Diálogos Divinos: Uma Viagem Cultural

Desenvolvida por: Adao M… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ensino Religioso
Temática: Comunicação com divindades em distintas tradições religiosas

A atividade 'Diálogos Divinos: Uma Viagem Cultural' foi cuidadosamente pensada para imergir os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental no estudo das diversas formas de comunicação com as divindades, conforme praticado em diferentes tradições religiosas pelo mundo. Através da formação de pequenos grupos colaborativos, os alunos serão incentivados a conduzir pesquisas abrangentes sobre uma tradição religiosa específica, com a qual não estejam previamente familiarizados. O uso de ferramentas digitais e bibliotecas complementará suas investigações, permitindo-lhes compilar suas descobertas em apresentações interativas contendo slides, fotografias e vídeos. Estes materiais destacarão aspectos cruciais como rituais, orações, festas e símbolos, refletindo a riqueza cultural e a diversidade das práticas espirituais exploradas. Ao final da atividade, os alunos participarão de uma sessão de reflexão coletiva, promovendo uma discussão enriquecedora sobre a importância do respeito mútuo e da tolerância para com as crenças e tradições religiosas alheias.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito dessa atividade é não apenas introduzir os alunos à multiplicidade de práticas religiosas e formas de espiritualidade ao redor do mundo, mas também cultivar um espírito de respeito, fascínio e apreciação pela diversidade cultural e religiosa. Os alunos aprenderão a pesquisar de forma eficaz utilizando uma variedade de recursos, desenvolverão habilidades de trabalho em equipe e comunicação ao preparar e realizar suas apresentações, e refletirão sobre o impacto do respeito mútuo nas relações interculturais e inter-religiosas.

  • Explorar e compreender distintas formas de comunicação com as divindades nas tradições religiosas.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese de informações.
  • Aprimorar a capacidade de trabalhar em equipe e de apresentação oral.
  • Promover o diálogo intercultural e o respeito pelas diversas práticas religiosas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF07ER01: Reconhecer e respeitar as práticas de comunicação com as divindades em distintas manifestações e tradições religiosas.
  • EF07ER02: Identificar práticas de espiritualidade utilizadas pelas pessoas em determinadas situações (acidentes, doenças, fenômenos climáticos).
  • EF07ER03: Reconhecer os papéis atribuídos às lideranças de diferentes tradições religiosas.

Conteúdo Programático

Este plano de aula aborda temas fundamentais dentro do Ensino Religioso, incentivando os alunos a investigar e compreender as diversas maneiras pelas quais as pessoas ao redor do mundo se comunicam com as divindades. A atividade estimula a curiosidade intelectual dos estudantes e promove a aplicação prática de suas habilidades de pesquisa e apresentação, ao mesmo tempo em que realça a importância do respeito e da tolerância em uma sociedade plural.

  • Formas de comunicação com as divindades nas diferentes tradições religiosas
  • Rituais, orações, festas e símbolos religiosos
  • Diversidade cultural e religiosa
  • Respeito e tolerância pelas crenças alheias

Metodologia

Para esta atividade, será adotada uma metodologia ativa de aprendizagem, onde os alunos serão os protagonistas de seu próprio processo educativo. Os alunos realizarão pesquisas em pequenos grupos, colaborando para reunir e organizar informações sobre uma tradição religiosa específica. A preparação de apresentações interativas permitirá aos alunos empregar criatividade enquanto aplicam o conhecimento adquirido, fomentando um ambiente de aprendizado dinâmico e participativo.

  • Pesquisa em pequenos grupos
  • Elaboração de apresentações interativas
  • Sessão de reflexão e discussão em grupo

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será distribuída em duas aulas de 50 minutos cada, totalizando 2 horas de duração. A primeira aula será dedicada à formação dos grupos, distribuição dos temas e início da pesquisa. A segunda aula focará na finalização das apresentações e sua execução, seguidas de um momento de reflexão coletiva.

  • Aula 1: Formação dos grupos e início da pesquisa.
  • Aula 2: Finalização e apresentação dos trabalhos, seguida de reflexão.

Avaliação

A avaliação se dará tanto pelo processo quanto pelo produto final. Será considerada a capacidade dos alunos de trabalhar em equipe, a eficácia na pesquisa e síntese de informações relevantes, a qualidade e criatividade das apresentações, assim como a participação ativa na discussão reflexiva final. A avaliação será qualitativa, focando na profundidade da pesquisa realizada e no engajamento dos alunos com a temática.

Materiais e ferramentas:

Será necessário acesso à internet para possibilitar pesquisas online. Além disso, recomenda-se o uso de computadores ou tablets para a elaboração das apresentações interativas. Recursos adicionais podem incluir acesso à biblioteca e a livros didáticos relevantes, bem como softwares de apresentação como PowerPoint ou Google Slides.

  • Acesso à internet
  • Computadores ou tablets
  • Biblioteca e livros didáticos
  • Softwares de apresentação (PowerPoint, Google Slides)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo