Quem sou eu e quem é você

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ensino Religioso
Temática: Identidades e Alteridades

Nesta atividade, intitulada 'Quem sou eu e quem é você', os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental serão incentivados a explorar e reconhecer as identidades pessoais através de uma série de atividades interdisciplinares e práticas. O propósito principal é levar as crianças a compreenderem o significado e a importância de seus próprios nomes e o de seus colegas, promovendo um reconhecimento saudável e respeitoso das diversidades presentes na sala de aula. Com base nos princípios orientadores da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Religioso, as atividades estão focadas em estimular o conhecimento e a valorização da diversidade e no respeito mútuo. A proposta engloba desde o reconhecimento de características físicas e subjetivas individuais até a valorização das distintas formas de vida. As atividades estão desenhadas para serem mãos na massa, permitindo que as crianças se expressem de forma lúdica e criativa. As rodas de conversa e debates também são centrais para permitir que se abra espaço para a expressão oral, uma vez que as crianças compartilharão a história de seus nomes e as percepções sobre os nomes dos colegas. Este exercício não só estimula competências cognitivas mas também socioemocionais, facilitando a aprendizagem de valores importantes como respeito, empatia e inclusão.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem focam no reconhecimento e valorização das identidades pessoais e coletivas, atendendo aos padrões da BNCC. Através de atividades práticas e interativas, os alunos desenvolverão a habilidade de identificar suas características únicas e as de seus pares. Buscando a promoção do respeito e admiração pelas diversidades, incentiva-se o uso da linguagem verbal e não verbal, a fim de fomentar o autoconhecimento e a autorregulação emocional. As atividades permitem a contextualização dos conteúdos aprendidos em situações práticas, fortalecendo a relevância e a aplicabilidade do conhecimento adquirido.

  • Reconhecer o significado do próprio nome e sua importância.
  • Valorizar a diversidade de identidades dos colegas, respeitando diferenças.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01ER02: Reconhecer que o seu nome e o das demais pessoas os identificam e os diferenciam.
  • EF01ER03: Reconhecer e respeitar as características físicas e subjetivas de cada um.
  • EF01ER04: Valorizar a diversidade de formas de vida.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático deste plano de aula abrange diversos aspectos fundamentais do autoconhecimento e do respeito à diversidade, que são essenciais para o desenvolvimento integral dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. O estudo dos significados dos nomes e das origens pessoais serve como ponto de partida para reflexões mais profundas sobre a identidade pessoal. Através de atividades práticas e lúdicas, buscamos conectar conteúdos curriculares com experiências reais e aplicáveis ao dia a dia das crianças, facilitando o desenvolvimento das habilidades previstas na BNCC. Dessa forma, a proposta integra conhecimentos oriundos de diferentes campos, promovendo uma visão mais ampla e contextualizada para os alunos.

  • Significado e importância dos nomes.
  • Histórias de vida e suas origens.
  • Diversidade individual e coletiva.

Metodologia

As metodologias implementadas neste plano de aula são cuidadosamente selecionadas para garantir uma aprendizagem significativa e motivadora. Usando métodos ativos como atividades de aprendizagem mão-na-massa, rodas de debate, e projetos, os alunos serão colocados no centro do processo educacional, promovendo o protagonismo estudantil. A integração de saídas de campo e aulas expositivas ampliará as vivências dos alunos além do contexto da sala de aula tradicional. Estratégias como a sala de aula invertida garantirão que os alunos se envolvam em atividades práticas antes de discutir conceitos mais teóricos, favorecendo a curiosidade e o engajamento.

  • Atividades Mão-na-massa
  • Roda de Debate
  • Aula Expositiva
  • Saída de Campo
  • Aprendizagem Baseada em Projetos
  • Sala de Aula Invertida

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma é estruturado para proporcionar um equilíbrio entre teoria e prática, garantindo que os alunos tenham tempo suficiente para internalizar os conceitos e habilidades abordados nas atividades. Em cinco aulas de 40 minutos cada, a sequência didática é planejada para explorar diferentes aspectos das identidades pessoais e coletivas. Cada aula é cuidadosamente projetada para evoluir com base no que foi aprendido anteriormente, garantindo que os alunos construam conhecimento de forma progressiva e interligada. As aulas abarcam desde explorações manuais até experimentações em campo, culminando em projetos e reflexões mais profundas.

  • Aula 1: Introdução aos significados dos nomes dos alunos através de atividades de colagem e pintura.
  • Momento 1: Apresentação e Contextualização (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula convidando os alunos a se sentarem em círculo. Explique que eles irão explorar o significado dos seus nomes e organizar atividades divertidas de colagem e pintura para isso. Permita que cada aluno diga seu nome e, se souber, o que ele acha que significa. Encoraje a participação, fazendo anotações das respostas para futuras referências.

    Momento 2: Atividade de Colagem – Meu Nome (Estimativa: 15 minutos)
    Distribua materiais de papelaria, como cartolinas, revistas para recorte, tesouras sem ponta, cola, lápis de cor e canetinhas. Oriente os alunos a escreverem seus nomes nas cartolinas e decorá-los com recortes, desenhos ou adesivos que acham que representam a identidade deles. Circule pela sala, estimulando a criatividade e ajudando quando necessário. Avalie através da observação do envolvimento e da expressão individual de cada aluno.

    Momento 3: Roda de Debate – O Que Descobri Sobre Meu Nome (Estimativa: 10 minutos)
    Reúna novamente os alunos em círculo e pergunte-lhes o que desenharam ou colaram sobre seus nomes. Permita que cada um compartilhe suas colagens e o motivo das escolhas. Anime a turma a ouvir atentamente e fazer perguntas respeitosas e curiosas sobre os colegas. Observe se alguns alunos têm mais dificuldades para falar e tente incluí-los de forma encorajadora, reforçando a importância do respeito e da escuta.

    Momento 4: Fechamento e Reflexão (Estimativa: 5 minutos)
    Finalize a aula pedindo aos alunos que reflitam sobre o que aprenderam sobre os próprios nomes e dos colegas. Incentive-os a pensar sobre a diversidade de significados e formas de expressá-los. Reforce a importância do respeito e empatia pelos outros. Planeje um resumo coletivo com as percepções mais marcantes. Use essa informação para adequar futuras atividades às respostas obtidas.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para inclusão de alunos que possam ter dificuldades em comunicação oral ou habilidades motoras finas, proponha alternativas como o uso de adesivos pré-cortados ou desenhos já prontos para a colagem. Incentive esses alunos a usarem diferentes meios de expressão, como apontar ou escolher imagens em vez de palavras, e ofereça suporte individualizado sempre que necessário. Além disso, assegure-se de criar um ambiente onde todos se sintam confortáveis e seguros para compartilhar. É importante que o professor esteja atento a sinais de desconforto e inclua adaptações conforme necessário, incentivando o apoio mútuo entre os alunos.

  • Aula 2: Visita à biblioteca da escola para explorar livros sobre histórias de nomes e origens.
  • Momento 1: Preparação para a Visita (Estimativa: 5 minutos)
    Inicie a aula na sala de aula solicitando que os alunos guardem os materiais de forma organizada e tranquilos, explicando que irão visitar a biblioteca da escola. Explique brevemente que o objetivo é explorar livros que falam sobre histórias de nomes e suas origens. É importante que ressalte o comportamento adequado em um ambiente de leitura, incentivando o respeito e o silêncio enquanto exploram.

    Momento 2: Exploração dos Livros (Estimativa: 20 minutos)
    Conduza os alunos até a biblioteca. Permita que se organizem em pequenos grupos e explorem os livros disponíveis que tratam de identidade e histórias de nomes. Oriente-os a folhearem os livros e a escolherem um que chamem atenção. Circule pela biblioteca auxiliando na leitura e incentivando a curiosidade, sempre que necessário. É importante que você observe o envolvimento dos alunos, ajudando na escolha dos livros e estimulando o diálogo sobre o que encontram nas histórias.

    Momento 3: Compartilhamento de Descobertas (Estimativa: 10 minutos)
    Reúna os alunos em círculo na área da biblioteca. Permita que cada grupo compartilhe brevemente o que encontraram no livro que escolheram. Faça perguntas que incentivem a reflexão, como O que mais gostaram no que leram?u00e220ac u20ac00pla história do nome de alguém foi surpreendente para vocês?. Continue incentivando a escuta ativa e o respeito durante as falas dos colegas.

    Momento 4: Retorno à Sala e Reflexão Final (Estimativa: 5 minutos)
    Conduza os alunos de volta à sala de aula. Faça um fechamento rápido incentivando-os a refletirem sobre a importância de conhecer histórias e valores por trás dos nomes. Pergunte o que acharam mais interessante ou novo na experiência. Reforce a importância da diversidade e do respeito pelas histórias de vida.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para alunos que possam enfrentar dificuldades de mobilidade, assegure que o trajeto até a biblioteca seja acessível e seguro. No momento de exploração dos livros, ofereça ajuda adicional na escolha dos mesmos, especialmente para aqueles que possam ter dificuldades na leitura. Use livros com muitas ilustrações e menos texto para facilitar a compreensão. Se necessário, conte com o suporte de um assistente ou auxiliar para proporcionar atenção individualizada. Incentive a cooperação entre colegas para que todos se sintam incluídos e apoiados durante as atividades.

  • Aula 3: Desenvolvimento de projetos individuais sobre 'Quem sou eu' com focos em origens e interesses pessoais.
  • Momento 1: Introdução aos Projetos Individuais (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula explicando que cada aluno irá desenvolver um projeto pessoal intitulado 'Quem sou eu', onde poderão explorar suas origens e interesses pessoais. Explique a importância de refletirem sobre suas próprias histórias de forma criativa e única. Oriente-os a pensar nas coisas que gostam, sobre sua família, suas origens culturais e qualquer aspecto que queiram compartilhar.

    Momento 2: Planejamento dos Projetos (Estimativa: 10 minutos)
    Acompanhe os alunos enquanto eles esboçam ideias para seus projetos. Incentive-os a desenhar, escrever palavras-chave ou fazer colagens que representem sua identidade. Passe pela sala para oferecer sugestões e estimular aqueles que estiverem com dificuldades. Pergunte aos alunos sobre suas escolhas e elogie o empenho e a criatividade apresentados.

    Momento 3: Desenvolvimento dos Projetos (Estimativa: 15 minutos)
    Forneça materiais de papelaria, revistas para recorte, colas, tesouras sem ponta, e itens variados para que os alunos comecem a montar seus projetos. Ofereça suporte para ajudar na execução, garantindo que cada aluno siga sua própria visão criativa enquanto monta o projeto. Avalie os alunos através da observação do comprometimento e da expressão pessoal em seus projetos.

    Momento 4: Compartilhamento Inicial (Estimativa: 5 minutos)
    Reúna os alunos em círculo e peça que compartilhem brevemente o que estão criando. Permita que compartilhem o que consideraram mais importante no projeto e o que representam. Encoraje uma escuta atenta e perguntas respeitosas entre eles. Aprecie as diferentes expressões que surgirem e destaque a importância da diversidade de histórias e interesses.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para alunos que possam ter dificuldades em escrita ou expressão oral, permita que usem desenhos, imagens ou até figuras de ação para representar suas ideias e sentimentos. Tenha adesivos e imagens pré-cortadas à disposição para auxiliar na criação de colagens e dê suporte individualizado sempre que necessário. Incentive a cooperação e o auxílio mútuo, promovendo um ambiente acolhedor e respeitoso onde todos se sintam seguros para compartilhar suas histórias e interesses. Certifique-se de que o espaço para a roda de conversa seja acessível a todos, promovendo uma troca inclusiva e participativa.

  • Aula 4: Criação de uma exposição em sala de aula com os projetos dos alunos.
  • Momento 1: Organização do Espaço para Exposição (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula pedindo aos alunos que arrumem suas mesas e cadeiras para criar espaço suficiente para a exposição. Oriente-os a colaborar na organização dos projetos em uma área visível da sala. É importante que o professor monitore o processo, garantindo que todos os alunos participem da arrumação e que os projetos sejam tratados com cuidado. Avalie a capacidade dos alunos em trabalhar de forma colaborativa e a organização dos materiais pessoais.

    Momento 2: Montagem da Exposição (Estimativa: 15 minutos)
    Permita que os alunos coloquem seus projetos na área designada. Cada aluno deve ser incentivado a posicionar seu trabalho de forma cuidadosa, destacando uma parte que considere mais importante para que os colegas notem durante a exposição. Como sugestão de intervenção, ofereça ajuda na montagem para aqueles que apresentarem dificuldade e incentive o uso da criatividade na apresentação dos trabalhos. Avalie o nível de capricho e a individualidade de cada projeto.

    Momento 3: Visita Guiada à Exposição (Estimativa: 10 minutos)
    Organize uma visita guiada em que cada aluno possa passar pela exposição e observar os trabalhos dos colegas. Oriente para que formem uma fila, respeitando a ordem e sem correr. Encoraje-os a fazer perguntas e comentários sobre o que acharam mais interessante em cada trabalho. Observe se estão respeitando o espaço e os trabalhos dos colegas e participe ativamente comentando aspectos positivos durante a visita. Avalie a interação entre os alunos e o respeito às regras estabelecidas.

    Momento 4: Reflexão e Feedback (Estimativa: 5 minutos)
    Reúna os alunos em círculo novamente e pergunte o que mais gostaram na exposição e qual parte da experiência foi mais significativa para eles. Incentive-os a compartilhar um elogio ou um aspecto positivo sobre o projeto de um colega. É importante que o professor reforce o aprendizado sobre a diversidade e o respeito mútuo. A avaliação neste momento será feita pela observação das reflexões e pela capacidade de oferecer feedback positivo aos colegas.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Certifique-se de que o espaço para organização da exposição seja acessível a todos os alunos e que aqueles com dificuldades de mobilidade tenham a oportunidade de participar ativamente na montagem e visitação da exposição, com o auxílio de colegas se for necessário. Para alunos que possam ter dificuldades em se expressar ou participar da reflexão, ofereça alternativas como apontar para elementos do projeto ou usar cartões de feedback visual. Promova um ambiente acolhedor e respeitoso, onde todos se sintam valorizados e seguros para participar.

  • Aula 5: Discussão coletiva sobre as descobertas e sentimentos experimentados durante as atividades. Utilização de vídeos para complementar a discussão.
  • Momento 1: Introdução à Discussão Coletiva (Estimativa: 5 minutos)
    Inicie a aula relembrando as atividades desenvolvidas no decorrer das aulas anteriores. Explique que este será um momento de partilha, onde cada aluno poderá falar sobre suas descobertas e sentimentos. Utilize uma linguagem clara e acessível, envolvendo todos no círculo e assegurando que se sintam à vontade para participar.

    Momento 2: Exibição de Vídeo Inspiracional (Estimativa: 10 minutos)
    Mostre para a turma um vídeo que aborda temas de identidade, diversidade e respeito. O vídeo deve ser curto para manter a atenção das crianças e deve ser adequado à faixa etária deles. Depois de exibir o vídeo, faça perguntas para estimular a reflexão, como 'O que vocês acharam interessante no vídeo?' ou 'Alguma parte lembrou vocês das atividades que fizemos?'.

    Momento 3: Discussão Coletiva (Estimativa: 15 minutos)
    Conduza uma roda de conversa em que os alunos possam compartilhar seus sentimentos e conclusões sobre o que assistiram no vídeo e o que vivenciaram ao longo das atividades. É importante que o professor crie um ambiente de respeito e escuta ativa. Faça perguntas abertas, encoraje aqueles que falam menos a participar e ajude a manter a conversa fluindo. Avalie a participação por meio da observação das contribuições de cada aluno e da maneira como se relacionam com os colegas.

    Momento 4: Reflexão e Fechamento (Estimativa: 10 minutos)
    Finalize a discussão, pedindo para que cada aluno escreva ou desenhe, em uma folha, algo que aprenderam sobre si mesmos ou sobre os colegas. Reúna as produções para organizar a avaliação final. Enfatize a importância do respeito às diferenças entre os colegas e como todos os momentos colaboraram para essa compreensão.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para assegurar que cada aluno possa participar integralmente, use vídeos legendados ou narrados para auxiliar a compreensão de todos, independentemente de limitações auditivas ou visuais. Esteja preparado para descrever o conteúdo do vídeo oralmente, se necessário. Para aqueles que possam ter dificuldades na expressão escrita, ofereça alternativas como o uso de desenhos ou a escolha de imagens para expressar suas reflexões e aprendizado. Estimule a cooperação entre os alunos para que possam ajudar uns aos outros, criando um ambiente de apoio e respeito mútuo.

Avaliação

A avaliação será contínua e diversificada, compreendendo a observação do envolvimento e participação dos alunos em atividades práticas, assim como a reflexão individual e coletiva sobre as experiências vividas. 1. **Objetivo**: Avaliar o reconhecimento pessoal e interpessoal dos alunos, verificando a aquisição dos conceitos de identidade e diversidade. 2. **Critérios de Avaliação**: Participação ativa, capacidade de interação e respeito pelos colegas, compreensão e empatia demonstradas nas atividades. 3. **Exemplo Prático**: Os alunos serão avaliados praticando a autoexploração através de um diário visual ou portfólio de atividades, sob a ótica das competências socioemocionais promovidas ao longo das aulas. A adaptação dos critérios será implementada conforme necessário, respeitando as personalidades e ritmos individuais de aprendizagem.

  • Observação contínua do envolvimento e participação.
  • Reflexão individual e coletiva através de diários visuais.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade incluem materiais de uso diário acessíveis, como papel, lápis de cor, tesoura e cola, além de recursos audiovisuais para enriquecer o contexto e capturar a atenção dos alunos. O uso de tecnologia será criterioso e sempre com a finalidade de enriquecer o aprendizado sem criar barreiras de acesso. O ambiente de aprendizagem deve ser seguro e acolhedor, propício a manifestações espontâneas por parte dos alunos.

  • Materiais de papelaria
  • Livros infantis sobre identidade e diversidade
  • Equipamentos audiovisuais

Inclusão e acessibilidade

Compreendemos as demandas diárias do professor, mas acreditamos na importância de uma sala de aula inclusiva que potencialize o aprendizado de todos os alunos. Nesse sentido, ofereceremos sugestões práticas e suportes para garantir que ninguém fique de fora das atividades propostas. Adotaremos práticas que promovam a inclusão através do uso de recursos visuais e auditivos, que possam ser acessados de forma diversificada pelos alunos, de acordo com suas necessidades. Toda adaptação será realizada na intenção de atender à diversidade, sem incorrer em custos elevados ou demandar tempo excessivo do professor. A iniciativa inclusiva será documentada para permitir ajustes necessários, sempre com um olhar sensível às peculiaridades da turma.

  • Adaptação de materiais didáticos, quando possível.
  • Promover o uso de recursos visuais e auditivos acessíveis.
  • Documentação e avaliação contínua de estratégias inclusivas.

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