serão divididos em grupos para as rodadas de jogos. Na segunda aula, os grupos realizarão a Roda de Debate, discutindo o que aprenderam e planejando formas de aplicar os conhecimentos adquiridos em seu cotidiano.
A avaliação será formativa e contínua, observando-se a participação ativa dos alunos durante as atividades, sua capacidade de trabalhar em equipe, a expressão de empatia e respeito pelas diferenças, além da habilidade de aplicar os conceitos aprendidos em situações do dia a dia. Serão valorizados tanto o engajamento com as atividades propostas quanto a reflexão crítica e o compartilhamento de ideias durante as rodas de debate. Exemplos de comportamentos e atitudes observáveis incluem a colaboração durante os jogos, o respeito pelas opiniões alheias e a proposição de ideias sobre como promover um ambiente inclusivo.
Os recursos necessários para a execução desta atividade incluem jogos de tabuleiro e digitais educativos, selecionados de acordo com a relevância para os temas de cuidado próprio e respeito às diferenças. Além disso, será necessária a utilização de dispositivos eletrônicos compatíveis com os jogos digitais, um projetor para as apresentações iniciais e materiais para registro das reflexões e discussões durante a Roda de Debate, como papéis, canetas e marcadores.
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