Nessa atividade denominada 'Exploradores da Nova Terra', os estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de mergulhar na rica história da imigração alemã, através de uma imersiva saída de campo a um museu local ou centro cultural relevante para este tema. Serão acompanhados por um especialista que compartilhará histórias fascinantes e curiosidades sobre a vida dos imigrantes alemães, com ênfase na sua adaptação ao novo mundo e as inestimáveis contribuições que deixaram para a cultura local. Esta experiência ao vivo visa enriquecer o aprendizado dos alunos com relatos reais e tangíveis da história, proporcionando uma compreensão mais profunda e empática deste importante capítulo da nossa história. Após esta jornada enriquecedora, os alunos serão estimulados a expressar suas percepções e aprendizados através de atividades de desenho em sala de aula, permitindo uma reflexão artística e pessoal sobre as histórias ouvidas e observadas durante a visita.
O principal objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão viva e empática sobre o fenômeno da imigração alemã e sua influência profunda na cultura e sociedade local. Espera-se que, através desta experiência imersiva, os estudantes possam valorizar a diversidade cultural e entender a importância da inclusão e da adaptação em novos contextos. Além disso, a atividade visa desenvolver habilidades de observação, compreensão e expressão artística, incentivando os alunos a se comunicarem através de desenhos, refletindo as suas percepções e sentimentos em relação ao tema estudado.
O conteúdo programático desta atividade está estruturado para abordar a história da imigração alemã de uma forma que seja acessível e envolvente para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Através de narrativas históricas e culturais, os estudantes serão introduzidos às razões da imigração, os desafios enfrentados pelos imigrantes e as contribuições significativas que trouxeram para a região. A arte como forma de expressão será também um ponto central, incentivando os alunos a utilizarem o desenho como meio de comunicar suas percepções e emoções.
Esta atividade pedagógica combinará abordagens de Saída de Campo, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos para maximizar o envolvimento e a compreensão dos alunos sobre a temática da imigração alemã. Inicialmente, a saída de campo proporcionará uma experiência imersiva e tangível, seguida por sessões em sala de aula onde os alunos serão incentivados a expressar criativamente suas aprendizagens. A metodologia ativa aplicada visa promover uma aprendizagem significativa através da experiência direta e da reflexão posterior.
A carga horária total da atividade será de 4 horas, divididas em 4.8 aulas de 50 minutos cada. A visita ao museu acontecerá na primeira metade do programa, seguida por sessões de desenho e partilha em sala de aula.
A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos durante a visita e as discussões em sala, bem como na expressão artística das suas percepções através do desenho. Será dada ênfase à criatividade, esforço e capacidade de reflexão sobre o tema explorado, ao invés de julgamentos baseados unicamente na habilidade artística. A avaliação buscará reconhecer o engajamento dos alunos com o tema e a profundidade de sua compreensão e expressão.
Os recursos para esta atividade incluem materiais didáticos sobre a imigração alemã, acesso ao museu ou centro cultural, materiais de arte para as atividades de desenho (papel, lápis de cor, canetinhas) e registros visuais (fotos, vídeos) da visita para estimular a lembrança e discussão em sala de aula. Estes recursos são essenciais para facilitar a imersão, compreensão e expressão criativa dos alunos sobre o tema.
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