Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental serão introduzidos ao conceito de uma horta escolar e suas contribuições para a comunidade e o meio ambiente. Após a compreensão da importância deste espaço comum, eles serão convidados a participar ativamente na elaboração de um conjunto de regras para a boa convivência e manutenção dessa horta. Por meio de discussões em grupo, será estimulada a reflexão sobre responsabilidades compartilhadas, cuidados necessários com as plantas e o respeito pelo espaço da horta. Essa dinâmica culminará na criação de um cartaz, que será construído com as regras definidas coletivamente pela turma. Deste modo, a atividade não apenas ensinará os alunos a desenvolverem regras de convívio cooperativo em espaços comuns, mas também fortalecerá o senso de comunidade e cuidado com o meio ambiente. Além disso, as crianças poderão praticar a cidadania ativa desde cedo, aprendendo sobre a importância da colaboração e do respeito mútuo.
Com esta atividade, pretende-se que os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental desenvolvam habilidades importantes que vão além do conteúdo programático tradicional. Ao criar regras para a convivência e manutenção da horta escolar, os estudantes trabalharão valores fundamentais como respeito, colaboração e responsabilidade. Além disso, a interação prática com o ambiente da horta proporcionará um aprendizado significativo sobre a importância de cuidar do meio ambiente e de espaços compartilhados. Este projeto também visa incentivar o pensamento crítico e a resolução de problemas em grupo, habilidades essenciais para o desenvolvimento integral dos alunos.
A construção coletiva de regras para a horta escolar é uma oportunidade ímpar de introduzir conceitos essenciais relacionados ao respeito mútuo, cuidado com o meio ambiente, e responsabilidade compartilhada. Ao integrar estas práticas no cotidiano escolar, os alunos aprendem sobre a importância de colaborar e conviver harmonicamente em espaços compartilhados, além de adquirirem conhecimento prático sobre a sustentabilidade e o papel de cada indivíduo na preservação do nosso planeta.
Esta atividade utiliza metodologias ativas de aprendizagem, como Aprendizagem Baseada em Projetos e Aprendizagem Baseada em Jogos, para envolver os alunos de maneira significativa. As discussões em grupo e a elaboração coletiva do cartaz de regras para a horta serão as principais estratégias utilizadas. Essas metodologias fomentam a participação ativa dos alunos, incentivando-os a aplicar o conhecimento adquirido em situações práticas, ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades de colaboração, comunicação e pensamento crítico.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada, dividindo-se entre a introdução ao tema e discussões em grupo na primeira aula, e a elaboração do cartaz de regras na segunda aula.
A avaliação desta atividade se dará através da observação contínua e participativa dos professores, considerando o envolvimento e a contribuição de cada aluno durante as discussões em grupo e na elaboração do cartaz de regras. Será avaliado o entendimento dos alunos sobre a importância de regras de convívio e manutenção de espaços comuns, como a horta escolar, além da capacidade de trabalhar em grupo, expressar ideias e respeitar as opiniões dos colegas. A apresentação do cartaz final e a aplicação das regras acordadas pela turma também serão consideradas como parte da avaliação. Exemplos de comportamentos avaliados incluem a capacidade de ouvir os outros, contribuir com ideias construtivas, e mostrar respeito pelo ambiente e pelo trabalho em equipe.
Para a realização desta atividade serão necessários materiais básicos como papel Kraft ou cartolina para o cartaz, canetas hidrocor, lápis de cor e outros materiais de pintura. Além disso, é essencial proporcionar um espaço adequado para as discussões em grupo e a elaboração do cartaz, como uma sala de aula ampla ou uma área ao ar livre da escola, fornecendo um ambiente propício para a criatividade e colaboração.
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