JORNADA AO SUBMUNDO: EXPLORANDO OS RITOS FUNERÁRIOS

Desenvolvida por: Mateus… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ensino Religioso
Temática: Morte e Mitologias Gregas

A atividade 'Jornada ao Submundo: Explorando os ritos funerários' têm como propósito conduzir os alunos em uma exploração simbólica dos aspectos da morte na mitologia grega. Ao dividir a turma em grupos, cada um será responsável por pesquisar e apresentar temas como o papel de Caronte, o rio Estige e o julgamento das almas. Após as apresentações, será realizada uma discussão em sala sobre os conceitos de vida e morte, tanto na mitologia grega quanto em tradições contemporâneas. Essa atividade busca não apenas um entendimento sobre estas representações mitológicas, mas também uma reflexão crítica sobre a maneira como diferentes culturas interpretam esses temas centrais à existência humana. A atividade tem como meta desenvolver habilidades de pesquisa, compreensão e argumentação dos alunos, alinhadas às diretrizes da BNCC e levando em conta as habilidades cognitivas e sociais esperadas nesta faixa etária.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem da atividade focam em oferecer aos alunos uma compreensão profunda das representações simbólicas de vida e morte na mitologia grega, conectando essas ideias a tradições e conceitos contemporâneos. A atividade procura incentivar a reflexão crítica sobre as diferentes formas de interpretar o desconhecido e as realidades transitórias da existência. Além disso, por meio do trabalho em grupo e das apresentações, os alunos desenvolverão habilidades de comunicação e cooperação, colaborando para um aprendizado significativo e integrativo que promove o respeito à diversidade de opiniões.

  • Compreender os aspectos simbólicos da mitologia grega.
  • Relacionar conceitos de vida e morte da mitologia grega com tradicões contemporâneas.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e apresentação oral.
  • Ensinar conceitos sobre a temporalidade 
  • Apresentar arte-sacras e suas influências na construção da narrativa mitológica

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09ER03: Identificar sentidos do viver e do morrer em diferentes tradições religiosas, através do estudo de mitos fundantes.
  • EF09ER04: Identificar concepções de vida e morte em diferentes tradições religiosas e filosofias de vida, por meio da análise de diferentes ritos fúnebres.
  • EF09ER05: Analisar as diferentes ideias de imortalidade elaboradas pelas tradições religiosas (ancestralidade, reencarnação, transmigração e ressurreição).

Conteúdo Programático

Por meio de um mergulho nos mitos gregos, o conteúdo programático desta atividade abrange a estrutura e funcionamento do submundo na cultura grega, a iconografia e simbolismos associados, e seus impactos nas concepções modernas de vida pós-morte. O foco está em esmiuçar os aspectos ritualísticos que as narrativas fornecem para discussões interdisciplinares que incluem história, cultura, arte e filosofias de vida. A atividade visa alinhar o currículo escolar com experiências de aprendizado que proporcionem não só conhecimento, mas também a formação crítica.

  • O mito de Hades e seu simbolismo na cultura grega.
  • Narrativas sobre Caronte e o rio Estige.
  • Julgamento das almas e sua interpretação.
  • Comparação de ritos fúnebres antigos e contemporâneos.

Metodologia

A metodologia proposta visa aproveitar as ricas narrativas da mitologia grega para promover discussões analíticas e o desenvolvimento de habilidades de apresentação. O formato de trabalho em grupo fomentará a colaboração e o diálogo, ajudando os alunos a desenvolver senso crítico e argumentação lógica. As discussões posteriores recapitularão e integrarão o conhecimento adquirido, promovendo um debate onde todos possam expressar e articular suas visões sobre os temas abordados, contribuindo assim para a competência socioemocional de mediação e convivência com a diversidade de pensamentos.

  • Trabalho em grupos de pesquisa sobre temas específicos.
  • Apresentações orais das descobertas dos grupos.
  • Discussão mediada sobre vida e morte na cultura grega e suas relações contemporâneas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está estruturado em uma aula de 50 minutos, aproveitando um tempo concentrado para a completa imersão e compreensão do conteúdo. Durante a aula, haverá tempo tanto para a apresentação do conteúdo e a formação dos grupos, quanto a organização para as apresentações e a discussão final. Essa gestão de tempo eficiente garante que todos os aspectos da atividade sejam abordados profundamente e dividir o conteúdo em alguns encontros, sem dispersão ou perda do foco, fundamental para uma classe de jovens engajada e com diferentes ritmos de aprendizado.

  • Aula 1: Introdução ao tema, divisão de grupos, pesquisa e apresentações, seguidas de debate sobre os conceitos apresentados.
  • Momento 1: Introdução ao Tema (Estimativa: 30 minutos)
    Comece a aula apresentando o tema 'Jornada ao Submundo: Explorando os Ritos Funerários'. Explique o objetivo da atividade e descreva a relevância das mitologias, como um estudo possível de compreender a cultura, como a grega e outras, para então fazer uma reflexão crítica sobre vida e morte. Use recursos visuais impressos para tornar a introdução mais inclusiva. Permita que os alunos façam perguntas iniciais para esclarecer dúvidas. Observe se os alunos estão atentos e interessados.

    Momento 2: Divisão de Grupos e Instruções (Estimativa: 10 minutos)
    Divida a turma em grupos de aproximadamente 4 alunos. Oriente os grupos sobre os temas a serem pesquisados: Caronte, o rio Estige e o julgamento das almas. Explique claramente como a pesquisa deve ser feita e apresente o cronograma das apresentações e debates. Mantenha-se disponível para sanar dúvidas e dar suporte. Avalie a formação dos grupos e a compreensão das tarefas por parte dos alunos.

    Momento 3: Debate final (Estimativa: 5 minutos)
    Conduza cada grupo as formas de apresentar suas pesquisas dentro do tempo estipulado nas próximas aulas, seguido por um breve debate. Estimule os alunos a relacionarem os conceitos de vida e morte com tradições contemporâneas, criando um espaço para o intercâmbio de ideias. Incentive a participação ativa de todos os estudantes, destacando a importância de ouvir e respeitar diferentes perspectivas.  Destaque que será avaliado a apresentação oral, o conteúdo abordado e a capacidade argumentativa durante o debate.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para os alunos com transtorno do déficit de atenção (TDAH), é útil fornecer listas de tarefas claras e organizadas para ajudar a manter o foco. Permita que realizem pequenos intervalos entre as atividades caso necessário. Para aqueles com deficiência intelectual, simplifique instruções e ofereça exemplos práticos durante a explicação das tarefas. Considere a possibilidade de agrupar alunos que necessitam de suporte adicional com colegas mais experientes, promovendo um ambiente de apoio mútuo. Incentive o uso de elementos visuais durante as apresentações para facilitar o entendimento e mantenha uma comunicação aberta com todos os alunos, garantindo que as necessidades específicas sejam atendidas e adaptadas sempre que necessário.

Avaliação

A avaliação desta atividade diversifica-se em três principais metodologias. Primeiramente, a participação em grupo e a contribuição individual durante a pesquisa e apresentação serão observadas, com foco no engajamento com a proposta e na qualidade da interação. Em segundo lugar, haverá uma análise reflexiva individual, onde cada aluno redigirá um breve texto sobre o que aprendeu, conectando mitologia e tradições contemporâneas de vida e morte. Isso avaliará suas habilidades críticas e de comunicação escrita. Por fim, o debate mediado servirá como avaliação formativa, onde se observará a capacidade de argumentação e respeito aos diferentes pontos de vista apresentados pelos colegas. Para alunos atípicos, os critérios de avaliação poderão ser ajustados, garantindo que todos tenham equidade no processo.

  • Observação da contribuição e interação nos grupos.
  • Redação reflexiva individual sobre as apresentações.
  • Participação e argumentação no debate final.

Materiais e ferramentas:

Os materiais e recursos utilizados nesta atividade devem apoiar o processo colaborativo e interativo pretendido. Recursos impressos, como livros e artigos sobre mitologia grega e estudos culturais, são fundamentais, pois fornecerão o substrato que os grupos usarão para suas pesquisas. Quadros, flipcharts ou papel pardo serão úteis para a organização de ideias e visualização coletiva durante as apresentações. Além de incentivar uma aprendizagem interativa, o material empregado deve promover o diálogo aberto e a participação de todos, levando em consideração as especificidades de cada estudante.

  • Livros e artigos sobre mitologia grega.
  • Materiais de escritório: papel pardo, canetas e marcadores.
  • Recursos visuais (impressos) de ilustrações mitológicas.

Inclusão e acessibilidade

Entendemos a sobrecarga vivida pelos professores no dia a dia, e por isso apresentamos estratégias de inclusão que buscam ser práticas e efetivas. Para alunos com TDAH, é aconselhável criar um ambiente de aprendizagem estruturado, com objetivos claros e mudanças regulares de atividades para manter a atenção. Para alunos com deficiência intelectual, atividades práticas e visuais podem facilitar a compreensão. Estabelecer passos claros para cada tarefa, usar linguagem simples e direta, e incluir mais tempo para a conclusão de certas tarefas são sugestões que buscam permitir que todos os alunos atinjam seu potencial máximo. Além disso, é pertinente monitorar constantemente o progresso dos alunos e ajustar o suporte fornecido conforme necessário, garantindo um aprendizado efetivo e inclusivo para todos.

  • Estruturação do ambiente de aprendizagem para alunos com TDAH.
  • Uso de atividades práticas e visuais para alunos com deficiência intelectual.
  • Diretrizes claras e linguagem simples durante as instruções.

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