Cuidando e Protegendo com Jogos

Desenvolvida por: Samia … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ensino Fundamental I
Temática: Cuidado próprio e respeito às diferenças

Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar e aprender sobre a importância do cuidado próprio e do respeito às diferenças através de uma metodologia inovadora e engajadora: a Aprendizagem Baseada em Jogos. A atividade começará com uma apresentação interativa sobre a relevância de se cuidar e respeitar o próximo, ilustrando com exemplos práticos e histórias relevantes para as crianças nesta faixa etária. Em seguida, os alunos participarão de rodadas de jogos de tabuleiro e digitais cuidadosamente selecionados, que foram projetados para não apenas entreter, mas também educar sobre estas temáticas vitais. Após a fase de jogos, haverá uma roda de debate, onde os alunos poderão compartilhar suas experiências, aprendizados e discutir como podem aplicar os conceitos de proteção e respeito mútuo em seu dia a dia, contribuindo para um ambiente escolar mais seguro e inclusivo.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é promover uma compreensão profunda sobre a importância do cuidado próprio e do respeito pelas diferenças entre os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Busca-se através dos jogos selecionados e das discussões subsequentes, desenvolver habilidades sociais fundamentais, como empatia, solidariedade e colaboração. Além disso, a atividade visa incentivar o pensamento crítico e a capacidade de aplicar os conceitos aprendidos para a resolução de problemas cotidianos, tanto no ambiente escolar quanto fora dele. Todos esses objetivos estão alinhados às habilidades e competências gerais definidas pela BNCC, visando ao desenvolvimento integral dos alunos.

  • Desenvolver o respeito pelas diferenças
  • Promover a empatia e solidariedade
  • Encorajar práticas de cuidado próprio
  • Fomentar habilidades de discussão e reflexão crítica
  • Aplicar aprendizados em contextos do cotidiano

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01ER01 - Identificar práticas de cuidado consigo mesmo e com o outro em diferentes tradições religiosas e culturais.
  • EF01GE02 - Identificar semelhanças e diferenças entre as formas de sociabilidade e os modos de vida de sua família e de outros grupos sociais, reconhecendo os modos de ser, viver e trabalhar das pessoas.
  • EF01HI03 - Identificar aspectos do modo de vida próprio e de sua família e relacioná-los aos modos de vida de outros povos e comunidades em diferentes espaços e tempos.
  • EF15AR02 - Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

Conteúdo Programático

Este plano de aula é ancorado em importantes aspectos da Educação Socioemocional, abordando temáticas cruciais para o desenvolvimento integral dos alunos, como o autoconhecimento, o cuidado com a saúde física e mental, e o respeito às diferenças. Através de jogos e atividades interativas, os estudantes serão incentivados a refletir sobre suas ações e como estas impactam a si mesmos e aos outros ao seu redor. Este conteúdo é vital para a formação de cidadãos conscientes e empáticos.

  • Importância do cuidado próprio
  • Respeito e valorização das diferenças
  • Empatia e solidariedade no ambiente escolar
  • Discussão e aplicação prática dos conceitos aprendidos

Metodologia

A metodologia aplicada será a Aprendizagem Baseada em Jogos, complementada por Rodas de Debate e Aprendizagem Baseada em Projetos. Esta abordagem permitirá que os alunos vivenciem de forma prática e lúdica os conceitos abordados na atividade, favorecendo uma aprendizagem significativa e duradoura. A interação com jogos de tabuleiro e digitais será seguida de momentos de reflexão e discussão, incentivando os alunos a compartilhar suas percepções e aprendizados, e a pensar sobre a aplicabilidade dos conceitos no dia a dia.

  • Apresentação interativa sobre cuidado próprio e respeito às diferenças
  • Rodadas de jogos de tabuleiro e digitais educativos
  • Roda de Debate para compartilhamento de experiências e aprendizados
  • Atividades práticas para aplicação dos conceitos abordados

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada, totalizando 2 horas de carga horária. Na primeira aula, após a apresentação inicial, os alunos serão divididos em grupos para as rodadas de jogos. Na segunda aula, os grupos realizarão a Roda de Debate, discutindo o que aprenderam e planejando formas de aplicar os conhecimentos adquiridos em seu cotidiano.

  • Aula 1: Apresentação e rodadas de jogos (60 minutos)
  • Aula 2: Roda de Debate e atividades práticas (60 minutos)

Avaliação

A avaliação será formativa e contínua, observando-se a participação ativa dos alunos durante as atividades, sua capacidade de trabalhar em equipe, a expressão de empatia e respeito pelas diferenças, além da habilidade de aplicar os conceitos aprendidos em situações do dia a dia. Serão valorizados tanto o engajamento com as atividades propostas quanto a reflexão crítica e o compartilhamento de ideias durante as rodas de debate. Exemplos de comportamentos e atitudes observáveis incluem a colaboração durante os jogos, o respeito pelas opiniões alheias e a proposição de ideias sobre como promover um ambiente inclusivo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a execução desta atividade incluem jogos de tabuleiro e digitais educativos, selecionados de acordo com a relevância para os temas de cuidado próprio e respeito às diferenças. Além disso, será necessária a utilização de dispositivos eletrônicos compatíveis com os jogos digitais, um projetor para as apresentações iniciais e materiais para registro das reflexões e discussões durante a Roda de Debate, como papéis, canetas e marcadores.

  • Jogos de tabuleiro educativos
  • Jogos digitais educativos
  • Projetor e computador para apresentações
  • Dispositivos eletrônicos para jogos digitais
  • Materiais de escrita para registro das discussões

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo